O Pinterest está com tudo. Em 2022, a rede social ultrapassou a marca de 433 milhões de usuários no mundo e, só no Brasil, 46 milhões de pessoas usam a plataforma para buscar novas ideias.
E tem mais: 80% dos usuários já descobriram um produto ou uma marca por meio de um “Pin”, como são chamados os posts da plataforma. Será que essa também não seria uma ótima oportunidade para a sua marca?
Além de ter crescido em popularidade, o Pinterest é um espaço cada vez mais democrático e colaborativo. Pessoas encontram inspiração para o dia a dia, e as marcas, por sua vez, têm a oportunidade de compartilhar suas ideias.
Será que a sua empresa também deve estar por lá? Vamos descobrir e entender melhor como usar o Pinterest para empresas.
Pinterest para negócios: quem deve usar?
O Pinterest é conhecido por ser uma rede totalmente focada no apelo visual.
É a rede das fotos bonitas, descoladas e inspiradoras. Com isso em mente, há quem atribui o uso do Pinterest apenas para alguns tipos de empresas. Caso você seja uma dessas pessoas, vamos te convencer do contrário agora!
Se um dia a rede social estava voltada às áreas de Moda, Beleza e Design de Interior, hoje não mais. O repertório de conteúdo se ampliou. Há centenas de milhares de Pins sobre Viagens, Bem-estar, Hobbies, Interesses, Alimentos e Bebidas, dentre outros.
Dentre os usuários, 60% são mulheres e mais da metade (54%) das pessoas cadastradas têm entre 18 e 34 anos. Outro dado que surpreende é o crescimento do número de contas masculinas na rede social: quase 50% mais a cada ano.
Pelos dados, é possível saber que quem decidir usar o Pinterest para empresas, sem dúvidas, vai fazer um bom negócio. Basta investir na produção de conteúdo com fotos e vídeos de alta qualidade.
Mesmo que a maioria dos usuários seja do sexo feminino, por exemplo, isso não significa que seu negócio deva estar no Pinterest somente se vender produtos tradicionalmente feitos para mulheres.
Vamos a dois exemplos para que você entenda melhor o Pinterest para negócios na prática.
Primeiro, imagine uma loja de artesanato e itens de decoração. Imagine também um salão de beleza. Mesmo oferecendo serviços em vez de produtos, é interessante ter uma conta no Pinterest para a empresa.
O que postar no Pinterest?
Em primeiro lugar, você deve ter uma boa compreensão dos tipos de conteúdo que funcionam na rede social.
O Pinterest é uma plataforma interessante por seus vários tipos de conteúdo que podem ajudar a promover seu negócio, vender seus produtos/serviços e direcionar tráfego para seu site.
Por lá você pode postar, por exemplo, fotos de produtos, tutoriais visuais, infográficos, links e textos para seu site/blog e muito mais. Pensando nisso, pense em que formatos melhor evidenciam o que você quer exibir por lá.
Pensando nos nossos dois exemplos propostos acima, da loja de artesanato e do salão de beleza, os Pins poderiam ser, respectivamente:
Para a loja:
● Fotos dos produtos de artesanato.
● Ideias de ambientes decorados com os produtos.
● Processos de produção e materiais utilizados na criação das peças.
Para o salão:
● Compartilhar inspiração de cortes de cabelo.
● Mostrar fotos das clientes com cabelos cortados ou penteados no salão.
● Incentivar colaboradores a ter perfis no Pinterest e a interagir com as pessoas.
● Compartilhar conteúdos úteis, que ajudem a persona de alguma forma: como dicas para cuidar melhor dos cabelos, tendências de penteados, etc.
O segredo do sucesso é pensar com quais “Pins” a audiência vai mais se encantar. E então produzir imagens e vídeos que traduzam isso.
Outra dica importante: depois que você já tiver atividade no Pinterest, poderá fazer análises e entender ainda melhor a persona da sua marca. Isso porque a rede social usa uma ferramenta que fornece métricas sobre os usuários, o Pinterest Analytics.
