Uso do Data Driven para aumentar as vendas
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Data Driven: o que é e como ele pode alavancar suas vendas

Compreenda o conceito e as principais vantagens do data driven marketing

Publicado em
19/09/2024 17:20

Tempo de
leitura: 11min

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Compreenda o conceito e as principais vantagens do data driven marketing

Os dados estão em todo lugar. Hoje, praticamente tudo o que fazemos deixa rastros, virtuais ou físicos, que revelam padrões de comportamento, gostos, preferências e informações sobre nós mesmos.

Esse mundo de dados passou a ser utilizado pelas empresas para aumentar as vendas em ações chamadas de Data Driven, ou guiadas pelos dados, que tornam a publicidade mais assertiva, melhoram a experiência dos clientes e satisfazem suas necessidades, prevendo padrões de comportamento de compra usados a favor das marcas.

Data Driven Marketing é um termo que você pode até não conhecer, mas com certeza ele está ao seu redor na internet. Mesmo sem saber, somos alvos de ações e campanhas de marketing baseadas nesse princípio o tempo todo.

É por meio de estratégias Data Driven que você recebe recomendações de conteúdo com base no que já assistiu, vê anúncios de produtos que já pesquisou e muito mais!

Agora você vai descobrir, de uma vez por todas, o que há por trás do Data Driven Marketing. Leia para saber o que é esse conceito, como ele funciona e como você pode usá-lo para alavancar suas vendas online.

O que é Data Driven Marketing

Data Driven significa, traduzido do inglês, direcionado por dados. E quando adicionamos o marketing a esse termo, você já pode imaginar: temos uma forma de fazer marketing que é motivada pelo uso de dados.

Basear a estratégia de marketing em dados como faixa etária, escolaridade, localidade, perfil de consumo e preferência dos clientes, dentre outros, é o que se denomina de Data Driven Marketing.

Para entender na prática, Data Driven Marketing é o que ocorre, por exemplo, quando a Amazon personaliza a página inicial de acordo com o histórico de navegação de cada usuário, recomendando produtos que já foram pesquisados, mas não comprados, e categorias de produtos que têm a ver com os interesses do cliente. Ao fechar alguma compra, a Amazon também oferece recomendações de outros produtos que geralmente são comprados por quem adquire aquele objeto, aumentando as chances de vender mais pelo uso estratégico de dados.

A Netflix é outra companhia que utiliza o Data Driven Marketing. Além de personalizar cada página inicial também com recomendações, ela lança mão até de imagens diferentes para chamar a atenção para os conteúdos, dependendo do cliente. São realizados testes do tipo A/B (em que uma parte dos usuários vai visualizar uma imagem e outra parte vai ver uma imagem diferente, por exemplo), visando verificar o que funciona mais para captar a atenção do cliente.

Lojas físicas também empregam o Data Driven Marketing por meio de programas de fidelidade que oferecem vantagens, descontos e promoções. Elas pedem o CPF dos clientes a cada compra e registram. A partir disso, são oferecidos descontos personalizados a cada pessoa, estimulando também a compra de outros produtos os quais ela não tinha a intenção inicial de adquirir. Isso leva em conta seu histórico de compra e suas preferências, o que pode aumentar as vendas ao mesmo tempo em que agrada o consumidor, que compra um produto a mais, pagando um valor menor por ele.

Vantagens de ser Data Driven para as empresas

Sabendo do que se trata, você deve estar se perguntando quais são as vantagens do Data Driven Marketing. Afinal, o que você ganha adotando esse conceito? Veja alguns benefícios:

Ações personalizadas

Como ficou claro com base nos exemplos acima, uma das principais vantagens do método é direcionar ações personalizadas para seus clientes.

No meio online, por exemplo, ao receber recomendações de produtos e descontos específicos, ele se sentirá contemplado e satisfeito com a loja, ao mesmo tempo em que as chances de comprar mais itens serão maiores.

Outro tipo de ação personalizada que o Data Driven Marketing possibilita é publicar anúncios em sites e locais onde o público frequenta e que estão relacionados às suas preferências, tornando a publicidade mais assertiva.

Possibilidade de prever comportamentos

Ao coletar e analisar dados dos clientes, é possível prever comportamentos de compra.

