O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de uma variedade de conteúdo em canais variados. Ele é muito comum no ambiente digital, como nas redes sociais, nos blogs e campanhas de e-mail marketing, mas também pode acontecer em ações offline.
É mais do que apenas produzir fotos do Instagram, postagens de blog ou conteúdo de um site. Na verdade, muita coisa precisa acontecer antes de gerar um conteúdo que funcione para sua marca.
Agora, então, vamos falar sobre como você pode começar a produção de conteúdo para sua empresa e quais os benefícios dessa estratégia para seu negócio. Continue a leitura!
Por que o conteúdo é tão importante?
O conteúdo é um ativo para o seu negócio e é o que permitirá que seus clientes, prospects, leitores e usuários obtenham as informações de que precisam para tomar uma decisão de compra informada. Aqui estão algumas razões pelas quais o conteúdo é essencial para o seu negócio:
Fornece valor ao público
Se você estiver criando conteúdo como recursos educacionais, guias e artigos, isso agrega valor ao seu público e pode ajudá-lo a subir de nível. O valor também é oferecido por meio de conteúdo que ajuda as pessoas a realizar tarefas específicas.
O valor que você fornecer dependerá do conteúdo e do tópico. No entanto, as formas básicas de agregar valor ao seu conteúdo digital são por meio de educação, inspiração e entretenimento.
Constrói a força da sua marca (e a confiança nela)
O que as pessoas pensam sobre sua marca (e seu conteúdo) determinará se elas recomendarão ou não sua marca para amigos, familiares e colegas. O conteúdo ajuda seus clientes a criar uma opinião sobre sua marca. A criação consistente de conteúdo útil de alta qualidade ajudará a criar confiança com seu público.
Atrai e envolve futuros clientes
O melhor conteúdo não é útil apenas para o seu público-alvo, mas também para o seu negócio.
Use o conteúdo para começar a estabelecer sua reputação com clientes e usuários em potencial. Quando você os educa, em vez de apenas vender para eles, você está fornecendo valor de uma forma que mostra aos clientes em potencial que você conhece o que faz.
Encanta os clientes existentes
Há muito foco na criação de conteúdo para conseguir novos clientes. Mas você também pode e deve atender seus clientes e público existentes por meio de conteúdo. Identifique oportunidades de agregar maior valor por meio de conteúdos como parte das estratégias de retenção e crescimento.
Posiciona sua marca como referência
Quando você cria um conteúdo único e realmente agrega valor aos seus leitores, você consegue posicionar sua marca como especialista no assunto.
As pessoas confiam e seguem as empresas que são referência naquilo que produzem, portanto, se você deseja que as pessoas retornem ao seu conteúdo, sempre, trabalhe na construção dessa liderança de pensamento.
Ajuda você a atender (e superar) as expectativas do público
Quando falamos de marketing de conteúdo, sempre voltamos ao seu público-alvo. Seu conteúdo deve atender às expectativas deles e até superá-los, se possível. Vivendo em um mundo que oferece uma quantidade infinita de informações ao seu alcance, não deveria surpreender ninguém que as pessoas esperem que as marcas criem conteúdo.
Como produzir conteúdo para empresas?
Sabendo da importância e dos resultados que você pode obter produzindo conteúdo para seu negócio, resta saber: como fazer isso?
Tenha um objetivo definido
A primeira e mais fundamental dica para produzir conteúdo para empresas do jeito certo é: ter um objetivo claro.
Para isso, experimente fazer a si mesmo uma pergunta:
“Como empresa, por que você produz ou quer produzir conteúdo?”
Você pode pensar em várias respostas para essa pergunta e todas elas podem ser válidas. O importante é que o norte da sua estratégia de conteúdo seja o propósito. O que, afinal, você espera obter com a criação de conteúdo?
Na prática, seu conteúdo deve sempre trabalhar em direção a uma ou mais metas de marketing mais amplas.
Essas metas podem ser diversas, mas as mais comuns incluem:
- construir uma presença digital para fortalecer a imagem da sua empresa;
- exibir seus produtos e soluções para um maior número de pessoas;
- educar as pessoas que compõem o seu público-alvo para que elas se tornem clientes.
A decisão sobre o objetivo será orientada por diferentes metas e necessidades, mas se você não conseguir responder a pergunta “por que estamos criando este conteúdo?” com uma resposta detalhada, talvez esse conteúdo não seja a estratégia mais indicada no momento.
Foque em pessoas
O mercado de hoje é fortemente marcado pela automatização e pelos avanços da tecnologia, mas não é feito apenas por isso.
Por um lado, é ótimo que a tecnologia agilize tarefas e processos, mas será que isso é uma boa ideia quando estamos falando de produção de conteúdo?
O que precisa marcar os esforços do marketing e da comunicação é que precisamos reinserir a humanidade nos processos e nos fazeres. As empresas, então, precisam falar com pessoas o mais diretamente possível.
