O desafio de gerenciar estoques envolve uma série de questões, como compras, controle dos itens e armazenagem. Mas tem um fator importante nessa gestão que não pode ser negligenciado, que é o componente logístico.
Em um negócio que opera com vendas online apenas, sem a existência de um ponto fixo para comercialização, ou até mesmo naqueles negócios híbridos, em que existe uma loja física, mas também existe uma loja online, as decisões logísticas ganham ainda mais importância. Afinal, ter a mercadoria certa e na hora certa é um requisito de competitividade. Nesse contexto, ganha importância o uso de centros de distribuição.
Você sabe o que é um centro de distribuição e se seria algo útil em seu negócio?
Os centros de distribuição (ou CDs) são locais de armazenagem e transporte de produtos. Funcionam como pontos de estocagem e distribuição que facilitam a vida das empresas pela reunião em um só lugar para despachar para filiais ou até diretamente ao cliente. Ter um CD pode trazer impactos consideráveis em custos e agilidade.
Muitos negócios que operam apenas com vendas online se deparam com a dúvida sobre ter ou não um local assim para centralizar os estoques e gerenciar a distribuição. É importante dizer que, antes de montar o seu CD, você precisa saber se é algo que faz sentido em seu negócio e se conseguirá usufruir de seus benefícios antes de implementar um em sua empresa.
Um dos fatores a se considerar ao estudar a viabilidade de um centro de distribuição é a localização. Proximidade do mercado consumidor, proximidade do mercado fornecedor, ser vizinho a rodovias para facilitar o escoamento, em locais com carga tributária mais favorável, entre outros são apenas alguns dos fatores que devem ser levados em consideração ao se decidir a localização do centro.
Quais as vantagens da operação de um CD?
Entre as vantagens da operação de um CD estão a redução de custos logísticos e melhoria nos processos logísticos (isso envolve custos de transporte, de armazenagem, custo e tempo de processamento de pedidos), uma melhor gestão das compras e uma maior agilidade no atendimento, o que tem impacto na satisfação final do cliente.
Claro que não se deve esquecer que ter um centro de distribuição próprio acarreta em custos como aluguel e manutenção de um espaço, IPTU, seguros, contratação de novos funcionários, entre outros.
Todos os possíveis benefícios aqui falados e também os custos precisam ser colocados na balança antes de se tomar essa decisão.
Dúvidas? Conte com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.