Você está lucrando ou só girando dinheiro? Descubra com o DRE
Faturar muito não significa lucrar. Muitas empresas vendem bem (o dinheiro entra e sai do caixa), mas o verdadeiro resultado (lucro ou prejuízo) só pode ser apurado de um jeito, com o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
O DRE é a única ferramenta que mostra, de forma clara, se a empresa está realmente gerando lucro.
Por que o DRE é tão importante?
Criado pela Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas), o DRE é um relatório contábil, mas pode e deve ser usado como ferramenta gerencial pelas micro e pequenas empresas.
Ao analisá-lo periodicamente, a pessoa empresária consegue:
- Identificar se a operação está dando lucro ou prejuízo;
- Tomar decisões mais seguras sobre preço de venda, cortes de despesas e investimentos;
- Entender como melhorar os resultados.
Como o DRE calcula o resultado?
O DRE segue uma lógica dedutiva: parte-se da Receita Bruta de Vendas e são subtraídos, em sequência, deduções, custos e despesas, até chegar ao lucro ou prejuízo do período, conforme exemplo abaixo:

Interpretação: a empresa faturou R$30 mil no mês, mas, depois de considerar todos os custos e despesas, o lucro final foi de R$ 3.400,00.
Mas será que chegar a um resultado positivo é suficiente? Será que há pontos a melhorar?
O que significa cada linha do DRE?
Para analisar o resultado de forma segura, é fundamental entender o que cada linha do Demonstrativo de Resultado do Exercício representa.
A seguir, detalhamos cada item do DRE Gerencial Simplificado para que você compreenda exatamente o que está por trás dos números — desde a receita bruta até o resultado líquido final.

Entendendo os tipos de lucro no DRE
O DRE não mostra apenas o lucro final, ele apresenta diferentes níveis de resultado que ajudam a entender onde está o problema ou a oportunidade do negócio:

Como analisar o resultado e tomar decisões
Calcular o lucro é apenas o primeiro passo. O verdadeiro poder do DRE está na análise gerencial. Pergunte-se:
- O lucro está compatível com o esforço e o investimento do negócio?
- Quais são os custos que estão impactando mais no resultado?
- As despesas fixas estão dentro do planejado?
- O lucro operacional é positivo?
- O resultado líquido se mantém positivo?
Tomar decisões com base no DRE pode significar corrigir preços, cortar desperdícios ou até rever estratégias de vendas.
Conclusão
Reserve um momento (pelo menos uma vez por mês) para montar e analisar o DRE. Ele é o mapa que mostra se o seu negócio está realmente crescendo ou apenas girando dinheiro. Faça o DRE todo mês, assim será possível acompanhar a variação do resultado ao longo do ano e ter uma base histórica do resultado e sua composição.
Quer entender se seu negócio está melhorando ou piorando ao longo do tempo?
No próximo artigo da série “DRE na Prática” você vai aprender a usar as Análises Horizontal e Vertical do DRE para acompanhar a evolução dos resultados e agir antes que pequenos problemas virem grandes prejuízos.
Conheça o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.