Como usar o poder do storytelling para conquistar clientes

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Como usar o poder do storytelling para conquistar clientes

Entenda como usar o storytelling para conquistar clientes é uma excelente estratégia para o sucesso dos negócios

Publicado em
27/09/2023 16:11

Tempo de
leitura: 9min

Sebrae Minas - Como usar o poder do storytelling para conquistar clientes
Entenda como usar o storytelling para conquistar clientes é uma excelente estratégia para o sucesso dos negócios

Investir em storytelling para conquistar clientes nas redes sociais é uma forma eficaz de se conectar com o público, gerar envolvimento e construir uma marca forte. As mídias on-line, altamente visuais e de consumo rápido, concentram grande parte da comunicação das empresas. Para ter uma marca de sucesso e bem posicionada nos meios digitais, é preciso contar histórias envolventes para conquistar a atenção dos seguidores e mantê-los engajados.

Ao usar o storytelling, você também consegue criar uma conexão emocional com o seu cliente e humanizar o seu negócio. Além disso, uma história bem contada ajuda a transmitir a personalidade da sua empresa e seus valores de uma forma autêntica e atraente.

Outra vantagem é que esta ferramenta te ajuda a se diferenciar dos concorrentes. Com uma boa narrativa, você pode se destacar em um oceano de conteúdos iguais. Que aprender mais? Então confira abaixo dicas, dados e informações importantes sobre o storytelling.

E não se esqueça: é fundamental ficar por dentro das tendências das redes sociais e elaborar uma boa estratégia  antes de criar sua estratégia de conteúdo.

Agora, vamos falar de histórias? Bora ver!


 


O que é Storytelling?

Storytelling é a arte de contar histórias de uma forma cativante. É uma técnica de comunicação que envolve a criação e compartilhamento de narrativas para transmitir uma mensagem específica e conectar-se emocionalmente com o público.

O recurso pode ser aplicado em diversos contextos, desde a publicidade e marketing até a educação e entretenimento. Ele é utilizado para criar uma interação mais profunda com o consumidor e divulgar informações de maneira que prenda a sua atenção.

Uma boa história deve ter personagens com quem o seguidor se identifica, um enredo interessante e um clímax. Ela pode ser construída nas redes sociais em diferentes formatos, como vídeos, textos, carrossel, entre outros. Essa, com certeza, é uma maneira poderosa de se comunicar.

Entender mais sobre o poder das boas narrativas, é uma estratégia importante para utilizá-las de forma inteligente, pois elas contribuem diretamente para a construção da identidade das marcas.

Você quer aprender como desenvolver histórias para engajar seus clientes? Bora ver a seguir!

Como usar o storytelling para conquistar clientes?

Escrever uma história pode parecer uma tarefa desafiadora, mas seguindo alguns passos, é possível criar conteúdos superinteressantes.

Para isso, usamos o arco narrativo: uma estrutura que nos guia na construção de uma história, desde o início até o final. Esta é uma técnica que ajuda a organizar os eventos e personagens, gerando uma jornada coerente e envolvente para o leitor ou seguidor.

O arco narrativo é composto por cinco etapas:   

  1. Apresentação: nesta fase, os personagens e o cenário são introduzidos. O leitor é apresentado aos protagonistas e ao mundo em que a história se passa.   
  2. Conflito: o conflito é o ponto de virada, o evento que desencadeia o desafio principal. É a partir desse momento que os personagens começam a enfrentar obstáculos.   
  3. Clímax: o clímax é a etapa de maior tensão, quando o conflito é resolvido. É o momento em que a história atinge seu ápice emocional.   
  4. Resolução: depois do clímax, os eventos começam a se desenrolar em direção à sua conclusão. O embate é resolvido e os personagens começam a se recuperar das consequências dos acontecimentos.   
  5. Conclusão: a conclusão é a última parte, em que os personagens resolvem todas as questões pendentes e a história é concluída de forma satisfatória.

O arco narrativo é uma técnica fundamental para contar uma história que cativa e emociona, permitindo que você organize o conteúdo de forma coesa e coerente. Se interessou pelo tema? Veja algumas dicas a seguir!


 


Oito dicas para construir uma bom storytelling

A escritora e roteirista Lorena Otero, fala sobre 8 dicas do autor americano Kurt Vonnegut (1922-2007) para construir narrativas curtas e eficazes. Vamos conferir?   

  1. Valorize o tempo de um completo desconhecido de maneira que ele (ou ela) não sinta que tenha perdido tempo.   
  2. Dê ao leitor pelo menos um personagem para o qual ele possa torcer.   
  3. Todo personagem precisa querer algo, mesmo que seja apenas um copo d’água.   
  4. Cada frase tem que conter um desses dois elementos: fazer a ação avançar ou revelar algo sobre o personagem.   
  5. Comece o mais próximo possível do fim.   
  6. Seja sádico. Não importa que seus personagens sejam doces e inocentes, faça coisas terríveis com eles; desta forma o leitor entenderá do que eles são feitos.   
  7. Escreva para agradar apenas a uma pessoa. Se você abrir sua janela e se oferecer pro mundo inteiro, vai acabar pegando pneumonia.   
  8. Dê ao leitor a maior quantidade possível de informação. Deixe o suspense de lado, e envolva o espectador em sua história, logo no início.

Agora que tal começar a colocar a mão na massa e aplicar estas dicas nas mídias da sua empresa?

CONSTRUINDO HISTÓRIAS PARA A SUA REDE SOCIAL

Escrever um texto com storytelling para as mídias digitais pode ser uma forma poderosa de engajar o público. Abaixo, vamos listar alguns passos que podem ajudá-lo a desenvolver bons conteúdos.   

  1. Comece com um fato interessante: sua mensagem deve ser cativante e atrair a atenção do público imediatamente. Pense em algo que aconteceu com você ou alguma experiência que possa se relacionar com seus clientes.   
  2. Mantenha-se curto e conciso: as redes sociais são geralmente destinadas a textos mais objetivos, portanto, certifique-se de manter a história sucinta e clara. Use frases pequenas e fáceis de entender para transmitir sua mensagem de maneira eficaz.   
  3. Use imagens: fotos, gráficos ou ilustrações podem ser utilizados para complementar o texto e tornar o conteúdo ainda mais visual e atraente.   
  4. Faça perguntas: use questionamentos para envolver o público e estimular a reflexão. As perguntas podem ajudar a despertar a curiosidade e a atenção dos seguidores.   
  5. Use uma linguagem simples e direta: escolha palavras fáceis de entender. Evite jargões ou termos técnicos que possam alienar o público.   
  6. Crie uma conclusão impactante: o final é a parte mais importante da história. Certifique-se de que a mensagem seja clara e que o público saiba o que esperar da sua marca ou produto.   
  7. Incentive a ação: se você deseja que seu cliente faça algo em resposta à sua história, estimule alguma atitude ou interação. Use frases de incentivo para fazer com que o público se sinta inspirado a tomar medidas, seja compartilhando a história com seus amigos ou visitando seu site.

Com essas dicas, você já pode começar a criar um texto envolvente e persuasivo que conta uma história interessante para seus seguidores nas redes sociais.

E aí, aprendeu a fazer um bom storytelling para conquistar clientes? Se ainda precisar de ajuda para entender as redes sociais e as estratégias digitais, não deixe de conferir os conteúdos do Sebrae Play.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

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