O mercado editorial sofreu, nos últimos anos, uma série de transformações, estimuladas, principalmente, pelo desenvolvimento tecnológico e a democratização do acesso à informação.
Essas mudanças resultaram em um aumento da participação das editoras independentes no mercado, que, até então, era dominado pelas grandes empresas.
Consequentemente, autores que não tinham oportunidade de entrar no mercado editorial tradicional passaram a ter chance de publicar livros e chegar aos leitores.
Esse movimento fortaleceu a bibliodiversidade, conceito que surgiu no final de década de 1990, criado por um coletivo de editores independentes do Chile.
A bibliodiversidade considera a expansão da circulação de livros e a diversidade de conteúdos e visões oferecida aos leitores.
O aumento no número de editoras independentes representa, então, uma oportunidade para aqueles que desejam participar do mercado e lançar novos autores.
Mas, como montar uma editora independente? É isso o que veremos a seguir.
Mercado independente
Uma editora é uma empresa que coordena o processo de editoração e publicação de obras literárias. Basicamente, o mercado é formado por três tipos de editoras:
- Grandes editoras - aquelas que publicam e promovem autores nacionais consagrados e best-sellers internacionais;
- Médias editoras - empresas que publicam através de parcerias (com autores ou instituições), tendo poucas oportunidades de bancar custos integrais dos livros;
- Pequenas editoras - dedicam-se à publicação de livros custeados pelos autores.
O mercado independente é formado pelas pequenas e médias editoras. Elas são, hoje, uma das opções para autores que desejam publicar suas obras.
Para saber mais sobre as possibilidades de autopublicação, acesse nosso artigo e veja cinco dicas para publicar um livro independente.
Por onde começar?
Para abrir uma editora independente, antes de tudo, é preciso fazer uma pesquisa detalhada sobre o segmento e o perfil dos livros que serão publicados. Isso permite entender melhor qual será o público-alvo do negócio.
Essas informações devem fazer parte de um plano de negócios que também deve considerar:
- Missão, visão e valores do negócio;
- Linha editorial;
- Estratégia de marketing;
- Planejamento financeiro;
- Análise de mercado;
- Cronograma de implementação;
- Análise de riscos.
Precisa de ajuda com o plano de negócios? Então, acesse a plataforma PNBOX, do Sebrae, e tenha acesso a 14 ferramentas que auxiliam na construção de um plano completo.
Exigências legais
Em relação à parte burocrática, para montar uma editora independente, é preciso, de maneira resumida:
- Decidir o tipo de atividade da editora;
- Escolher o regime jurídico que melhor se enquadra ao negócio;
- Estabelecer o porte da editora, considerando o faturamento previsto;
- Reunir a documentação necessária para registro da editora nos órgãos competentes;
- Abrir um CNPJ para o negócio e optar pela CNAE de Edição de Livros (5811-5/00).
Vale lembrar que o registro da editora em Minas Gerais envolve:
- Junta Comercial do Estado;
- Secretaria da Receita Federal;
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura (para alvará de funcionamento);
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
- Cadastro junto à Caixa Econômica Federal (INSS-FGTS);
- Corpo de Bombeiros Militar.
Estrutura
Hoje, as editoras independentes não precisam de grandes estruturas para trabalhar, já que muitos processos de produção, impressão e distribuição podem ser terceirizados.
Sendo assim, uma editora independente pode começar a funcionar na própria casa de um editor. A possibilidade de fazer reuniões on-line e de adotar um modelo de trabalho home office também reduzem os custos com estrutura.
Com relação aos equipamentos, uma editora independente necessita de itens básicos, como:
- Computadores;
- Impressoras;
- Cadeiras;
- Mesas;
- Softwares de editoração e diagramação, como Adobe InDesign e Scribus.
