Os 4P's e 4C's do Marketing

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Dos 4P's aos 4C's do Marketing: conheça o que vai ajudar seu negócio

Entenda as diferenças entre 4Ps e 4Cs de marketing

Publicado em
03/06/2024 21:16

Tempo de
leitura: 11min

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Entenda as diferenças entre 4Ps e 4Cs de marketing

As estratégias de marketing e vendas variam de acordo com os objetivos de cada empresa.

O mix de marketing é um dos aspectos mais críticos do marketing e um dos conceitos mais importantes para quem quer criar estratégias que funcionam de verdade para atrair clientes.

O mix de marketing pode ser decisivo para um negócio, pois é responsável por determinar em quais canais e pontos de esforço uma empresa escolhe gastar seus recursos limitados.

O conteúdo vai discutir a diferença entre os conceitos e o que significam os 4Ps e 4Cs, e como cada elemento do mix impacta o marketing como um todo.

Quais são os 4Ps?

Os 4Ps do marketing também são velhos conhecidos de qualquer pessoa que estudou a área.

São definidos como produto, preço, praça e promoção. Eles se referem às áreas amplas que os profissionais de marketing precisam considerar ao planejar uma estratégia de marketing.

1. Produto

O produto é o primeiro P nesta estratégia e refere-se a qualquer coisa relacionada aos bens ou serviços reais da sua empresa. Isso pode significar projetar novos produtos, modificar produtos existentes ou considerar quais produtos devem ser descontinuados.

2. Preço

O preço envolve a decisão sobre o valor que os clientes precisam pagar por seus produtos ou serviços. Os fatores levados em consideração incluem valor, demanda e necessidades do cliente.

3. Praça

O terceiro P nesta equação é o local, também conhecido como distribuição. Refere-se a como seu produto chega às prateleiras dos varejistas, a localização das lojas, a quantidade de cobertura da loja que você tem, etc.

4. Promoção

A promoção é o P final. Refere-se aos métodos usados ​​pelos profissionais de marketing para se comunicar com os consumidores. Isso inclui publicidade, eventos ou até mesmo o boca a boca entre os próprios clientes.

Quais são os 4 C's do marketing?

Os 4 C's do marketing, que consistem em desejos e necessidades do consumidor, custo, conveniência e comunicação, são indiscutivelmente muito mais valiosos para o mix de marketing do que os 4 P's. Eles se concentram não apenas no marketing e na venda de um produto, mas também na comunicação com o público-alvo desde o início do processo até o fim.

Os 4 P’s focam em uma estratégia de marketing voltada para o vendedor, que pode ser extremamente eficaz para as vendas. No entanto, os 4 Cs oferecem uma perspectiva mais baseada no consumidor na estratégia de marketing.

Para explicar melhor a importância dos 4 C's, vamos ver cada um deles agora.

1. Cliente

O primeiro C neste mix de marketing são os desejos e necessidades do cliente. Em vez de focar no produto em si, o primeiro C se concentra em preencher um vazio na vida do cliente.

Essa estratégia de marketing é importante para empresas interessadas em buscar o entendimento de seus clientes. Depois de entender seu cliente, fica muito mais fácil criar um produto que o beneficie. O cliente toma a decisão de compra e é, portanto, o recurso mais valioso em qualquer estratégia de marketing.

2. Custo

O segundo C neste mix de marketing é o custo. Não confunda o custo do seu produto com o seu preço. O preço é apenas um pequeno segmento do custo total de compra de um produto para um cliente. É importante determinar o custo total – não o preço – do seu produto para o cliente. O custo não inclui apenas o preço do item, mas também pode incluir itens como o tempo que o cliente leva para chegar ao seu local para comprar o produto ou o custo do combustível necessário para levá-lo até lá. O custo também pode incluir o benefício do produto, ou a falta dele, para o cliente.

3. Conveniência

O terceiro C desse mix de marketing é a conveniência. Conveniência é semelhante a “praça” na estratégia de marketing dos 4Ps. No entanto, esses dois são muito diferentes. Praça refere-se simplesmente a onde o produto será vendido. A conveniência é uma abordagem muito mais orientada para o cliente para essa estratégia de marketing.

