Como Vender pelo Whatsapp todos os dias

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Como vender pelo WhatsApp todos os dias

Descubra como o WhatsApp pode ajudar você a vender muito mais!

Publicado em
30/08/2023 18:32

Tempo de
leitura: 10min

Sebrae Minas - Como vender pelo WhatsApp todos os dias
Descubra como o WhatsApp pode ajudar você a vender muito mais!

O WhatsApp é, sem dúvida, o aplicativo mais popular do Brasil.

Dados recentes mostram que o Brasil tem 120 milhões de contas no aplicativo, sendo o segundo país no mundo em número de usuários, atrás apenas da Índia. Além disso, segundo pesquisa Mobile Time e Opinion Box, 99% dos brasileiros com smartphone usam o WhatsApp.

O mais importante dessa quantia tão expressiva é que, além de facilitar a nossa comunicação, o WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta para as empresas.

Agora, então, você vai aprender sobre como usar o WhatsApp para vender. Vamos lá?


 


As pessoas compram mesmo pelo WhatsApp?

Para quem está vendendo ou pensando em vender on-line, a primeira pergunta é sempre a mesma: será que vale a pena?

Em relação ao WhatsApp, a resposta é sim. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, com mais de 2 mil usuários de WhatsApp no Brasil mostra que 66% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço pela plataforma.

Esse dado é extremamente relevante para quem considera vender por uma plataforma pela primeira vez. Partindo daí, então, vamos a algumas dicas para que você consiga aproveitar essa tendência.

Dicas para vender pelo WhatsApp


 
 


 

1. Conheça o WhatsApp Business

Se você quer conversar com seus clientes sobre promoções, oferecer opções acessíveis de atendimento ao cliente ou aumentar a visibilidade, o WhatsApp é uma ferramenta perfeita para você. E, com a adição do WhatsApp Business, agora é mais fácil do que nunca construir relacionamentos positivos com os clientes.

O principal para conseguir isso é apostar na versão voltada para negócios do WhatsApp: o WhatsApp Business.

Com o WhatsApp Business, você pode oferecer suporte pessoal ao cliente com mensagens automatizadas. Além disso, em algumas situações, o WhatsApp pode enviar automaticamente as mensagens que você criou para os clientes selecionados.

E isso é só o começo! O aplicativo tem uma infinidade de recursos voltados para as empresas. Por isso, já fique sabendo que você precisa ter o WhatsApp Business instalado para seguir as próximas dicas e obter o melhor da ferramenta, ok?

Para entender melhor como funciona o WhatsApp Business, leia nosso conteúdo que ensina os primeiros passos na ferramenta! 

2. Tenha uma rede de contatos de qualidade

Depois de saber o básico sobre o WhatsApp, vamos direto ao ponto: dicas para turbinar as vendas com o app.

Para poder trabalhar bem seus clientes pelo WhatsApp, é importante ter uma rede de contatos de qualidade. Não adianta apenas ter o contato de várias pessoas se a lista não for qualificada!

Muitas pessoas dão um tiro no próprio pé e enviam mensagens inoportunas para pessoas que não têm relação com sua empresa ou interesse no que você tem para dizer. Isso pode fazer com que as pessoas se sintam invadidas e bloqueiem o seu contato.

Além disso, o próprio WhatsApp pode entender que suas mensagens são SPAM e não entregá-las aos contatos.

É preciso usar as mensagens do WhatsApp de forma personalizada, cultivando um relacionamento saudável com pessoas que estão dispostas a falar com você.

3. Cultive o relacionamento

O WhatsApp é um lugar de conversa, de criação de relacionamento.

No ponto de vista dos negócios, você deve usar essa possibilidade para fazer perguntas pertinentes e ouvir o que o cliente tem a dizer em troca.

Demonstre interesse genuíno no cliente e você estará no caminho certo para converter uma venda.

Pode ser, porém, que você não venda no primeiro ou no segundo contato, mas com as informações que você adquirir, vai poder fazer ofertas futuras que realmente fazem sentido para o consumidor.

4. Trabalhe com listas de transmissão

Qualquer usuário do WhatsApp que está lendo isso provavelmente está em vários grupos no app.

