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Vendas no meio digital: como produzir conteúdo e vender de verdade

Aprenda a produzir conteúdos de qualidade e aumente as suas vendas

Publicado em
12/11/2024 12:53

Tempo de
leitura: 8min

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Aprenda a produzir conteúdos de qualidade e aumente as suas vendas

As empresas que querem aproveitar o meio digital para vender precisam de estratégias e campanhas de marketing digital potentes para estabelecer sua identidade de marca.

No online, o marketing de conteúdo é uma força poderosa que permite que eles estabeleçam uma estratégia de atração de clientes.

Por meio da criação e compartilhamento de conteúdo envolvente, enquanto a marca não está se vendendo diretamente, está atraindo clientes em potencial para seu site ou páginas de mídia social.

Nas vendas pela internet, agora, não se trata mais apenas do que você tem a oferecer, mas quanto essa oferta é boa e atrativa. As empresas de sucesso agora se concentram na eficácia com que podem se conectar e interagir com seu público enquanto transmitem a mensagem da marca e alcançam sua agenda de negócios.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o que você precisa para impulsionar as vendas online por meio da produção de conteúdo de valor.

Como vender na internet: a hora e a vez do conteúdo

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico que tem o objetivo de vender e atrair clientes fiéis para uma empresa.

Na prática, essa estratégia envolve a criação e distribuição de uma variedade de conteúdo. Ele é muito comum no ambiente digital, mas também pode acontecer em ações offline.

Quando bem feito, o marketing de conteúdo desempenha um papel importante na geração de resultados. De acordo com um relatório da HubSpot, 70% dos profissionais de marketing investem e apostam no marketing de conteúdo porque ele é capaz de gerar autoridade para a marca de uma maneira que muitos outros tipos de marketing não conseguem fazer. Ele ajuda as marcas a contar a história de sua empresa e o que ela representa de maneira autêntica e envolvente.


 
 


 

Algumas dicas para criar um conteúdo eficaz

Sabendo que o conteúdo é uma ótima forma de aproveitar a força do online para vender, vamos a algumas dicas importantes. Como, afinal, você pode criar uma estratégia de conteúdo que funciona?

Vamos a alguns princípios que vão ajudar você nessa missão:

Crie uma conversa com o cliente

Imagine como você se sente quando é recebido calorosamente por alguém. É exatamente assim que você precisa fazer seu cliente se sentir.

No conteúdo conversacional, o objetivo é fazer com que eles se sintam importantes e atendam às necessidades em seu idioma.

Você deve escrever algo que eles realmente queiram ler, ouvir e se envolver. A mensagem deve ser de uma forma muito significativa.

Você pode até usar os títulos para fazer seu cliente se sentir importante. Não se trata apenas do título, mas de manter um toque pessoal com o público ao se comunicar.

Conte uma história envolvente

A segunda coisa que você pode fazer para criar o conteúdo perfeito é narrar uma história.

Agora, a pergunta que pode estar zumbindo em sua mente é: “Como posso narrar uma história e como isso me ajudaria a vender o produto?”

A arte de contar uma história, também chamada de storytelling, ajuda empresas a envolver e conquistar o cliente com uma boa narrativa.

Seu público-alvo só vai se relacionar com sua história e achá-la relevante se e somente se o personagem central for alguém com quem eles possam se relacionar.

Mais importante, eles só vão simpatizar com esse personagem se se relacionarem com ele. Se você não conseguir que eles tenham empatia por esse personagem, eles não serão capazes de se colocar no lugar dele e, portanto, não se importarão com sua história. Sua história é simplesmente tão boa quanto a capacidade de relacionamento do protagonista.

Mostre especialidade no conteúdo

Esse tipo de tática geralmente é aplicado nas páginas do site, mas você também pode usá-lo para outros conteúdos.

Quando um cliente vê um produto, ele quer saber tudo sobre o produto antes de gastar seu dinheiro suado. Basta tornar seu conteúdo uma fonte especializada de informações para eles.

Você pode iniciar pesquisas e enquetes e tentar responder às suas perguntas o máximo possível.

Dê respostas sobre como seu produto pode ser melhor para suas necessidades e desejos.

Crie títulos que impressionam

Existem vários concorrentes no mercado e todos eles parecem estar produzindo conteúdo para vender.

Sendo assim, como aumentar a taxa de cliques fazendo com que os clientes se sintam atraídos pela sua marca? A resposta mais óbvia é escrever títulos que chamem a atenção para o seu conteúdo.

Um ótimo título pode aumentar o engajamento com seu conteúdo, mas a questão que surge aqui é: o que torna um título atraente?

Para um ótimo título, lembre-se dos 4Us.

Útil: Por que este conteúdo é útil?

Ultraespecífico: Como os clientes podem aprender com o conteúdo?

Único: O que torna o conteúdo único?

Urgente: Por que os clientes devem ler isso?

Usar essa técnica de ‘U’ ajudará seu conteúdo a vender produtos com mais facilidade.

Não se esqueça do SEO

Toda vez que você publica um blog ou um vídeo no YouTube, cria-se uma página que precisa ser indexada e rastreada para classificação nas páginas de resultados do Google.

Se você prestar atenção ao SEO, entenderá a importância da pesquisa de palavras-chave, otimizando o conteúdo ou atualizando o conteúdo antigo.

Seu conteúdo pode gerar tráfego, aumentar a taxa de conversão e o reconhecimento da marca depois de otimizado.

As táticas de SEO que você pode aplicar em seu conteúdo são:      

  • use palavras-chave relevantes e que respondam às principais dúvidas que seu cliente pode ter;      
  • otimize os títulos para que eles contenham a palavra-chave mais importante do seu conteúdo;      
  • otimizar as imagens para trazer todas as informações relevantes para seu público      
  • incluir palavras-chave em URLs/links do conteúdo;      
  • escreva meta descrições atraentes.

Estas são algumas dicas e táticas que vão te ajudar na criação de conteúdo que venda seu produto de forma natural. Antes de prosseguir, você deve definir seus objetivos de produto e entender seu público


 
 


 

O Sebrae, naturalmente, quer te levar ainda mais longe com a produção do seu conteúdo para vender.

Pensando nisso, temos duas sugestões importantes:

A oficina O Texto vendedor ensina todos os elementos básicos para criar o conteúdo mais persuasivo e convincente sobre seu negócio. Já a oficina Posts que vendem traz técnicas e dicas práticas para criar conteúdos de redes sociais que engajam e retêm clientes.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

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