Uma obra é composta por uma série de processos e depende de muitos instrumentos para ser entregue. Vários procedimentos acontecem, inclusive, de forma simultânea.
Essa característica, por si, já mostra a importância de uma gestão integrada de processos. Mas, o desenvolvimento da tecnologia e as transformações digitais vieram para reforçar essa necessidade ainda mais.
Mesmo assim, seguem sendo poucos os canteiros de obras geridos de forma integrada e que utilizam recursos tecnológicos para otimizar as etapas de um projeto.
A partir de agora, vamos descobrir quais são os benefícios da gestão integrada para o setor da construção civil.
Gestão integrada: o que é?
Na construção civil, a gestão integrada pode ser definida como uma abordagem estratégica para conectar e otimizar os processos de um projeto.
A integração permite que as construtoras tenham uma visão holística das obras, da concepção à entrega final.
A gestão integrada tem impacto direto sobre a produtividade, uma vez que facilita a tomada de decisões, otimiza recursos e garante alta qualidade na entrega, sem que prazos e orçamentos sejam extrapolados.
Sistema de Gestão Integrada
A tecnologia é a responsável por garantir essa integração em um canteiro de obras. A tomada de decisões em um projeto é amparada por ferramentas, sistemas e medidas, que, analisados em conjunto, mostram como uma etapa afeta o todo.
No setor, o Sistema de Gestão Integrada (SGI) é o recurso que contempla processos de gerenciamento de qualidade e segurança no trabalho, assim como questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Esse modelo permite que as informações da obra e outros departamentos da construtora sejam centralizadas.
Esse controle, além de facilitar a tomada de decisões, também é responsável por entregar a melhora da produtividade para o negócio.
Motivos para adotar
O setor da construção civil se caracteriza por alguns aspectos que justificam a adoção de uma gestão integrada nos projetos.
Abaixo, motivos para uma construtora adotar a integração:
Complexidade dos projetos
Na construção civil, são muitas as atividades interdependentes, que envolvem diferentes stakeholders.
Nesse cenário, a gestão integrada possibilita que todas as atividades sejam coordenadas, algumas delas simultaneamente, de maneira eficaz.
Pressão por resultados
Em um mercado cada vez mais competitivo, é exigido das empresas de construção a entrega de projetos de alta qualidade, em prazos mais curtos e com custos menores.
Inserida nessa realidade, a gestão integrada cumpre a função de oferecer as ferramentas e condições necessárias para atendar a essas demandas.
Mudanças tecnológicas
O desenvolvimento constante da tecnologia traz diversas mudanças para o setor, que adere à digitalização e adota novas ferramentas, como o Building Information Modeling (BIM).
No entanto, não é possível aderir a essas mudanças tecnológicas sem, antes, fazer uma gestão integrada que possa aproveitar ao máximo essas ferramentas.
Benefícios
Agora que já entendemos a importância de adotar a gestão integrada nas obras, chegou a hora de vermos quais são os benefícios dela.
Entre as principais vantagens da integração nos projetos, estão:
- Padronização de processos operacionais;
- Mais qualidade nas informações coletadas;
- Redução de custos e desperdícios;
- Controle de estoque mais preciso;
- Tomadas de decisões mais estratégicas.
Conecte e otimize processos
Como vimos, a gestão integrada é essencial em um setor que, hoje, se caracteriza pela complexidade dos projetos, transformações tecnológicas e pressão por resultados.
Conectar e otimizar todos os processos de uma obra traz muitos benefícios para os negócios, a começar pelas decisões, que são tomadas de maneira mais assertiva.
Somam-se a isso a otimização dos recursos e os ganhos de qualidade nas obras, que podem ser entregues respeitando os prazos e orçamentos definidos.
Se a sua empresa de construção ainda não tem uma gestão integrada, é hora de adotar esse modelo para atender melhor às demandas do mercado.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.