TikTok nas estratégias de marketing

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Marketing Digital

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O que é TikTok e como usá-lo na sua estratégia de marketing

Venha conhecer e explorar melhor as possibilidades que a rede oferece

Publicado em
05/06/2024 17:14

Tempo de
leitura: 11min

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Venha conhecer e explorar melhor as possibilidades que a rede oferece

A internet se tornou um excelente canal para atrair novos clientes e se relacionar com seu público-alvo nas últimas décadas. Isso fez com que a presença no meio digital seja essencial para empresas que queiram conquistar seu espaço no mercado.

Entretanto, um dos maiores desafios de acrescentar as mídias sociais em sua estratégia de marketing e de vendas é a transformação constante pela qual esse mercado passa. O tempo todo surgem novas redes, novas ferramentas de gestão para elas, novos formatos de conteúdo e isso muda completamente o comportamento do consumidor, isto é, a forma e o tipo de conteúdo que ele acessa.

O TikTok é um bom exemplo dessas transformações. O aplicativo surgiu em 2016 e já ultrapassou a faixa de mais de 1 bilhão de usuários ativos, tornando-se extremamente popular especialmente entre o público jovem.

Para te ensinar o que é o fenômeno TikTok e como usá-lo nas suas estratégias de negócios, elaboramos este artigo especial. Veja agora o que é Toktok e como ele pode oferecer vantagens importantes para quem quer divulgar um negócio e vender mais!


 


O que é o TikTok

Você provavelmente já ouviu falar dele, mas será que sabe mesmo o que é TikTok?

O TikTok é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. Criado na China em 2016, o app ganhou o mundo e, hoje, é uma das redes sociais mais populares já criadas.

Em tão pouco tempo, o aplicativo já fez barulho não só conquistando adeptos pelo mundo, mas chegando a ser banido dos Estados Unidos pelo então presidente Trump.

Novidades como o aplicativo exigem atenção redobrada às mudanças e uma cultura de constante inovação, a fim de aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado e corresponder ao tipo de conteúdo que os consumidores buscam. Neste post, vamos entender por que o TikTok vem se tornando tão importante e de que forma é possível explorar essa ferramenta para aumentar suas vendas e melhorar seu relacionamento com o consumidor.

Como funciona o TikTok?

O TikTok tem como principal conteúdo os vídeos curtos, com limite máximo de três minutos cada um. O app está disponível para Android e IOS e oferece também o recurso de transmissões ao vivo - ou lives, como são mais conhecidas.

Os usuários da plataforma podem editar, gravar e modificar o vídeo da forma que melhor entenderem antes de postar. De modo geral, o foco dos conteúdos tende a apresentar caráter humorístico, embora o formato de dublagem seja bastante popular no App. Além disso, os vídeos de maior destaque costumam viralizar não só na plataforma, mas em outras redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook.

Assim como nas plataformas tradicionais, o TikTok App possui ferramentas de engajamento. Seus usuários podem curtir, comentar,compartilhar e salvar as publicações alheias, enviar mensagens diretas, bem como seguir perfis cujo conteúdo acreditem ser interessantes.

O TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os conteúdos de acordo com o consumo e o engajamento dos seus usuários. O uso de hashtags também auxilia no processo de segmentação.


 


Por que usar o TikTok na estratégia de marketing

O grande destaque do TikTok App quando o assunto é marketing envolve a construção de branding e aumento de vendas mediante o marketing de influenciadores.

Uma pesquisa sobre o TikTok no Brasil mostra que 73% dos usuários brasileiros seguem influenciadores no aplicativo, abrindo espaço para o marketing de influência, que também está em alta.

Outro dado que também chamou a atenção foi que 33% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok.

Isso oferece significativo espaço para a divulgação do seu produto ou serviço por meio dos perfis dessas personalidades, assim como pelo seu próprio perfil na rede ou anúncios pagos na mesma. De mais a mais, o investimento em branding que utiliza o canal de outras pessoas no TikTok permite que sua empresa teste o alcance da ferramenta e o quão vantajosa ela pode ser para o seu negócio, antes de estruturar um time novo ou modificar sua estratégia de marketing visando explorar um novo canal de aquisição.

