O mercado de bebidas tem passado por transformações nos últimos anos, especialmente no segmento de bebidas não alcoólicas.
Projeções feitas pela indústria Mordor Intelligence indicam que, até 2028, esse segmento deve registrar um crescimento anual de quase 5%, contribuindo para a economia global.
No Brasil, as bebidas não alcoólicas também estão em alta. Somente no ano passado, quase 60 mil produtos foram registrados, entre sucos, chás prontos, xaropes, kombuchas, preparos sólidos para refrescos e sodas.
Mas, esse segmento não fica restrito a essas bebidas. A demanda dos consumidores e a tecnologia estimulam a inovação e impulsionam ainda mais esse mercado.
Para quem deseja investir ou expandir os negócios, vamos conhecer quais são as principais tendências e oportunidades para ter sucesso.
Novos hábitos
A consciência crescente sobre a influência de hábitos saudáveis para a saúde e o bem-estar ajuda a explicar o crescimento das bebidas não alcoólicas.
Por isso, podemos dizer que esse mercado vem sendo basicamente influenciado por três fatores:
- A popularidade crescente de estilos saudáveis de vida;
- A conscientização sobre os riscos do excesso de álcool;
- A influência das redes sociais na disseminação de informações sobre saúde e qualidade de vida.
Essa realidade cria oportunidades para indústrias que atuam na produção de bebidas não alcoólicas. A cada dia, novos produtos e opções chegam às lojas e supermercados, atendendo às demandas dos consumidores.
9 tendências e inovações do mercado de bebidas
O crescimento do mercado de bebidas, especialmente as não alcoólicas, estimula interessados em investir e produzir produtos.
A seguir, vamos ver quais são as principais tendências e inovações do mercado.
1- Bebidas prebióticas e probióticas
A International Nut & Dried Fruit prevê que o mercado de alimentos que auxiliam na saúde digestiva deve crescer 32% até o final de 2024.
Nessa categoria, destacam-se as bebidas prebióticas e probióticas, com fórmulas que prometem benefícios à saúde.
As bebidas prebióticas levam ingredientes ou compostos bioativos que beneficiam a microbiota intestinal.
Já as bebidas probióticas, como iogurtes, são capazes de equilibrar as bactérias benéficas e presentes no intestino.
2- Bebidas com vitaminas e suplementos
Outra categoria que cresce no mercado não alcoólico é a das bebidas com vitaminas e suplementos na composição.
Além de fortalecer o sistema imunológico, há opções voltadas para a saúde da pele, que levam ingredientes como colágeno e antioxidantes.
3- Águas com infusões
Também impulsionadas pelos hábitos saudáveis estão as águas com infusões, cujos sabores e combinações podem levar frutas, ervas e especiarias.
Geralmente feitas com água mineral ou com gás, essas bebidas também atendem à demanda do mundo fitness para reposição de líquido e fornecimento de vitaminas e minerais.
4- Leites vegetais
A popularidade dos leites vegetais tem gerado bons resultados para as indústrias que produzem essas bebidas.
Opções de amêndoas, aveia, coco e soja ganham espaço no mercado e apresentam significativa evolução em relação aos sabores e valores nutricionais.
5- Bebidas à base de plantas
As bebidas proteicas à base de plantas também estão entre as tendências a serem consideradas.
Além da preocupação com a saúde, os consumidores destes produtos buscam alternativas para o consumo de proteínas animais.
6- Cocktails à base de botânicos
Opções de cocktails não alcoólicos à base de botânicos são cada vez mais comuns no mercado de bebidas.
Esses produtos são produzidos para atender a um público que deseja reduzir o consumo de álcool sem sacrificar a experiência e o sabor.
7- Infusões com superfoods
Os superfoods são alimentos com altas concentrações de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais.
Combinando saúde e inovação, são produzidas bebidas que levam infusões de superfoods, como gengibre, açafrão e matchá.
8 – Combinações exóticas
Bebidas que trazem combinações exóticas de frutas, ervas e especiarias também são destaque no mercado.
Essa categoria é impulsionada pelo desejo dos consumidores por experiências sensoriais diferenciadas, que vão além dos cuidados com a saúde ou, simplesmente, de matar a sede.
9- Bebidas fermentadas artesanais
Somente em 2023, o Brasil teve mais dois mil registros de kombuchas, bebida fermentada feita com chás e bactérias que equilibram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
O kombucha e outras bebidas fermentadas artesanais, como o kefir, atraem os consumidores que buscam alternativas naturais e ricas em probióticos.
Oportunidades
Como vimos, essas e outras tendências e inovações do mercado de bebidas são impulsionadas pelos hábitos de vida mais saudáveis dos consumidores.
Se você deseja aproveitar as oportunidades que se apresentam e começar a produzir bebidas, antes de tudo, é preciso adquirir o conhecimento necessário.
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