As atividades turísticas são importantes indutoras da economia brasileira. Essa é a conclusão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao mostrar que o setor foi um dos principais responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em 2022.
O dado também revela que o setor tem potencial para crescer e contribuir ainda mais com a economia do país.
Aproveitar oportunidades de negócios, conhecer tendências, estreitar laços com profissionais de outros segmentos.
Essas e outras atitudes podem ampliar a atuação de um empreendimento turístico e é possível se dedicar a todas elas nos eventos do setor.
O calendário brasileiro de eventos de turismo pode ser muito útil para impulsionar os negócios. Mas, como se preparar para essas ocasiões? É o que veremos a seguir.
Principais eventos
Antes de falarmos propriamente sobre a preparação para os eventos do setor, é importante conhecer alguns dos principais.
O calendário brasileiro de eventos de turismo é variado, com opções para os mais diversos segmentos da área.
Por isso, é muito importante que cada negócio entenda quais eventos são os mais interessantes para visitar, afinal, não dá para estar presente em todos, não é?
Entre os principais eventos brasileiros do setor, estão:
WTM Latin America
A World Travel Market (WTM) Latin America foi criada em 2012 e, desde então, acontece anualmente.
Mais de 20 mil profissionais e 565 empresas expositoras, vindas de mais de 40 países, costumam participar dos três dias do evento.
A WTM oferece oportunidades de negócios para:
- Operadoras de turismo;
- Agências de viagens;
- Organizadoras de viagens em grupo;
- Agências de incentivo;
- Agências de marketing promocional;
- Organizadoras de Congressos Profissionais (PCOs);
- Agências de viagem on-line;
- Destination Management Companies (DMCs).
ABAV Expo
Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, a ABAV Expo é reconhecida por reunir os principais players do setor.
O objetivo do evento é conectar os participantes com agentes de viagens, possibilitando novos negócios, fortalecendo destinos e servindo de vitrine para lançamentos.
A ABAV Expo recebe mais de 25 mil visitantes e mais de 1500 marcas expositoras. Segundo a organização, 45% do público visitante são agentes de viagens.
Festuris Gramado
Evento realizado há mais de três décadas, a Festuris Gramado reúne negócios turísticos do mundo todo.
O objetivo da Festuris é conectar marcas, destinos e profissionais. Somente no ano passado, o evento recebeu mais de 12.500 pessoas.
Também em 2022, a Festuris Gramado reuniu quase três mil marcas e rendeu mais de 20 mil reuniões de negócios para os participantes.
Salão Nacional de Turismo
Evento organizado pelo Ministério do Turismo, o Salão Nacional de Turismo foi criado com a intenção de promover roteiros turísticos brasileiros.
O Salão Nacional do Turismo é uma estratégia que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, lançado em 2004.
10 dicas para aproveitar melhor os eventos
Agora que já vimos alguns dos principais eventos do calendário brasileiro de eventos, vamos conhecer algumas dicas que podem ajudar profissionais do setor a aproveitarem melhor essas oportunidades.
Antes
1- Defina interesses
Por que eu quero ir a um evento? Ao se fazer essa pergunta, um profissional pode refletir sobre os interesses e expectativas que o movem.
Pesquisar as programações, entender os tópicos essenciais e conhecer o público-alvo de cada evento também são iniciativas que garantem a um profissional que ele não vai “cair de paraquedas” em um evento.
2- Faça um planejamento estratégico
Quando os eventos já estiverem definidos, é hora de fazer um planejamento estratégico, que deve considerar os objetivos traçados para o evento.
Estratégias de comercialização e/ou fidelização; atração de parceiros; e, inclusive, participações em stands devem constar nesses planos.
3- Conheça os expositores e possíveis parceiros
Nessa etapa de preparação, é importante entender o perfil dos compradores e expositores do evento.
Esse estudo vai permitir que um negócio turístico faça adequações em produtos, na linguagem e no portfólio que vai ser apresentado.
4- Programe a logística
Pode parecer básico, mas não programar a logística para o evento é um erro comum. É necessário pensar nos trajetos, meios e horários para não perder nada.
Até mesmo o almoço deve constar na programação do participante, especialmente nos grandes eventos do setor.
Durante
5- Dê atenção aos materiais
Vai disponibilizar materiais gráficos e/ou apresentar vídeos aos participantes? Então, é importante dar a devida atenção a isso.
Invista em materiais simples, informativos e de qualidade. Em eventos que reúnem profissionais e empresas de outras partes do mundo, é aconselhável que os materiais sejam bilingues.
6- Participe da programação
Não basta estar presente, tem que participar. Portanto, se um profissional vai a um evento, ele deve estar genuinamente envolvido e aproveitar a programação.
Participar dos eventos também envolve procurar se desligar um pouco do que ficou do lado de fora. Vale a pena, ainda, fazer anotações e aproveitar os momentos sociais.
7- Estabeleça contatos e conversas
Outra dica fundamental é estabelecer contato com as pessoas presentes nos eventos, sejam elas visitantes ou especialistas.
Ao fazer isso, um profissional pratica networking e troca experiências com profissionais que podem agregar conhecimento ou dar origem a futuros negócios.
Após
8- Analise materiais e dados levantados
Eventos são ótimas oportunidades para aplicar pesquisas e coletar dados que apontem caminhos e/ou investimentos.
Materiais e informações coletados podem compor um banco, que deve ganhar uma análise aprofundada.
9- Compartilhe o aprendizado
Depois de absorver experiências e informações, é essencial compartilhar isso com a equipe, especialmente com os colaboradores que não compareceram ao evento.
Fazendo isso, um profissional, além de absorver melhor o que viu e ouviu, também dissemina essas ideias.
10- Cultive os relacionamentos
De que adianta estreitar laços no evento se, na volta, esse contato nunca mais é retomado?
Então, além de continuar com as conversas, é possível promover grupos, visitas ou, até mesmo, levar adiante projetos e parcerias.
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