Sazonalidade é um assunto capaz de causar tanto temor quanto otimismo, já que pode ser influente o bastante para determinar o destino de um negócio. E esse destino pode ser bem-sucedido ou não, depende da postura que os empreendedores assumem.
Mas, antes de entender de que forma você pode se organizar para aproveitar melhor datas e acontecimentos específicos - ou atenuar os danos causados por eles - vale conhecer mais sobre o tema.
Em poucas palavras, “sazonalidade” se refere à qualidade de tudo aquilo que é sazonal. No caso específico do mercado, diz respeito a qualquer produto ou serviço sujeito às flutuações de demanda do consumidor, geralmente ao longo de um ano.
Essas flutuações têm as mais diversas origens, entre outras:
- Climáticas (estações do ano);
- Datas comemorativas (Dias dos Pais, Mães, Crianças, Namorados, Natal, Festas Juninas);
- Eventos periódicos (Copa do Mundo, Olimpíadas etc);
- Crises diversas (econômicas e, mais recentemente, a hídrica)
No final das contas, se você analisar bem, quase tudo tem potencial de interferir na sazonalidade de um produto ou serviço. E isso implica uma alteração direta no seu faturamento que pode ser positiva ou negativa.
Neste e-book, entenda a fundo o que é sazonalidade. Confira o impacto dela nos negócios e como a sua empresa pode se planejar para passar com sucesso pelos desafios ao longo do ano. Bora ver!
Entre em contato com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.