Investir em storytelling para conquistar clientes nas redes sociais é uma forma eficaz de se conectar com o público, gerar envolvimento e construir uma marca forte. As mídias on-line, altamente visuais e de consumo rápido, concentram grande parte da comunicação das empresas. Para ter uma marca de sucesso e bem posicionada nos meios digitais, é preciso contar histórias envolventes para conquistar a atenção dos seguidores e mantê-los engajados.
Ao usar o storytelling, você também consegue criar uma conexão emocional com o seu cliente e humanizar o seu negócio. Além disso, uma história bem contada ajuda a transmitir a personalidade da sua empresa e seus valores de uma forma autêntica e atraente.
Outra vantagem é que esta ferramenta te ajuda a se diferenciar dos concorrentes. Com uma boa narrativa, você pode se destacar em um oceano de conteúdos iguais. Que aprender mais? Então confira abaixo dicas, dados e informações importantes sobre o storytelling.
E não se esqueça: é fundamental ficar por dentro das tendências das redes sociais e elaborar uma boa estratégia antes de criar sua estratégia de conteúdo.
Agora, vamos falar de histórias? Bora ver!
O que é Storytelling?
Storytelling é a arte de contar histórias de uma forma cativante. É uma técnica de comunicação que envolve a criação e compartilhamento de narrativas para transmitir uma mensagem específica e conectar-se emocionalmente com o público.
O recurso pode ser aplicado em diversos contextos, desde a publicidade e marketing até a educação e entretenimento. Ele é utilizado para criar uma interação mais profunda com o consumidor e divulgar informações de maneira que prenda a sua atenção.
Uma boa história deve ter personagens com quem o seguidor se identifica, um enredo interessante e um clímax. Ela pode ser construída nas redes sociais em diferentes formatos, como vídeos, textos, carrossel, entre outros. Essa, com certeza, é uma maneira poderosa de se comunicar.
Entender mais sobre o poder das boas narrativas, é uma estratégia importante para utilizá-las de forma inteligente, pois elas contribuem diretamente para a construção da identidade das marcas.
Você quer aprender como desenvolver histórias para engajar seus clientes? Bora ver a seguir!
Como usar o storytelling para conquistar clientes?
Escrever uma história pode parecer uma tarefa desafiadora, mas seguindo alguns passos, é possível criar conteúdos superinteressantes.
Para isso, usamos o arco narrativo: uma estrutura que nos guia na construção de uma história, desde o início até o final. Esta é uma técnica que ajuda a organizar os eventos e personagens, gerando uma jornada coerente e envolvente para o leitor ou seguidor.
O arco narrativo é composto por cinco etapas:
- Apresentação: nesta fase, os personagens e o cenário são introduzidos. O leitor é apresentado aos protagonistas e ao mundo em que a história se passa.
- Conflito: o conflito é o ponto de virada, o evento que desencadeia o desafio principal. É a partir desse momento que os personagens começam a enfrentar obstáculos.
- Clímax: o clímax é a etapa de maior tensão, quando o conflito é resolvido. É o momento em que a história atinge seu ápice emocional.
- Resolução: depois do clímax, os eventos começam a se desenrolar em direção à sua conclusão. O embate é resolvido e os personagens começam a se recuperar das consequências dos acontecimentos.
- Conclusão: a conclusão é a última parte, em que os personagens resolvem todas as questões pendentes e a história é concluída de forma satisfatória.
O arco narrativo é uma técnica fundamental para contar uma história que cativa e emociona, permitindo que você organize o conteúdo de forma coesa e coerente. Se interessou pelo tema? Veja algumas dicas a seguir!
Oito dicas para construir uma bom storytelling
A escritora e roteirista Lorena Otero, fala sobre 8 dicas do autor americano Kurt Vonnegut (1922-2007) para construir narrativas curtas e eficazes. Vamos conferir?
- Valorize o tempo de um completo desconhecido de maneira que ele (ou ela) não sinta que tenha perdido tempo.
- Dê ao leitor pelo menos um personagem para o qual ele possa torcer.
- Todo personagem precisa querer algo, mesmo que seja apenas um copo d’água.
- Cada frase tem que conter um desses dois elementos: fazer a ação avançar ou revelar algo sobre o personagem.
- Comece o mais próximo possível do fim.
- Seja sádico. Não importa que seus personagens sejam doces e inocentes, faça coisas terríveis com eles; desta forma o leitor entenderá do que eles são feitos.
- Escreva para agradar apenas a uma pessoa. Se você abrir sua janela e se oferecer pro mundo inteiro, vai acabar pegando pneumonia.
- Dê ao leitor a maior quantidade possível de informação. Deixe o suspense de lado, e envolva o espectador em sua história, logo no início.
Agora que tal começar a colocar a mão na massa e aplicar estas dicas nas mídias da sua empresa?
CONSTRUINDO HISTÓRIAS PARA A SUA REDE SOCIAL
Escrever um texto com storytelling para as mídias digitais pode ser uma forma poderosa de engajar o público. Abaixo, vamos listar alguns passos que podem ajudá-lo a desenvolver bons conteúdos.
- Comece com um fato interessante: sua mensagem deve ser cativante e atrair a atenção do público imediatamente. Pense em algo que aconteceu com você ou alguma experiência que possa se relacionar com seus clientes.
- Mantenha-se curto e conciso: as redes sociais são geralmente destinadas a textos mais objetivos, portanto, certifique-se de manter a história sucinta e clara. Use frases pequenas e fáceis de entender para transmitir sua mensagem de maneira eficaz.
- Use imagens: fotos, gráficos ou ilustrações podem ser utilizados para complementar o texto e tornar o conteúdo ainda mais visual e atraente.
- Faça perguntas: use questionamentos para envolver o público e estimular a reflexão. As perguntas podem ajudar a despertar a curiosidade e a atenção dos seguidores.
- Use uma linguagem simples e direta: escolha palavras fáceis de entender. Evite jargões ou termos técnicos que possam alienar o público.
- Crie uma conclusão impactante: o final é a parte mais importante da história. Certifique-se de que a mensagem seja clara e que o público saiba o que esperar da sua marca ou produto.
- Incentive a ação: se você deseja que seu cliente faça algo em resposta à sua história, estimule alguma atitude ou interação. Use frases de incentivo para fazer com que o público se sinta inspirado a tomar medidas, seja compartilhando a história com seus amigos ou visitando seu site.
Com essas dicas, você já pode começar a criar um texto envolvente e persuasivo que conta uma história interessante para seus seguidores nas redes sociais.
E aí, aprendeu a fazer um bom storytelling para conquistar clientes? Se ainda precisar de ajuda para entender as redes sociais e as estratégias digitais, não deixe de conferir os conteúdos do Sebrae Play.
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