Por isso, para ter uma produção de conteúdo de excelência, temos de parar de pensar em audiência e começar a pensar em pessoas, trazendo de volta a relevância para o ser humano.
Por que é importante entender o que seu público quer e precisa?
Compreender seu público desbloqueia muitos benefícios para os negócios. Isso significa que você é mais capaz de:
- posicionar melhor seu marketing e conteúdo, aumentando a probabilidade de atingir seu público-alvo;
- forme um vocabulário que ressoe com seus clientes;
- tenha o 'know-how' para criar conteúdo significativo;
- fale com os clientes com voz e tom autênticos,aquele que suporta a identidade da sua marca
Resumindo, saber quem é o seu público e falar diretamente com ele é essencial para obter melhores resultados. Do ponto de vista da empresa, esses resultados são mais vendas, clientes fiéis e um público satisfeito com a sua marca. Para as pessoas, também há vantagens como a própria satisfação delas enquanto consumidoras e a confiança inspirada pela sua empresa.
Seja uma pessoa criativa e autêntica
Depois das duas primeiras dicas, você vai efetivamente começar a criar o conteúdo. Tendo em mente o seu público e os objetivos que deseja alcançar, você entrará em uma parte mais prática. Agora, então, é hora de criatividade e autenticidade.
Para atrair a atenção do seu público, despertar sua curiosidade e conquistar seu engajamento, é sempre uma boa prática pensar fora da caixa e produzir conteúdos que chamem atenção pela criatividade.
Também é muito importante que seu conteúdo transmita autenticidade. Um conteúdo autêntico de verdade atinge seus seguidores por vários motivos:
É relacionável: A criação de conteúdo autêntico oferece aos consumidores a oportunidade de se relacionar com sua marca, criando uma conexão que não seria possível com conteúdo excessivamente formal ou promocional.
Cria confiança na marca: mostrar o lado autêntico da sua marca lembra aos consumidores que existem pessoas reais por trás do logotipo da sua marca. Fazer coisas como manter seus valores ou admitir quando cometeu um erro pode ajudar seu negócio a ganhar a confiança do cliente. Ter transparência diz a seus seguidores que você é uma marca que eles podem investir. Com o tempo, isso pode levar à fidelidade à marca.
Permite que a personalidade da sua marca brilhe: se sua marca não está sendo autêntica no conteúdo que você cria, as chances são altas de que seu conteúdo se pareça com o de todos os outros. Embora você possa manter um cronograma de postagem consistente dessa maneira e talvez até construir um bom número de seguidores, sua marca não pode realmente brilhar na internet até que comece a aparecer com conteúdo autêntico aos seus valores, missão, personalidade, interesses e história. Pode parecer difícil, mas saiba que isso dá aos consumidores a oportunidade de conhecer sua marca em um nível mais profundo.
Publique com frequência e consistência
Sabendo o que funciona de verdade em termos de criatividade e autenticidade, você vai precisar ser constante.
De nada adianta publicar um conteúdo incrível hoje, aquele que despertou o interesse e empolgou o consumidor, se ele não vai encontrar nada parecido nos próximos dias ou semanas.
Uma peça de conteúdo boa, sozinha, não funciona como estratégia de marketing. Para conquistar clientes e fazer com que eles engajem, é preciso publicar com frequência e fazer com que o conteúdo seja algo que seu público sempre encontrará como novidade quando visitar suas páginas.
Você não precisa se desdobrar para postar todos os dias ou ter uma equipe produzindo conteúdo com tanta frequência. O importante é que exista uma consistência que seu público poderá esperar de você. Se você consegue produzir um conteúdo por dia, ótimo! Se não, que tal estabelecer que duas ou três vezes na semana terá uma novidade nas suas páginas?
Tendo constância, o público saberá o que esperar de você e não perderá a confiança e o interesse no que você tem a dizer por meio do conteúdo.
Monitore os resultados
Por fim, é importante lembrarmos que estamos falando de produzir conteúdo para empresas como estratégia de marketing.
Sendo assim, você sempre precisa ter em mente que a busca final é sempre por melhores resultados. É justamente por isso que a quinta dica diz respeito à mensuração dos resultados do seu conteúdo.
De nada vai adiantar você produzir conteúdo de qualidade, pensando no seu público e com objetivos claros, se você não colher bons frutos no fim deste trabalho. Por isso, é fundamental validar que os esforços estão trazendo resultado.
Monitorando as ações, você vai descobrir o que funciona e o que não funciona. Assim, você conseguirá criar peças de conteúdo cada vez melhores e direcionar o esforço para o que realmente traz retorno para o seu negócio.
As dicas acima são apenas o começo da sua estratégia de produção de conteúdo. Para dar os próximos passos, confira também o nosso ebook completo para aprender a se tornar um produtor de conteúdo de verdade!
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