Veja bem em outro exemplo. Imagine que seu negócio seja uma academia de ginástica. Você cria o Pinterest para Empresas e começa a perceber o interesse em comum que as pessoas têm. São roupas femininas, comida saudável, educação de crianças e jardinagem. Saber disso é ter em mente uma base excelente de informações sobre sua persona.
Valendo-se desses dados, é possível interpretar os resultados e criar o seguinte post: “Pizza fit de espinafre para toda a família”. Certamente, sua persona vai gostar, não é mesmo
Muito bem, agora que temos exemplos do uso do Pinterest para empresas, vamos compreender um pouco melhor como funciona a estrutura da plataforma.
Como usar o Pinterest para empresas
A rede social tem um universo próprio e é essencial conhecê-lo para ter um bom desempenho com a audiência. Saiba como funciona a atividade dentro do Pinterest:
Pin: é qualquer imagem ou vídeo salvo. Para negócios, a parte mais importante não é a mídia em si, mas para onde ela direciona o usuário. É possível inserir links nos pins, adquirir tráfego e gerar vendas.
Boards: os “pins” podem ser organizados em quadros ou boards. Além de seguir contas, você pode seguir quadros para que novos “pins” apareçam no feed. Hoje, são mais de 4 bilhões de painéis.
Feed: é uma lista de todo o conteúdo que você segue, acrescida das sugestões.
Quem usa o Pinterest para empresas pode criar contas profissionais da própria marca. O perfil comercial possibilita até mesmo a empresa exibir anúncios na plataforma. Caso você tenha uma conta, é possível transformá-la em “conta de negócio”.
Pronto! Uma vez que sua conta esteja criada, você está dentro do Pinterest como empresa. Mas isso é só o começo. Confira abaixo dicas que vão fazer sua Estratégia de Marketing ter sucesso.
Pinterest para negócios: dicas para se sair bem!
Agora que você sabe se sua persona realmente utiliza o Pinterest e quais são as principais características da rede, confira dicas para ter uma boa estratégia na plataforma:
Deixe que as pessoas salvem seus conteúdos
Adicione botões de ‘salvar’ as imagens do seu blog e do site: você já deve ter visto isso alguma vez. Basta passar o mouse em cima de uma imagem para aparecer o botão de salvar.
Essa dica é interessante para quem investe na produção de conteúdo.
Use a rede com frequência
Não adianta muito criar sua conta de Pinterest para empresas e deixá-la esquecida por lá. Comece, pelo menos, com um “pin” por dia em um dos seus boards.
Cuide do visual
Usuários que estão no Pinterest (todo mundo, na verdade) gostam de ver imagens bem feitas. As imagens “pinadas” têm muito mais alcance quando são agradáveis visualmente. Mas, cuidado! Evite compartilhar conteúdo criado por outras pessoas, uma vez que pode haver direitos de copyright.
Otimize para dispositivos móveis
Não compartilhe “pins” difíceis de visualizar do celular. A maior parte do tráfego vem desse meio, e certamente você não vai querer perdê-lo. Uma dica é postar e testar de algum celular.
Utilize palavras-chave: por mais que a rede seja visual, cuide também das legendas. Procure colocar palavras-chave que tenham a ver com seu produto ou serviço, a fim de permitir que usuários as encontrem.
Invista em anúncios
Assim como em qualquer rede social, é uma boa ideia pensar em impulsionar conteúdos. Procure aumentar o alcance dos seus “pins” com verbas de anúncio e potencialize ainda mais os resultados. Conheça a função Pinterest Ads.
Conheça os tamanhos certos de imagens!
Como você viu, é possível atrair muito tráfego ao seu negócio por meio do Pinterest — e de qualquer rede social. Uma vez que você encontra sua audiência, vale a pena criar conteúdos direcionados com o propósito de chamar sua atenção.
Por fim, mas não menos importante, você precisa dominar a criação de conteúdo na prática. Para te ajudar nisso, preparamos um guia com todos os tamanhos de imagens ideais para cada rede social - incluindo o Pinterest.
Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!