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WhatsApp para negócios: dicas e ferramentas para usar o aplicativo

Saiba como aproveitar todas as funcionalidades do WhatsApp Business

Publicado em
19/07/2024 16:54

Tempo de
leitura: 10min

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Saiba como aproveitar todas as funcionalidades do WhatsApp Business

O sucesso do WhatsApp é indiscutível e absoluto. Pesquisas mostram que quase 100% dos smartphones no Brasil têm o app instalado e a maioria das pessoas usa o mensageiro diariamente.

Diante de números tão impressionantes, é claro que as oportunidades para as empresas também surgem na ferramenta. A mesma pesquisa sobre o WhatsApp, realizada pelo Opinion Box, mostra que 76% dos usuários do aplicativo se comunicam com empresas por ele.

Neste artigo, então, nós vamos te contar como usar o WhatsApp para negócios. Continue lendo para aprender e colocar em prática as nossas dicas para promover seu negócio e vender pelo app mais famoso do Brasil.


 
 


 

Por que usar o WhatsApp para negócios?

Já adiantamos que o WhatsApp serve muito bem para os objetivos das empresas.

O WhatsApp permitirá que você alcance seus usuários onde quer que estejam e estabeleça um relacionamento pessoal com seu cliente, que se sentirá valorizado e poderá ter mais vontade de comprar de você no futuro.

Para explicar melhor, veja porque pessoas usam o WhatsApp para negócios::

É grátis. Todas as funcionalidades do aplicativo são gratuitas. As únicas cobranças que você pode receber são as cobranças de roaming de dados, caso não esteja em uma rede wi-fi

É confiável. Contanto que você esteja conectado ao wi-fi ou tenha dados móveis, você pode usar o WhatsApp para se comunicar com usuários de todo o mundo.

Está amplamente disponível. Existem usuários do WhatsApp em 180 países diferentes e no Brasil ele já é consolidado, há anos, como o aplicativo de mensagens mais popular.

Além disso, é possível fazer muita coisa dentro do aplicativo. São várias funções em um único lugar! Não se trata apenas de mensagens de texto. Você pode usar o WhatsApp para mensagens de voz, chamadas e videochamadas, além de compartilhar fotos, vídeos, documentos ou sua localização.Isso, é claro, além das funções de negócios como pagamentos, compras e tudo que o WhatsApp Business oferece.


 
 


 

WhatsApp Business

Se você quer conversar com seus clientes sobre promoções, oferecer opções acessíveis de atendimento ao cliente ou aumentar a visibilidade, o WhatsApp é uma ferramenta perfeita para você. E, com a adição do WhatsApp Business, agora é mais fácil do que nunca construir relacionamentos positivos com os clientes.

Com o WhatsApp Business, você pode oferecer suporte pessoal ao cliente com mensagens automatizadas e recursos semelhantes a chatbots. Portanto, em algumas situações, o WhatsApp pode enviar automaticamente as mensagens que você criou para os clientes selecionados.

O aplicativo WhatsApp Business foi criado especificamente para dar apoio às micro e pequenas empresas. Ele pode ajudar você a se conectar e atender aos seus clientes de forma ágil e personalizada.

Criar uma conta no Business é muito fácil, principalmente se você já tiver o app baixado. Se não tiver, é só ir até a loja de apps do seu celular e digitar "WhatsApp Business". Se você já configurou uma conta, o aplicativo conectará sua conta a um perfil comercial.

Em seguida, aceite os Termos e Condições e insira um número de telefone. (Se você quiser evitar usar seu número pessoal, isso é algo que você pode alterar a letra em Configurações).

E então, está tudo pronto! Você pode fazer sua conta comercial parecer profissional a partir daqui, adicionando uma foto ao perfil, colocando uma descrição do negócio e seu horário de funcionamento. Você também pode começar a explorar algumas das funções específicas de negócios disponíveis para você, como etiquetas de contato e links curtos.

Também existe a possibilidade de transformar um número que já estava presente no WhatsApp tradicional em versão para negócios. Nesse caso, antes de baixar a versão Business é preciso fazer um backup de suas conversas, para garantir que nenhuma informação seja perdida.

