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Como criar uma persona na prática: tutorial para gerar buyer personas

Conheça os pilares principais para a criação das personas

Publicado em
31/10/2024 21:22

Tempo de
leitura: 8min

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Conheça os pilares principais para a criação das personas

A persona ou buyer persona de um negócio é uma representação semi fictícia do cliente ideal da empresa. Na prática, uma persona funciona como um “personagem” criado mas não inventado, que contém as características mais importantes da pessoa que vai comprar o seu produto.

As personas são importantes para que você consiga traçar estratégias que atendem perfeitamente o seu público. Tendo em mente essa representação do seu cliente, você sempre terá mais claras as formas de conversar com ele, de atendê-lo, de convencê-lo a comprar e muito mais!

Aí, então, fica a dúvida principal: como criar uma persona na prática?

Se você está nessa etapa, não se preocupe. Vamos te ajudar a criar personas do jeito mais fácil e intuitivo, com a ajuda da ferramenta de Gerador de Personas do PNBOX, desenvolvida pelo Sebrae.


 
 


 

Como criar uma persona para sua empresa: 4 pilares principais

1. Dados pessoais

Como já explicamos no nosso artigo sobre o que é a persona, você deve definir um nome, a idade e outros dados pessoais sobre ela.

Esses são os dados que vão começar a dar forma à persona do seu negócio. Pode parecer muito simples defini-los, mas é muito importante registrar corretamente essas informações.

A faixa etária da sua persona, por exemplo, diz muito sobre ela. Pessoas de gerações diferentes se comportam, pensam e agem de forma diferente. O mesmo pode acontecer entre pessoas que têm profissões ou graus de escolaridade distintos. Uma pessoa com maior formação escolar pode, por exemplo, ser mais exigente em relação a alguns pontos do relacionamento com sua empresa.

O que você vai registrar sobre os dados pessoais da persona: 

  • Nome 
  • Idade 
  • Estado civil 
  • Escolaridade 
  • Profissão 
  • Renda mensal 
  • Cidade onde ela mora 
  • Informações adicionais que julgar necessárias.

2. Características

Depois de desenvolver os dados pessoais da sua persona, vamos falar sobre as características dela.

Nesta sessão, você vai listar uma série de itens que definem a pessoa que você está representando.

Experimente começar descrevendo a essência da personalidade da sua persona, assim como seu estilo de vida.

Se o seu negócio é uma loja de vestidos de noiva, por exemplo, você pode citar que sua cliente ideal é uma mulher jovem, que sonha em se casar, mas que também gosta de se vestir bem e de ficar por dentro das tendências dos casamentos. Você pode citar o que ela faz no dia a dia, que tipo de lugares frequenta, seus hobbies e muito mais.

Também é o momento de detalhar alguns traços de personalidade. Você pode citar características para sua persona, como: extrovertida ou introvertida, racional ou emocional, tradicional, moderna, etc.

Na ferramenta de gerador de personas do Sebrae, você também pode incluir dados importantes na hora de definir seu cliente ideal, como o nível de conhecimento da persona com a tecnologia e as redes sociais que ele usa.

Tudo nessa sessão vai te ajudar a entender o comportamento da persona, não só em relação a compras e relação com empresas, mas também no seu dia a dia.

3. Rotina

Agora vamos entrar em ainda mais detalhes sobre a rotina da sua buyer persona.

Afinal, como ela gasta seu tempo?

Responder a essa pergunta é importante pois você consegue entender como a sua empresa pode se encaixar na vida daquele futuro cliente.

O exercício aqui é de criatividade. Imagine, com base no que você já definiu em relação aos dados pessoais e hábitos, como é um dia na vida daquela pessoa.

Responda, nessa sessão: 

  • O que sua persona faz pela manhã? Ela acorda cedo, vai na academia, deixa os filhos na escola? 
  • O que sua persona faz à tarde? Almoça em casa? Cozinha e come com a família? Trabalha em um escritório, pega o transporte público? 
  • E à noite, o que sua persona faz? Ela chega em casa e descansa, sai com os amigos, prepara o jantar?

4. Insights importantes

Para fechar, o último pilar da criação da persona é reunir algumas informações (ou insights) e perspectivas relevantes que definem seu cliente ideal.

Primeiro, se pergunte:

- Quais são os ganhos que essa pessoa terá ao virar minha cliente?

Pense no seu produto ou serviço e escreva os objetivos, expectativas e sonhos que essa persona espera alcançar.

- Quais são os desafios que ela teria como cliente?

Pense no seu produto ou serviço e escreva os problemas e medos que essa persona gostaria de evitar.

- Que dúvidas ela pode ter? E como ela espera que seja a experiência como cliente?

Com bastante empatia, se coloque no lugar do seu cliente e pense quais dificuldades ele pode ter na hora de comprar, se relacionar com você ou usar seu produto. Imagine também o que esse cliente espera em termos de experiência. Ele quer ser atendido com mais cuidado ou pretende fazer a compra sozinha e só chamar se precisar? Como ele quer que você entre em contato?

Aproveite para citar também quem influencia o comportamento da sua persona. Será que essa pessoa é muito influenciada pela mídia tradicional ou se informa mais nas redes sociais? Será que amigos são a opinião mais importante ou ela não compra sem falar com a família?

Tudo isso é importante para fechar com chave de ouro a sua persona. Preencha todas as etapas e, nesse momento, você terá um retrato fiel e completo da pessoa que precisa atrair para se tornar sua melhor cliente.

Crie sua buyer persona agora com o PNBOX

Agora que você entendeu todo o conceito por trás da criação das personas, é hora de colocar a mão na massa.

Como prometemos no início do texto, o Sebrae tem a ferramenta ideal para te ajudar nessa missão, de forma simples, rápida e totalmente gratuita.

Acesse agora o PNBOX, a ferramenta de planejamento estratégico do Sebrae.

O PNBOX funciona como um plano de negócios totalmente digital. Na ferramenta, você pode pensar seu negócio no todo ou em partes - e uma delas é justamente a persona!

É só acessar o site, fazer o cadastro gratuito e começar a criar a persona do seu negócio agora.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 31/10/2024 21:22

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