Depois de analisar os hábitos do seu cliente, você poderá saber se ele compra online ou em lojas físicas e o que ele está disposto a fazer para comprar seu produto. O custo total do produto determinará em parte sua conveniência para seu público-alvo. O objetivo é tornar o produto econômico e simples o suficiente para que o cliente obtenha o produto sem ter que passar por obstáculos.

4. Comunicação

O quarto e último C neste mix de marketing é a comunicação. A comunicação é sempre fundamental para o marketing empresarial; sem ele, os 4 Cs não seriam eficazes. A comunicação é semelhante ao quarto P, promoção; no entanto, é muito diferente.

A promoção de um produto é usada para influenciar os clientes a fim de levá-los a comprar um produto. Muitas vezes, a promoção pode ser manipuladora e ineficaz. No entanto, a comunicação é (novamente) uma abordagem orientada para o cliente na tarefa de vender produtos. A comunicação requer interação entre o comprador e o vendedor. Essa estratégia de marketing pode ser facilmente implementada por meio do uso das mídias sociais.

Comercializar um produto em seus sites de mídia social ou até mesmo incluir links para seus perfis de mídia social pode ser muito benéfico para seus clientes. Isso permite que eles interajam com sua marca em um nível pessoal e, eventualmente, levará a uma maior fidelidade à marca entre seus clientes.

Qual a diferença entre 4Ps e 4Cs de marketing?

A principal diferença entre os 4Ps e os 4Cs é que, embora ambos os conceitos de marketing sejam semelhantes, pois representam quatro áreas diferentes que os profissionais de marketing precisam considerar, a principal diferença é o que define cada fator.

Os 4Ps de produto, preço, praça e promoção referem-se aos produtos que sua empresa está oferecendo e como colocá-los nas mãos do consumidor.

Os 4Cs referem-se a partes interessadas, custos, comunicação e canais de distribuição, que são aspectos diferentes de como sua empresa funciona. Eles são úteis para obter uma maior compreensão do que você precisa focar quando se trata de otimizar sua estratégia de marketing.

Conhecendo a diferença entre as duas matrizes e os fatores que elas medem, os profissionais de marketing terão uma ideia melhor de como melhorar sua estratégia de marketing. Isso ocorre porque cada um requer um tipo diferente de pensamento, dependendo do que você está tentando alcançar.


 
 


 

Como os 4Ps e 4Cs estão relacionados?

Os 4Ps e 4Cs estão relacionados porque ambos são componentes de uma estratégia de marketing. Todos os quatro fatores precisam ser considerados e suas relações entre si, se você deseja que sua empresa alcance o sucesso.

Por exemplo, o preço não pode ser explicado sem considerar o produto e sua demanda, que é onde o cliente entra em jogo. A disponibilidade do seu produto é influenciada pelos canais que você escolhe, que é onde a distribuição entra em ação.

Isso significa que os profissionais de marketing precisam considerar ambos os fatores para atingir suas metas de marketing com sucesso. Ao entender não apenas os 4Ps e 4Cs, mas também como eles funcionam juntos, os profissionais de marketing serão capazes de criar estratégias bem-sucedidas que se concentram na otimização de cada uma dessas áreas importantes separadamente e no relacionamento entre elas.

Quais são os benefícios de usar os 4Ps e 4Cs?

O uso de uma estratégia de marketing permitirá que os profissionais vejam seu produto ou serviço de diferentes perspectivas, identificando problemas que precisam ser resolvidos para atingir seus objetivos. Isso ocorre porque cada fator impacta o outro, e todos os quatro precisam ser considerados se quiserem otimizar sua estratégia de marketing.

No caso de uma matriz 4Ps e 4Cs, os profissionais de marketing entenderão melhor como sua empresa funciona e onde os recursos insuficientes estão sendo usados, o que pode levar a atingir os objetivos desejados mais rapidamente. Isso porque essas matrizes fornecem informações como se os custos estão muito altos ou se não há demanda suficiente para o produto.

Ele também fornece aos profissionais de marketing informações sobre como resolver problemas que podem levar a mais oportunidades, como evitar custos desnecessários ajustando sua estratégia de marketing de acordo. Ao identificar os fatores negativos e fazer os ajustes necessários, os profissionais de marketing poderão resolver quaisquer problemas e atingir seus objetivos de marketing.

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Publicado em 03/06/2024 21:16

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