Funcionalidades do WhatsApp Business

O WhatsApp Business oferece muitos recursos úteis, desde perfis comerciais até mensagens automáticas de ausência. Veja algumas delas e para que elas servem:

Perfil da empresa: você pode criar um perfil publicamente visível com informações sobre sua empresa, incluindo endereço de e-mail, local, descrição, URL, horário, logotipo e muito mais.

Estatísticas e relatórios: você pode ver relatórios básicos de análise sobre a atividade da sua conta, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Atenção, algumas versões de smartphones IOS não disponibilizam essa funcionalidade.

Etiquetas: você pode organizar suas conversas com as etiquetas personalizadas com código de cores, mantendo tudo organizado na sua conta.

Mensagem de Saudação: você pode configurar uma mensagem para desejar boas-vindas aos clientes que começam uma conversa com sua empresa.

Mensagens de ausência automáticas: você pode predefinir mensagens para enviar aos clientes quando não estiver online.

Respostas rápidas: você pode salvar respostas usadas com frequência para enviar rapidamente digitando comandos curtos começando com “/”. Por exemplo, se você salvar uma resposta rápida informando seu endereço aos clientes, poderá digitar “/endereço” para enviar automaticamente uma mensagem pré-escrita como “Obrigado por perguntar! Nosso endereço é Rua X, número 123.”

Catálogo: você pode criar um catálogo para exibir até 500 produtos e serviços listados. Nele é possível habilitar a função carrinho e facilitar a venda (explicaremos melhor essa função na sequência).

WhatsApp como canal de relacionamento

Como você leu no início deste artigo, 3 em cada 4 usuários do WhatsApp já estão se comunicando com empresas pelo app.

Além disso, uma pesquisa da Opinion Box e Octadesk mostrou que o WhatsApp é o canal preferido pelos clientes para falar com as empresas, antes, durante e após a compra.

Isso significa que existe muita abertura por parte dos clientes para falar com você pelo aplicativo. As oportunidades nesse sentido são muitas. Você pode usar o WhatsApp para avisar sobre novidades no seu negócio, para agendar e confirmar horários com os clientes, para comunicar mudanças e avisos importantes, entre outras opções.

O essencial, nesse caso, é definir qual é o objetivo da sua conta para usá-la do jeito certo. Caso divulgue o WhatsApp do seu negócio como uma forma de tirar dúvidas dos clientes, é melhor não enviar mensagens frequentes sobre promoções, por exemplo.

Outro ponto fundamental é não incomodar seu público via WhatsApp. Garanta que está conversando apenas com pessoas que forneceram seus números de telefone e sabem do que você vai falar com elas.

Compras pelo WhatsApp

Outra novidade recente do WhatsApp para negócios é a possibilidade de comprar direto do app.

Com a função “carrinho de compras”, disponível para quem usa o WhatsApp Business, sua empresa pode enviar um tipo de mensagem especial para os clientes, oferecendo um determinado produto que pode ser adquirido direto do app, com alguns poucos cliques.

O cliente que recebe a comunicação então pode selecionar o que deseja e ir “enchendo o carrinho” antes de pagar. Para entender melhor como funciona o carrinho de compras e aprender a ativar na sua conta, leia o tutorial do WhatsApp aqui!


 
 


 

WhatsApp Pay: pagamentos pelo app

Depois de conhecer, conversar e até comprar pelo WhatsApp, resta uma última dica importante para quem quer usar o app para negócios: os pagamentos.

O WhatsApp Pay é uma funcionalidade voltada para pagamentos, lançada em 2021 e que permite realizar transações financeiras dentro do próprio app.

Na prática, o WhatsApp Pay funciona como uma forma de pagar e receber dinheiro rapidamente, de forma simples e segura.

Com essa opção de pagamento, vender pela internet pode ser ainda mais fácil, já que o WhatsApp é gratuito, muito utilizado no Brasil e pode ser instalado em qualquer celular com sistema Android e iOS. Entre as vantagens o WhatsApp Pay, vale ressaltar que não há taxas para os pagamentos, eles são totalmente seguros e podem ser feitos a qualquer momento!

Quer entender mais como funciona o WhatsApp Pay? Então leia nosso artigo para descobrir como fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

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