7 dicas para impulsionar suas vendas na prática

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7 dicas para impulsionar suas vendas na prática

Saiba como aumentar suas vendas e ter uma atuação de sucesso com seu negócio

Publicado em
30/08/2023 16:53

Tempo de
leitura: 11min

Sebrae Minas - 7 dicas para impulsionar suas vendas na prática
Saiba como aumentar suas vendas e ter uma atuação de sucesso com seu negócio

Seja um serviço, um produto ou uma informação valiosa – todo mundo tem algo que pode vender, mas você não pode apenas esperar que alguém se depare com seu produto e o compre.

A única maneira de uma empresa ter sucesso é conquistando clientes e aumentando as vendas desse serviço, produto ou informação. E como fazer isso na prática?

Para ajudar você nessa missão, nós separamos 7 dicas e estratégias que podem mudar o jogo no seu negócio. Veja as nossas ideias que vão do planejamento à ação!


 
 


 

Como impulsionar as vendas: dicas para se planejar e vender mais!

Agora, então, vamos à parte que mais interessa: as dicas práticas para impulsionar seus resultados de vendas.

Nós separamos as principais ações e estratégias que podem levar você mais rapidamente ao sucesso. Confira cada uma delas e reflita sobre como é possível adaptá-las ao seu negócio.

1. Estabeleça as metas certas

Estabelecer metas é sempre o primeiro passo para quem quer se organizar para obter melhores resultados.

Pensando nisso, o ponto de partida dessa definição de metas é olhar para os resultados do período anterior. Por exemplo: caso você esteja fazendo um planejamento para o segundo semestre do ano, avalie o que deu certo no semestre anterior. Como foram suas vendas mês a mês? Qual foi o resultado total?

Entenda os momentos em que se vende mais ou menos, o que pode ter interferido nos seus resultados e considere tudo isso para criar as metas para o próximo período.

Outra boa dica é fazer metas para períodos diferentes. Você pode ter uma meta anual, mensal e semanal, por exemplo. Assim, é possível identificar e potencializar as melhores oportunidades que podem surgir em determinados períodos.

2. Estabeleça os indicadores

Indicadores são termômetros que mostram como você está se aproximando ou se distanciando das suas metas.

Assim, ao acompanhar os indicadores certos, você tem uma noção clara do que dá certo e do que precisa ser corrigido.

O primeiro indicador que você deve acompanhar é o resultado de vendas em relação à meta. Além disso, acompanhe o ticket médio, que é o valor médio que cada cliente gasta com seu negócio. Para chegar até ele, é só dividir o valor total arrecadado em vendas pelo número de clientes. Quanto maior o ticket médio, melhor - e esse deve ser um objetivo importante dentro da sua estratégia de venda.

Por fim, não deixe de acompanhar a conversão de vendas. É natural que nem todo atendimento ou abordagem se torne uma venda. Por isso mesmo, você deve saber o percentual de clientes sobre o número total de clientes abordados. Assim, você consegue medir a efetividade das suas ações.

3. Solicite feedback do cliente

Independentemente de você realizar pesquisas sobre seus clientes atuais ou não, é sempre uma boa ideia pedir a eles feedback sobre seus produtos e serviços, bem como sobre como eles se sentem em relação ao seu atendimento. Descubra onde você pode estar faltando ou onde eles estão tendo problemas. Além disso, determine o que os deixa felizes com seu atendimento ao cliente.

O feedback do cliente pode identificar oportunidades que você não considerou, que podem se transformar em novas vendas. Suponha que você desenvolva sites para aumentar os leads de vendas para os negócios de seus clientes. Seus consumidores podem querer melhorar a forma como eles interagem com seu próprio público, então eles podem querer criar um boletim informativo por e-mail.

O feedback pode ajudá-lo a ampliar suas ofertas, aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento com o cliente. Se você não pedir esse feedback, perderá essas oportunidades de vendas.

4. Execute promoções para clientes que você já tem

Executar promoções de vendas e marketing apenas para clientes atuais é uma ótima maneira de recompensá-los por sua lealdade e negócios. Alguns ficam insatisfeitos ou desapontados quando veem uma empresa fazer ofertas apenas para clientes em potencial e novos.

No cenário ideal, você deve executar promoções de vendas e marketing para clientes atuais regularmente, como mensalmente ou trimestralmente. Agendar suas promoções dessa forma fará com que seus clientes atuais fiquem ansiosos por cada uma delas, aumentando suas interações e aumentando suas vendas.