TikTok para relacionamento com os consumidores

Saber o que é TikTok é importante, mas você também precisa explorar melhor as possibilidades que a rede oferece.

Você pode também, é claro, criar um perfil na plataforma e utilizá-lo para a divulgação de conteúdos e a construção de uma audiência. Para isso, é importante pensar na elaboração de conteúdos dinâmicos, humorísticos e de caráter viral. A ideia é construir memes, gerar peças criativas e que engajem a sua audiência.

Isso faz com que o TikTok App não seja uma rede exatamente voltada para conteúdos fundo de funil, mas para alcançar pessoas novas, ampliar o engajamento com seus usuários e construir um relacionamento com a sua rede de consumidores. A construção de um branding em uma rede social como o TikTok acaba sendo de baixo custo e com alto potencial de alcance. Outro diferencial é que o app possibilita a elaboração de um brand voice por meio dos vídeos e do conteúdo que você cria, fazendo com que os seus usuários conheçam os valores da sua empresa e se identifiquem com ela, auxiliando no processo de fidelização com a marca.

Público do TikTok

O TikTok, hoje, possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, superando redes como Twitter e Snapchat. Existe representação de todo tipo de público na plataforma, não sendo apenas pessoas muito jovens. Ainda assim, as pessoas com menos idade são as que mais acessam a rede. Cerca de 41% dos usuários estão na faixa etária entre 16 e 24 anos.

Dessa forma, é importante analisar as personas do seu negócio, que são representações dos seus cliente ideais, e verificar se o seu público se encaixa nesses perfis antes de investir pesado nessa plataforma . É válido lembrar também que o TikTok é uma rede social relativamente nova e ainda em processo de popularização no Brasil, podendo ampliar seu público e diversificá-lo nos próximos anos.

Como usar o TikTok para aumentar as vendas

Embora o TikTok App seja uma rede mais focada para conteúdos mais introdutórios, que vão apresentar sua marca para pessoas que talvez ainda não conheçam ou estejam prontas para comprar, é possível ampliar suas vendas em longo prazo.

Isso porque, embora sua audiência possa não estar em momento de compra, é provável que um dia ela precise do seu produto e, por meio da sua estratégia de engajamento, saiba o que a sua marca oferece e quando poderá recorrer a você.

Além disso, a empresa reconhece que precisa ajustar a parte comercial da ferramenta. Por isso, estão sendo feitos testes para a inserção mais eficaz de anúncios, assim como outros tipos de otimização que facilitaram o sistema de comercialização no TikTok, que atualmente ultrapassa a marca dos 50 milhões de dólares em compras na plataforma.

Como começar a usar o TikTok

Em relação a produzir conteúdo para o TikTok, não são necessários muitos recursos, apenas bastante criatividade. Primeiramente, deve ser criada uma conta.

Em seguida, é importante ter um escopo de postagens, com pequenos roteiros de como elas serão geradas e quais seus objetivos. Uma das vantagens do TikTok é que a ferramenta não necessariamente exige que seus produtores de conteúdos sejam experts em edição de vídeo, oferecendo formas de edição facilitadas em sua plataforma.

Para construir sua pauta de postagens, é uma boa ideia aproveitar as tendências da rede para produzir conteúdos iniciais. Você pode, por exemplo, participar dos desafios musicais que constantemente viralizam na plataforma.

Outra sugestão é você se inspirar em memes e acompanhar as tendências do momento. É possível criar vídeos dublando áudios que viralizaram, compartilhar cenas engraçadas do cotidiano da sua empresa ou da sua equipe, utilizar seus produtos como inspiração e relacioná-los com elementos da cultura pop.

É importante sempre explorar a veia cômica de uma situação, em busca de fazer com que as pessoas se identifiquem com aquela cena e compartilhem com os amigos.

Uma forma de se inspirar e ter ideias é fazer uma pesquisa com sua audiência em outras redes sociais e verificar se eles utilizam a plataforma. Caso positivo, procure entender qual o tipo de conteúdo eles gostariam de ver. Isso pode oferecer a sua equipe um direcionamento e facilitar o começo da sua estratégia, ajustando-a aos poucos à medida que o seu número de seguidores cresce.


 


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