A culpa materna é uma experiência profundamente enraizada na vida de muitas mulheres, e aquelas que decidem empreender não estão imunes a ela. Na verdade, a decisão de iniciar e administrar um negócio próprio pode intensificar esses sentimentos de culpa de maneiras únicas e complexas.
A pressão para ser "a mãe perfeita" muitas vezes se intensifica quando se empreende, pois as mulheres se esforçam para equilibrar o tempo gasto no trabalho com o tempo dedicado à família. Essa culpa materna relacionada ao empreendedorismo é uma carga emocional adicional que as mulheres enfrentam enquanto tentam construir e gerenciar seus próprios negócios.
À medida que a sociedade reconhece e valoriza o papel das mulheres no empreendedorismo e na liderança de negócios, esperamos que haja uma mudança cultural que promova uma maior compreensão e apoio às mulheres empreendedoras, permitindo-lhes equilibrar de maneira mais saudável as demandas do trabalho e da família.
Neste vídeo do projeto Sebrae Delas, a apresentadora Helen Ramos bate um papo com empreendedoras que também são mães. Elas compartilham com a gente situações do seu dia a dia e nos mostram o quanto apoiar e empoderar mães empreendedoras não apenas fortalece essas mulheres individualmente, mas também contribui para um cenário empresarial mais diversificado e enriquecedor.
Bora ver? Dê o play e fique por dentro desse assunto tão importante.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.