Equipe
A equipe de colaboradores de uma editora independente é formada, basicamente, por três profissionais. São eles:
- Editor - o responsável pela produção editorial das publicações, vendas e contratos com os autores. No caso das editoras independentes, é comum que o editor seja o dono;
- Revisor – o profissional que analisa as obras e sugere possíveis melhorias e correções gramaticais nos textos;
- Assistente administrativo – recebe e arquiva contratos e documentos; emite notas fiscais; cuida das contas a pagar; e alimenta softwares de gestão.
Editoras independentes podem, ainda, terceirizar serviços e estabelecer parcerias com outros profissionais necessários para a edição e publicação de livros, como:
- Ilustradores;
- Designers gráficos;
- Diagramadores.
Processos de uma editora
São atribuições de uma editora independente:
- Analisar os manuscritos;
- Negociar e redigir contratos;
- Revisar as publicações;
- Fazer a produção gráfica e diagramação;
- Produzir as capas das publicações;
- Impressão e encadernação;
- Solicitar registro ISBN.
É importante lembrar que, mesmo que alguns serviços possam ser executados por profissionais terceirizados, as editoras devem supervisionar a produção e entrega dos trabalhos.
Também é relevante frisar que, hoje, muitas editoras independentes apenas participam das produções dos livros, custeadas pelos autores, e entregam a eles a responsabilidade de lançamento, comercialização e distribuição dos exemplares.
Desafios
Ainda que estejam conquistando espaço no mercado, as editoras independentes têm na concorrência com as grandes empresas um desafio, especialmente considerando os recursos e a visibilidade oferecidos por elas.
Editoras independentes também têm como desafio buscar o equilíbrio entre a sustentabilidade do negócio e a preocupação com a oferta de novos autores e conteúdos de qualidade, contribuindo, assim, para a bibliodiversidade.
Oportunidades
Editoras independentes podem trabalhar com foco em determinados nichos do mercado.
Há empresas que atuam apenas com a publicação de livros de poesia, viagens e acadêmicos, por exemplo, ou então somente com perfis de autores, como mulheres e escritores de determinadas regiões.
Muitas editoras atuam, ainda, apenas prestando serviços editoriais, deixando de cuidar de todo o processo de lançamento de uma obra.
Livros digitais
Vale lembrar que o processo de editoração não precisa mais resultar em um exemplar físico. Atualmente, muitos autores optam pela publicação das obras em versões digitais, inclusive para baratear os custos.
Nesses casos, um autor pode contar com o conhecimento técnico de uma editora independente para fazer a revisão e a produção gráfica da obra, que será lançada em formato digital posteriormente.
Meu Negócio é Literatura
O crescimento das editoras independentes evidenciou o fortalecimento do mercado e a necessidade de impulsionar os negócios do setor.
Diante desse cenário, surge o programa “Meu Negócio é Literatura”, do Sebrae Minas, uma jornada de qualificação pensada para fomentar as características empreendedoras, desenvolver competências fundamentais sobre gestão e capacidade de inovação do mercado editorial.
Dentro da jornada, oferecemos o Curso Formação de Editores de Livros, considerado ponto chave no mercado editorial, desempenhando um papel fundamental, onde atua como um intermediário essencial entre o autor e o leitor.
O curso tem por objetivo desenvolver aspectos técnicos e gerenciais, esclarecendo o completo funcionamento da cadeia editorial, abordando desde prospecção de obras originais à comercialização multiplataformas. Compre o curso aqui:
O conteúdo do programa Formação de Editores de Livros contempla ferramentas de gestão, aprimoramento de produtos, melhoria de competitividade e desenvolvimento de negócios de editores e escritores de livros independentes, abrangendo todo o estado de Minas Gerais.
E você pode conferir essa programação aqui na plataforma Sebrae Play. Acesse o material disponível nos Arquivos Complementares e aproveite para se aprofundar ainda mais no conteúdo!
Quem pode participar?
Micro e pequenas empresas; microempreendedores individuais; potenciais empreendedores do mercado editorial; escritores; editores independentes; distribuidores; livrarias; designers; revisores; diagramadores; e contadores de histórias.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.