Promoções regulares para quem já comprou seu produto também os encorajam a compartilhar essas “informações privilegiadas” indicando pessoas que eles conhecem, que poderiam comprar de você. As referências são uma maneira eficaz de aumentar sua base de clientes.

Você também pode realizar promoções esporádicas para clientes, como descontos ou presentes em aniversários e aniversários especiais, prévias e testes gratuitos de novos produtos e serviços e convites para eventos patrocinados pela empresa.

5. Forneça excelente atendimento ao cliente

Em vez de sempre tentar vender para seus clientes, você deve trabalhar para atendê-los. Considere suas necessidades e como tornar as coisas melhores. Fornecer um excelente atendimento inclui fazer coisas para seus clientes fora da experiência de vendas para mostrar o quanto você os aprecia. Isso ajuda a aumentar a fidelidade, o que, consequentemente, aumentará as vendas.

Estes são alguns exemplos de excelente atendimento ao cliente:     

  • Oferecendo consultas gratuitas, guias e informações úteis sobre diferentes produtos e serviços.     
  • Designar alguém para responder a perguntas por e-mail o mais rápido possível.     
  • Fazer exceções às regras da empresa para clientes existentes que desejam usar seus produtos ou serviços.     
  • Personalizar a entrega de produtos ou serviços, como incluir notas de agradecimento manuscritas ou enviar uma foto pelo correio em vez de enviar um link para uma foto.     
  • Curadoria de conteúdo informativo e educacional em seu site e páginas de mídia social com base em perguntas e comentários dos clientes.

6. Defina o preço certo

A forma como você precifica seus produtos e serviços pode afetar o sucesso de sua empresa. Siga estas etapas antes de decidir se deseja aumentar ou diminuir seus preços:

Pesquise os concorrentes: Pesquise os preços para determinar o que seus concorrentes estão cobrando por produtos semelhantes. Se seus preços forem mais altos do que os preços de seus concorrentes, talvez seja necessário baixá-los para se manter competitivo no mercado.

Entenda seus clientes: muitos clientes têm em mente um preço fixo de quanto um produto deve custar e quanto estão dispostos a pagar por ele. Considere esse fator ao precificar seu produto e aumente seu preço para atender às expectativas do cliente, se necessário.

Conheça o mercado: as tendências do produto, as estações e a estabilidade econômica podem afetar o preço do seu produto. Observe o mercado e procure mudanças que possam indicar que você deve ajustar seus preços para atender às demandas e necessidades dos clientes.

7. Aprenda a arte da persuasão

Se você está procurando maneiras de melhorar suas vendas online, vai querer dominar esta técnica de comunicação.

É preciso esforço, prática e uma mistura geral de crença em si mesmo - no que você está dizendo - e em sua oferta. Prepare-se para saber com quem você está falando antes de tentar persuadi-lo de algo. Quanto mais você souber sobre eles, melhor será capaz de entender suas respostas.

Se eles refutarem, você também será mais capaz de se comunicar de forma mais eficaz, pois já tem uma ideia sobre a postura e o ponto de vista deles. Concentre-se em encaixar todas as suas palavras e pensamentos antes que eles argumentem contra isso ou recusem sua oferta.

Crie uma sensação de escassez - todos nós temos medo de perder boas oportunidades, então crie esse sentimento enquanto tenta persuadi-los a comprar - como dar um limite de tempo ou uma oferta única.

Obter o “SIM” durante toda a conversa – esperar até o final de sua discussão para receber o primeiro “sim” ou “concordo” é uma receita para o desastre. Usar argumentos menores durante a conversa é mais fácil de fazer com que eles concordem. Você pode então usar todos aqueles “sim” no final do argumento ao lembrá-los em quais pontos eles concordaram com você.

Por último, conheça a fundo o que você está vendendo! Em última análise, você deseja que seu argumento seja preciso, para provar um ponto e melhorar o bem-estar geral da pessoa com esse conhecimento. Reserve um tempo para garantir que seus pontos, lógica e argumentos sejam válidos e valiosos para a pessoa reconhecer e concordar.

Para continuar sua jornada de aprendizado para vender mais, aproveite também para acessar este conteúdo que vai te ensinar a melhorar os resultados de vendas hoje mesmo! 

Dúvidas? Fale com um dos especialistas do Sebrae no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 30/08/2023 16:53

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