Supermercado: ações para alavancar o hortifruti
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Supermercado: 6 ações para lucrar mais no hortifrúti

Conheça boas práticas e estratégias para seu hortifruti ter melhores resultados

Publicado em
05/11/2024 18:35

Tempo de
leitura: 6min

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Conheça boas práticas e estratégias para seu hortifruti ter melhores resultados

Frutas, legumes e verduras (FLV) estão entre os itens mais procurados pelos clientes em um supermercado.

Dados da Nielsen Consultoria mostram que 58% dos consumidores buscam esses produtos frescos nas lojas.

O mesmo levantamento revela que o hortifrúti é uma seção que leva a compras recorrentes, mas que também faz os clientes mudarem de supermercado quando não encontram itens de qualidade.

Essa busca dos consumidores por frutas, legumes e verduras explica a importância da seção de hortifrúti para um supermercado.

Segundo a revista Hortifruti Brasil, o segmento FLV é responsável por 10% a 20% do faturamento de uma loja.

Para ter bons resultados com a seção de hortifrúti, no entanto, é preciso ter alguns cuidados.

Agora, vamos ver seis ações que devem ser colocadas em prática para que um supermercado possa faturar com esse segmento.


 
 


 

Qualidade acima de tudo

Ninguém gosta de encontrar tomates batidos ou frutas passadas nas gôndolas de um hortifrúti, não é? Ou, então, chegar em casa e perceber que as frutas e verduras não estão saborosas.

Na linha do que revela a pesquisa da Nielsen Consultoria, podemos concordar, então, que oferecer produtos de qualidade aos clientes é imprescindível.

Ainda que um preço mais baixo possa atrair os consumidores, eles só retornam se os itens forem de qualidade.

Então, não esqueça: qualidade acima de tudo, se você quiser reter os clientes.


 


Hortifrúti: 6 ações para faturar mais

Quer aumentar o faturamento do seu supermercado? Execute as seis ações a seguir e tenha mais lucros com essa seção na sua loja.

1 - Ofereça produtos frescos

Na mesma linha da qualidade, sempre oferecer produtos frescos é uma ação básica para qualquer hortifrúti.

É preciso, então, garantir que a seção esteja bem abastecida, limpa e organizada para manter a qualidade das frutas, legumes e verduras.

Fazendo isso, você mostra se importar com a experiência de compra dos clientes, que deve ser positiva.

Mais do que itens frescos, eles devem estar apresentáveis. Alimentos que caem no chão ou amassados devem ser retirados.

Aqui, é importante frisar que o segmento FLV está associado às principais perdas dentro de um supermercado. Por isso, é preciso evitar desperdícios a todo custo.

2 - Aposte em itens fatiados ou processados

O hortifrúti do supermercado também pode oferecer aos clientes saladas de frutas, legumes picados para salada e até sucos.

Ter produtos fatiados ou processados gera margens de lucro mais altas e, de quebra, ajudam na redução das perdas.

Além disso, frutas e legumes fatiados atendem a uma demanda dos consumidores, que buscam praticidade para a rotina diária.

3 - Garanta produtos essenciais

Quando um cliente chega no hortifrúti de um supermercado, ele espera encontrar alguns produtos básicos.

Entre os itens considerados essenciais, estão: 

  • Tomate; 
  • Batata; 
  • Alface; 
  • Ovos; 
  • Laranja; 
  • Maçã; 
  • Banana; 
  • Limão; 
  • Cebola; 
  • Cenoura; 
  • Mandioca; 
  • Repolho; 
  • Pepino; 
  • Milho.

Cuidar para que esses e outros produtos essenciais estejam sempre disponíveis evita que os clientes saiam da loja frustrados.

4 - Cuide da apresentação

As frutas, legumes e verduras devem ser dispostas para chamar a atenção dos clientes. Vale, principalmente, explorar as cores dos produtos nessa organização.

Além das características visuais, é fundamental que a organização do hortifrúti seja prática para facilitar a compra dos clientes.

A exposição e o layout dos itens devem considerar, ainda, as regras de conservação dos produtos, mantendo o frescor e a qualidade.

5 - Ajuste as compras para evitar perdas

Para assegurar a oferta de produtos essenciais e de qualidade, é essencial ajustar as compras de acordo com a demanda.

Considerar a necessidade real, evitando excesso de estoque, por exemplo, também é importante para minimizar os desperdícios na seção.

A análise sobre as compras pode ser feita a partir do histórico de vendas, que é capaz de traduzir as demandas dos clientes.

6 - Agregue valor com o delivery

Seja porque faltou um ingrediente na hora do preparo de pratos ou pela falta de tempo para ir ao hortifrúti do supermercado, disponibilizar um serviço de delivery é um diferencial para o negócio.

Um bom delivery agrega valor e aumenta a satisfação dos clientes, que podem fazer os pedidos a partir de um canal de atendimento.

Mas, atenção: no caso do segmento FLV, é preciso cuidar para que o transporte seja feito de forma a não danificar os produtos e comprometer a qualidade deles.


 


 

Coloque em prática!

Seguindo essas dicas, seu supermercado vai ser capaz de ter uma boa seção de hortifrúti, com frutas, legumes e verduras de qualidade e que atendam à demanda dos clientes.

Itens sempre frescos, uma apresentação atrativa e um controle adequado das compras vão garantir que os consumidores encontrem tudo aquilo que procurem e voltem outras vezes.

Coloque tudo isso em prática e veja os resultados aparecerem!

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 05/11/2024 18:35

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