Imagine um supermercado onde bebidas estão misturadas aos produtos de higiene nas prateleiras. Confuso, não? Especialmente para os clientes.
Organizar produtos por categorias é uma forma de facilitar as compras dos consumidores de uma loja. Mas, não é só isso.
Adotar uma estratégia de Gerenciamento por Categoria (GC) é muito mais do que dispor os produtos que são comercializados.
Utilizar essa classificação corretamente pode trazer uma série de benefícios para o negócio, a começar pelo aumento nos lucros.
Então, como aproveitar essa prática em um supermercado? Vamos entender mais sobre ela a partir de agora.

Gerenciamento por Categoria: o que é?
O Gerenciamento por Categoria é uma das estratégias mais importantes do dia a dia de um supermercado, principalmente quando o objetivo é melhorar os resultados.
Basicamente, o GC é uma metodologia de organização da loja que leva em consideração as preferências dos clientes.
Abrangente, esse gerenciamento é um processo que começa na compra dos produtos com os fornecedores e termina quando o consumidor leva o item para casa.
O GC auxilia na construção de um percurso ideal para o cliente na loja. Nesse sentido, a organização correta dos produtos influencia nas vendas e eleva o ticket médio.
A melhora da rentabilidade dos itens também é outra vantagem do uso do Gerenciamento por Categoria.
Para isso, é necessário analisar a curva ABC e identificar quais são os produtos que têm bom potencial de vendas e são mais rentáveis.
Benefícios do GC
O GC é uma estratégia que pode trazer benefícios para uma loja. Os principais são:
Melhora na lucratividade
Ao ajustar margens e o mix de produtos, o supermercado pode aumentar a margem de lucro geral da loja.
Redução de desperdícios
O GC colabora com uma boa gestão do estoque, o que acaba por reduzir o desperdício de produtos, especialmente dos perecíveis.
Melhor experiência do cliente
Itens organizados de forma lógica facilitam a experiência de compra e a consequente fidelização dos clientes.
Decisões mais estratégicas
Utilizar dados sobre as vendas melhora a tomada de decisões estratégicas, o que torna o negócio mais eficiente e competitivo.
Exemplo prático
Suponhamos que um pequeno supermercado familiar tem um estoque grande de produtos de limpeza que vendem em um ritmo lento (Curva C).
Ao utilizar o GC, a loja pode decidir reduzir a quantidade desses produtos em estoque e aumentar a exposição de itens de alta rotatividades, como bebidas e laticínios (Curva A).
Sendo assim, essa mudança pode liberar espaço nas prateleiras, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a satisfação dos clientes, que encontram os produtos que mais desejam.

6 passos para implementar o GC
Agora que já vimos o que é e quais são os benefícios do Gerenciamento por Categoria, vamos aos passos para implementar essa estratégia em um supermercado.
1 - Classificação dos produtos
Comece pela classificação dos produtos, que deve ser feita de forma intuitiva e lógica. Aqui, é importante categorizar os itens em grupos que façam sentido para os clientes, como bebidas, laticínios e produtos de higiene.
Ainda nessa etapa, também é importante pensar na organização dos produtos dentro da categoria.
Ao estabelecer um percurso lógico de exposição, um produto pode estimular o consumo de outros.
2 - Análise de dados
Dados sobre o histórico de vendas da loja são fundamentais para a implementação do Gerenciamento por Categoria.
Então, analise quais são os produtos mais vendidos (Curva A), os produtos com vendas médias (Curva B) e aqueles que vendem menos (Curva C).
Fazendo isso, você consegue entender quais são os itens mais importantes para a rotina do negócio.
3 - Ajuste do mix de produtos
Considerando a análise de dados feita anteriormente, o próximo passo é ajustar o mix de produtos para maximizar a lucratividade.
Os produtos que fazem parte da Curva A, por exemplo, devem estar sempre bem estocados.
Ao apontar quais são os produtos da Curva C, os dados levam a um ajuste desses itens, que podem ser reduzidos ou, até mesmo, eliminados do supermercado.
4 - Gestão de margens
A etapa seguinte é fazer a gestão de margens de lucro, ajustando-as de acordo com a importância de cada produto.
Esse é mais um passo cujas decisões são orientadas pela análise de dados. Produtos de alta rotatividade podem ter margens menores para atrair os clientes.
Por outro lado, margens de lucro maiores podem ser atribuídas aos itens que têm uma baixa rotatividade na loja.
5 - Reposição e estoque
A implementação do GC requer a criação de padrões e regras para a reposição e o estoque dos produtos.
Um sistema eficiente deve considerar, entre outros fatores:
- Uma padronização das gôndolas de acordo com a perecibilidade dos itens;
- Horários fixos para a reposição dos produtos;
- Checagem das condições de armazenamento da mercadoria.
Para esse trabalho, é essencial utilizar dados históricos do supermercado para prever a demanda, evitando, assim, rupturas ou excessos de estoque.
6 - Treinamento da equipe
Para que possa ser aplicada de forma correta, a equipe precisa entender como funciona o Gerenciamento por Categoria.
Treine, então, os colaboradores para que eles possam compreender a importância da estratégia para o negócio.
Ao fazer isso, você também estará mostrando como cada profissional pode contribuir para a eficiência do processo.

Esforço que vale a pena
Implementar o Gerenciamento por Categoria pode parecer um desafio no início, mas, a longo prazo, os benefícios vão mostrar que o esforço vale a pena.
Seguindo esses passos, supermercados podem se tornar mais eficientes e lucrativos. E isso vale, inclusive, para as lojas pequenas e familiares.
Então, não deixe essa estratégia de lado! Organize os produtos a partir das preferências dos clientes e veja os lucros melhorarem.
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