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Marketing Digital

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Instagram como ferramenta de venda: dicas para não errar

Saiba como ter uma atuação estratégica no Instagram e vender mais

Publicado em
05/06/2023 14:13

Tempo de
leitura: 8min

Sebrae Minas - Instagram como ferramenta de venda: dicas para não errar
Saiba como ter uma atuação estratégica no Instagram e vender mais

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás apenas dos Estados Unidos. Somando isso ao fato de que a rede tem mais de 800 milhões de usuários pelo mundo, não é de se espantar que o Instagram seja uma ferramenta com grande potencial para empresas.

O melhor ainda é que alguns dados comprovam que o Instagram é uma ótima opção para vender.

Segundo uma pesquisa sobre o Instagram, realizada em 2022 pelo Opinion Box, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram. Além disso, 78% acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;

Por fim, mas não menos importante, as pessoas já compram bastante por causa do Instagram: 59% das pessoas já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.

Agora, então, vamos ao que importa: como se aproveitar dessa tendência? É isso que vamos te ensinar agora!


 
 


 

Dicas para vender no Instagram

É verdade que cada tipo de empresa pode escolher uma certa abordagem em seu marketing nas redes sociais. Para certos negócios, pode ser mais fácil usar o Instagram para vender, mas não se esqueça: quando bem utilizada, qualquer rede que contenha o seu público pode ser um canal valioso!

Confira agora algumas dicas universais para empresas que querem obter o melhor do Instagram como ferramenta de venda.

1. Não oculte os preços

Ocultar o valor dos seus produtos é um erro que muitas empresas cometem.

Normalmente, quem faz isso pretende levar o cliente a interagir com a marca, perguntando o preço por meio de uma mensagem. Parece uma boa ideia, mas não é!

Quem quer usar o Instagram do jeito certo não deve focar em forçar interações. Ao omitir o preço, você pode conseguir exatamente o contrário do que está buscando, pois cria uma barreira na mente do seu cliente, além de causar um certo nível de irritação para alguns.

Deixar o preço visível não só adianta as coisas para o cliente como alinha as expectativas que ele tem em relação à sua empresa. Tenha sempre em mente que, caso seu produto seja caro, fazer o cliente perguntar por ele não vai mudar a percepção do consumidor em relação ao valor.

2. Tenha atenção à qualidade das imagens e fotos dos produtos

Postar um conteúdo de qualidade alta, tecnicamente falando, é um ponto fundamental para usar o Instagram a seu favor. Cuide da iluminação e dos cenários para que todos os detalhes certos sejam evidenciados nas suas fotos e vídeos.

Na hora de fotografar produtos, por exemplo, é importante ressaltar as melhores qualidades visuais do item que você quer divulgar. Lembre-se de não incluir outros elementos na foto que podem tirar a atenção do que você quer mostrar.

As fotos e vídeos precisam ter uma boa resolução e, para isso, você precisa de equipamento. Felizmente, você não precisa comprar uma câmera caríssima para isso, já que boa parte dos smartphones mais recentes podem tirar fotos excelentes para as redes como o Instagram.

3. Procure postar no horário certo

O horário que você escolhe para publicar seu conteúdo pode ser decisivo para quem quer vender.

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que não é possível afirmar que existe um único padrão de horário para postar no Instagram e obter sucesso. Negócios diferentes podem conseguir melhores resultados em horas diferentes do dia. Para garantir o melhor para você, o ideal é testar diferentes momentos do dia e verificar os que atraem mais engajamento do público.

Ainda assim, existem alguns horários de pico, em que os usuários estão mais ativos no Instagram, de forma geral.

Nesse aspecto, é importante você ter atenção em três categorias diferentes de horário. Vamos entender cada um deles.

Os horários de comportamento geral são aqueles onde as pessoas costumam ter uma brecha nas suas atividades diárias e têm tempo de acessar o Instagram:      

  • Antes do trabalho: entre 7 às 9h;;      
  • Mudança de turno: entre 11 e 15h;      
  • Após o trabalho: entre 17 e 19h;      
  • Fim do dia: A partir de 21h

Também é importante considerar que os horários do consumidor do seu segmento podem ser muito variados. Vamos pensar em uma pizzaria. Qual seria o melhor horário para divulgar uma oferta nos Stories, por exemplo? Às 7 da manhã ou a partir de 17h? Com certeza a segunda opção, não é mesmo? Você precisa analisar o comportamento de busca e compra do seu público para definir os horários de publicação.

4. Envolva-se de verdade com os clientes

Com o crescimento do Instagram surgiu uma figura muito interessante para o comércio local ou on-line: os influenciadores digitais. Eles são figuras que são seguidas por milhares — ou até mesmo milhões — de pessoas, que aproveitam as suas dicas diárias em stories ou postagens diversas na rede social.

Ainda de acordo com a pesquisa Opinion Box sobre o Instagram, 58% disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.

O mais interessante é que a maioria desses profissionais que atua no Instagram são locais, ou seja, estão dentro das cidades, o que facilita bastante o acesso a eles. Faça um levantamento de influenciadores próximos de você, que tenham afinidade com o segmento da sua empresa, e aí pode estar uma boa chance de vender mais.

5. Aposte em influenciadores digitais

O engajamento é a chave para manter seu público interessado no que você está postando e vendendo no Instagram.

Lembre-se,o que define o seu negócio nas redes sociais é o grau de engajamento que você é capaz de produzir. Você pode fazer isso por meio de suas imagens, stories do Instagram e vídeos apresentados em sua página e destaques.

A consistência é a chave para chamar a atenção do seu público e mantê-lo voltando para mais. O Instagram ajuda você a manter seu público envolvido por meio de histórias, hashtags e hashtags de marca e imagens. Use essas ferramentas corretamente e os consumidores engajados compartilharão seu conteúdo, levando a um público maior e a mais conversões em potencial.

Para finalizar, lembre-se que a aplicação de todas essas dicas sobre como vender pelo Instagram impactará diretamente a lucratividade do seu negócio. Então, não perca mais tempo e implemente esse processo o quanto antes na sua empresa. Essa é uma das formas mais simples de fazer sucesso de verdade no ambiente digital.

E para continuar aprendendo a melhorar sua estratégia, veja também nossas 10 Dicas de como fazer sucesso no instagram.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 05/06/2023 14:13

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