Para quem quer vender, porém, esqueça os grupos! As pessoas já fazem parte do grupo do trabalho, dos amigos, da família e outra infinidade de variações. Os grupos, por essa e outras razões, podem não funcionar bem e fazer com que seu consumidor se irrite e saia do grupo.

Em contrapartida, existe um outro canal que pode funcionar muito bem para se relacionar com os consumidores: as listas de transmissão.

As listas funcionam para enviar várias mensagens de uma vez, que são recebidas individualmente por seus clientes. Além de serem menos invasivas, as listas permitem que você envie mensagens de forma mais estratégica.

Você pode, por exemplo, criar listas segmentadas. Experimente mandar mensagens separadas para quem já é seu cliente, para quem é cliente fiel, para quem está com pagamento pendente, etc.

Para explorar bem essa ideia, você precisa entender o estágio no qual o seu cliente está na jornada de compra. Consumidores que ainda não compraram, não devem receber a mesma comunicação que aqueles que já são clientes fiéis, por exemplo. Por isso, não deixe de estudar o funil de vendas e alocar o seu cliente nas suas etapas para enviar a comunicação certa e bem segmentada.

O WhatsApp permite que você envie mensagens para listas de até 256 pessoas diferentes ao mesmo tempo, mas o bom senso segue sendo fundamental.

Garanta que seu conteúdo é relevante para as pessoas que o recebem.

5. Explore o pagamento pelo WhatsApp

Quando você fechar uma venda pelo WhatsApp, uma dica importante é: faça o possível para manter o cliente no próprio app.

Quando você redireciona o cliente para o seu site ou qualquer outra ferramenta, existe a chance de que ele desista da compra no meio do caminho. Imagine só ter todo o trabalho para conquistar o cliente e perdê-lo porque ele se distraiu na hora de pagar.

Então, mesmo que você tenha uma loja virtual, se prepare para fechar a venda dentro do próprio WhatsApp.

Para isso, você pode integrar outras ferramentas e usar links de pagamento do MercadoPago, PagSeguro ou similares. Além disso, o próprio WhatsApp oferece uma opção interna: o WhatsApp Pay. Dessa forma, você consegue configurar de forma fácil e rápida um meio de pagamento dentro do próprio app, eliminando a chance de distração do cliente na última hora.

6. Use a função catálogo

Outra dica valiosa é: experimente usar o catálogo de produtos no WhatsApp.

Essa funcionalidade facilita a sua vida e a do cliente de uma forma muito simples.

Ao criar um catálogo, as empresas que usam o WhatsApp Business podem exibir e compartilhar produtos e serviços com seus clientes. Na prática, o que cria é uma verdadeira vitrine com seus produtos - contando com imagens, descrição e preços.

O preço, inclusive, é uma informação importante. Aposte que ele não vai espantar o cliente, mas sim alinhar a expectativa do consumidor logo de cara, agilizando o caminho para sua venda.

Configurar o catálogo é muito fácil:      

  1. abra o WhatsApp Business;      
  2. toque em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo;      
  3. para criar um catálogo, toque em Adicionar item. Toque no ícone de mais e, em seguida, toque em Adicionar imagens. Toque em Galeria para carregar imagens do seu aparelho.

7. Crie anúncios para o WhatsApp

A última dica requer algum investimento, mas pode ser decisiva para que você turbine suas vendas.

Dentro do gerador de anúncios do Facebook, que também controla a mídia paga do Instagram e WhatsApp, você pode configurar campanhas de marketing que levam ao seu WhatsApp.

Lá você pode criar anúncios focados no seu público e estratégia, focando, inclusive, em mensagens. Você pode configurar uma campanha veiculada nas redes sociais cujo objetivo é começar uma conversa com a sua conta do WhatsApp Business.

Essas são as principais dicas para extrair o principal do WhatsApp a fim de vender. Experimente colocá-las em prática, inclusive combinando-as com a estratégia de outras redes sociais. Não deixe de conferir, então, nosso conteúdo sobre como vender no Instagram e como usar o Facebook para negócios.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 30/08/2023 18:32

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