Um exemplo é a prática da Amazon que citamos, em que a empresa identifica quais itens os clientes costumam comprar junto com outros produtos e, a partir disso, faz ofertas padronizadas. É comum a uma pessoa que compra um smartphone novo também comprar uma película protetora para a tela. Então, oferecer uma película a todas as pessoas que adicionam um smartphone no carrinho vira uma ação padrão.

Os padrões de comportamento de compra descobertos pela análise de dados podem ajudar a loja a melhorar a experiência do cliente e a aumentar seu poder de convencimento, verificando em quais situações as pessoas costumam desistir da compra de seus produtos.

Também é possível prever quando as vendas de determinados itens são mais baixas ou mais altas, ajudando na precificação conforme demanda e no planejamento de ações a fim de melhorar as vendas.

Novos produtos que seus clientes realmente buscam

Os dados permitem também entender e até prever as necessidades do público, fazendo com que a empresa consiga desenvolver novos produtos que atendam a esses anseios, saindo à frente dos concorrentes.

Uma dica prática importante é usar dados que estão disponíveis facilmente pela internet, inclusive nos sites dos seus concorrentes!

Coletar dados de comentários e reviews feitos por clientes na internet também contribui para verificar os pontos fortes e fracos dos produtos ou serviços oferecidos pela marca, o que possibilita a melhoria contínua da empresa.

Oportunidades para ser Data Driven

O meio digital segue crescendo a todo vapor no Brasil, impulsionado especialmente pelos smartphones. Hoje, já existem mais celulares inteligentes do que habitantes no Brasil!

Esse crescimento da digitalização no país aponta para a necessidade de voltar as atenções ao marketing multiplataforma, em que a estratégia de marketing de uma empresa prevê ações em vários mídias, como televisão, redes sociais, websites, além de meios offline.

O objetivo é estar onde o consumidor está. A vantagem que isso traz para o Data Driven Marketing é a possibilidade de ter várias maneiras diferentes de coletar dados.

Os e-commerces são uma boa oportunidade de crescimento, inclusive para micros e pequenos empreendedores, que costumam ter mais agilidade e facilidade para tentar novas estratégias. Eles podem até se dar ao luxo de interagir pessoa a pessoa no relacionamento com os clientes da loja virtual, ampliando as possibilidades de pesquisa do perfil do consumidor.

Os dados oferecem inúmeras possibilidades para as estratégias de marketing das empresas, aumentando a assertividade das marcas e potencializando as vendas.

Como se tornar Data Driven

As empresas podem seguir caminhos distintos para se tornarem Data Driven. O primeiro passo, porém, é comum para todas: entender a necessidade e o poder dos dados.

Como você já deve ter feito isso ao ler este artigo, o que falta fazer?

As empresas, mesmo as menores, precisam promover uma cultura orientada por dados, na qual toda tomada de decisão depende da análise e inteligência obtida através dos dados.

Veja algumas maneiras de começar a colocar os dados no centro das estratégias do seu negócio:

Faça pesquisas de mercado para conhecer o seu público. A partir de dados de pesquisa, você poderá conversar melhor com ele e oferecer exatamente o que ele precisa;

Analise os dados que você já tem para tomar qualquer decisão. Indicadores financeiros, feedback dos clientes, dados das redes sociais: tudo isso está ao seu alcance e pode facilitar o trabalho em todas as suas esferas.

Crie o hábito de coletar e analisar dados. Ser Data Driven é algo que precisa estar na essência do negócio. Portanto, precisa fazer parte da sua rotina.

Onde aprender mais sobre Data Driven Marketing

Neste ponto do artigo, esperamos que você tenha se interessado pelo mundo de possibilidades que o Data Driven oferece.

Caso queira aprender ainda mais para dominar essa estratégia, temos uma boa notícia!

Utilizar dados está se tornando cada vez mais acessível, já que plataformas como o Sebrae Play, EaD Sebrae, edX, Coursera e Udemy colocam à disposição cursos muito baratos ou gratuitos que ensinam a trabalhar com dados do zero, e habilitam o empreendedor a pensar em soluções aplicadas a seus negócios.

O importante (e o primeiro passo, na verdade) é ter em mente que é necessário conhecer o público, conversar e perguntar, uma vez que trabalhar com dados não diz respeito a ter respostas, mas sim a fazer boas perguntas.

Isso é que vai diferenciar a sua estratégia da dos demais concorrentes e torná-la assertiva e eficiente.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 19/09/2024 17:20

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