Sua empresa sabe determinar o valor médio das vendas realizadas? Se a resposta é não, que tal aprender o cálculo de ticket médio do seu negócio e, com isso, conseguir mensurar o sucesso do seu empreendimento?
O ticket médio é uma das métricas mais importantes para avaliar o desempenho de um negócio. O indicador serve, também, como referência para implementar mudanças que elevem as receitas de uma empresa.
A seguir, vamos conhecer mais sobre a importância de calcular o ticket médio e apontar estratégias que podem ser adotadas para melhorá-lo.
Ticket médio: o que é?
O ticket médio é um indicador de vendas representado pelo valor médio de vendas por cliente, dentro de um período. Esse cálculo considera o faturamento e o número de vendas realizadas nesse recorte temporal.
Com os resultados obtidos através desse indicador, é possível visualizar dados que podem servir de insights para: tomadas de decisões na área de vendas; conhecer melhor os clientes; e avaliar o mix de produtos e estratégias de atendimento.
Como calcular o ticket médio?
Existem duas maneiras de fazer o cálculo do ticket médio de um negócio. Antes de tudo, é preciso delimitar um período.
Geralmente, o mais indicado é que esse cálculo seja realizado mensalmente, assim, é possível estabelecer comparações mais precisas e determinar quais são os ajustes necessários.
A primeira forma de calcular o ticket médio é dividir o faturamento pelo número de vendas realizadas.
Vamos considerar como exemplo que, ao longo de um mês, o faturamento registrado é de R$ 50 mil e que o número de vendas realizadas no período é 500. Logo, temos:
Para o cálculo do ticket médio, também existe a possibilidade de multiplicar o número médio de itens por venda e o preço médio por item.
A partir disso, suponhamos que o número médio de itens por venda é quatro e o preço médio por item é R$ 25. Então:
Como aumentar o ticket médio?
Os resultados revelados pelo cálculo do ticket médio de um período vão trazer transparência a um negócio sobre as táticas de vendas e escolhas feitas até aquele momento.
Vale lembrar que essa análise deve ser feita considerando o perfil de cada loja ou estabelecimento. Essa realidade é que vai nortear as decisões que devem ser tomadas para melhorar esse indicador.
Há algumas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar o ticket médio de um negócio. Vamos conhecer algumas delas:
- Melhore o mix de produtos
Ter uma boa variedade de produtos pode ser um fator decisivo para incrementar os resultados, especialmente considerando o comportamento de boa parte dos clientes, que acaba levando algo a mais do que o item buscado.
Melhorar o mix de produtos de uma loja pode significar uma facilidade para os consumidores, que encontram todos os itens que precisam em um só lugar. A satisfação gerada por esse investimento pode levar as pessoas a gastarem mais.
- Ofereça promoções
Estimular os clientes a comprarem itens mais caros ou aumentar o número de itens por cliente? Eis a questão.
Uma resposta para essa pergunta pode estar no planejamento de promoções. Fazer com que as pessoas se interessem, por exemplo, por levar mais de um item de um mesmo produto é uma forma de elevar o ticket médio, mesmo que você esteja abrindo mão de vender produtos mais caros.
- Faça up selling e cross selling
Essas são duas técnicas de vendas para aumentar o ticket médio. A primeira, o up selling, consiste em oferecer versões melhoradas e/ou atualizadas dos produtos que são adquiridos.
Já o cross selling está relacionado à oferta de produtos que sejam complementares ao item comprado por um cliente.
É importante destacar que o cross selling não é o mesmo que venda casada, uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
É hora de calcular!
Agora que você já conhece a importância do ticket médio e sabe como melhorá-lo, é hora de fazer os cálculos.
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