O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico que envolve a criação e distribuição de uma variedade de conteúdo. Ele é muito comum no ambiente digital, mas também pode acontecer em ações offline.
Os objetivos do marketing de conteúdo são atrair, engajar, entreter, informar e converter clientes em potencial, fornecendo conteúdo valioso e relevante. Um bom marketing de conteúdo aumenta a fidelidade e a retenção de clientes.
Quando bem feito, o marketing de conteúdo desempenha um papel importante na geração de resultados. De acordo com um relatório da HubSpot, 70% dos profissionais de marketing investem e apostam no marketing de conteúdo porque ele é capaz de gerar autoridade para a marca de uma maneira que muitos outros tipos de marketing não conseguem fazer. Ele ajuda as marcas a contar a história de sua empresa e o que ela representa de maneira autêntica e envolvente.
Quais as vantagens do marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo ajuda você a:
● Construir reconhecimento, confiança e lealdade da marca - as pessoas que consomem seu conteúdo, descobrem sua marca, criam uma impressão do seu negócio e, a partir disso, pode ser construído um relacionamento duradouro. Publicar conteúdo informativo e relevante significa que sua empresa será vista como confiável. Quanto mais seu público confiar em você para obter informações, maior a probabilidade de comprar de você.
● Alcançar um público que não gosta de anúncios- usar conteúdo em vez de publicidade tradicional pode ajudar você a alcançar clientes em potencial que podem usar software de bloqueio de anúncios para evitar ou ignorar ativamente a publicidade tradicional.
● Manter os custos baixos - não há custos financeiros para a publicação de conteúdo e a maior parte do trabalho pode ser feito na própria empresa. Isso significa que seus gastos podem ser mantidos baixos.
● Aumentar o tráfego e as conversões - conteúdo de qualidade atrai seu público para o seu site, aumentando o tráfego da web. Uma vez que eles estejam em seu site, você pode persuadi-los a se registrar ou fazer uma compra (ou seja, converter).
● Apoiar suas outras táticas de marketing - um bom conteúdo é importante para o sucesso de muitas outras táticas de marketing, como otimização de mecanismos de pesquisa, mídia social e relações públicas, por exemplo.
Pontos de atenção no marketing de conteúdo
Os benefícios que você acabou de ler são tentadores, mas o marketing de conteúdo também traz algumas dificuldades. A boa notícia, é claro, é que você pode superar todas elas facilmente, então nada de desanimar!
Alguns dos principais desafios do marketing de conteúdo incluem:
● Os benefícios não são imediatos - o marketing de conteúdo pode ser um processo longo. Normalmente, há um período de tentativa e erro para descobrir o que funciona melhor antes de ver os resultados.
● Habilidades e recursos - o marketing de conteúdo pode consumir uma boa quantidade de tempo. Você precisa criar conteúdo, publicá-lo em seus canais de marketing e analisar o impacto. Para criar certos tipos de conteúdo, como infográficos e vídeos, pode ser necessário terceirizar ou desenvolver suas habilidades internas.
● Encontrar ideias de conteúdo - pode ser complicado ter ideias para novos tópicos e formatos eficazes. Isso se tornará mais fácil à medida que você avança e pode analisar o impacto do conteúdo anterior.
● Avaliação - é relativamente fácil medir o efeito que seu marketing de conteúdo tem no tráfego da web e nas conversões online. Por outro lado, pode ser mais difícil determinar o impacto do seu conteúdo na reputação, reconhecimento e fidelidade da marca.
Por que o marketing de conteúdo é essencial para uma pequena empresa?
As pequenas empresas normalmente têm uma base limitada de seguidores e trabalham com uma menor escala de clientes. Eles precisam de estratégias e campanhas de marketing digital potentes para estabelecer sua identidade de marca. O marketing de conteúdo é uma força poderosa que permite que eles estabeleçam uma estratégia de atração de clientes.
Por meio da criação e compartilhamento de conteúdo envolvente, enquanto a marca não está se vendendo diretamente, está atraindo clientes em potencial para seu site ou páginas de mídia social.
Nas vendas pela internet, agora, não se trata mais apenas do que você tem a oferecer, mas quanto essa oferta é boa e atrativa. As empresas de sucesso agora se concentram na eficácia com que podem se conectar e interagir com seu público enquanto transmitem a mensagem da marca e alcançam sua agenda de negócios.
Como criar um plano de marketing de conteúdo: primeiros passos
Os esforços de marketing de conteúdo podem elevar a visibilidade da sua empresa e atingir seu público-alvo, como você já viu até aqui. Para começar com o marketing de conteúdo, os primeiros passos são:
Estabeleça metas. Como parte de sua estratégia de mercado de conteúdo, defina metas mensuráveis e específicas que o ajudem a impulsionar os negócios, como: aumentar a receita em um determinado valor ou porcentagem, aumentar o reconhecimento da marca aumentando o tráfego para seu site, aumentar sua base de seguidores nas plataformas de mídia social.
Descubra seu mix de conteúdo. Que tipo de conteúdo criará confiança com seu público? Se você estiver vendendo workshops ou cursos, convém se concentrar em artigos educacionais otimizados para SEO. Se você está vendendo calçados especializados, o conteúdo de marketing de produtos pode ajudar os clientes a entender como seus sapatos são melhores e mais confortáveis que os da concorrência. Sempre busque o melhor formato para o conteúdo que você quer divulgar.
Crie conteúdo para seu público. Os consumidores esperam que o conteúdo das marcas seja de alta qualidade. Invista em boa redação, belas imagens e ótima produção se estiver fazendo conteúdo multimídia.
Distribua esse conteúdo para o seu público. Onde seu público-alvo passa o tempo online? Se você está tentando alcançar a Geração Z, pode encontrá-los no TikTok. Se você está tentando alcançar os millennials, pode encontrá-los no Instagram. Projete uma estratégia de distribuição para seu público específico.
Revise e ajuste. Acompanhe seu progresso em relação às metas que você definiu. Se algo não estiver funcionando, tente descobrir o motivo e ajuste suas estratégias de marketing de conteúdo daqui para frente. Você pode usar ferramentas como Google Analytics, Buffer, Mailchimp e muito mais para rastrear análises e métricas importantes.
Canais populares de marketing de conteúdo
Criar conteúdo é a parte central do marketing de conteúdo, mas não é a única. Mesmo que você tenha o melhor conteúdo do mundo, não pode presumir que os clientes o encontrarão. É aí que a distribuição entra em jogo.
Alguns canais permitem a distribuição dentro da plataforma – como mídias sociais ou e-mail marketing – enquanto outros, como postagens em blogs ou podcasts, não. Para isso, você terá que determinar uma estratégia dedicada para divulgar seu conteúdo para seu público.
Os canais de distribuição de conteúdo incluem:
Plataformas de mídia social. Isso inclui Tik Tok, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. O conteúdo pode ser distribuído em plataformas sociais de forma orgânica (ou seja, você não paga nada) ou por meio de publicidade paga.
Plataformas de vídeo. O TikTok e o Instagram são feitos para vídeos de formato curto, enquanto o YouTube é ótimo para vídeos de formato mais longo. Todas essas plataformas também vendem publicidade para marcas que desejam pagar para divulgar seu conteúdo de vídeo.
Podcasts. Existem muitas plataformas que você pode usar para distribuir um podcast, como Apple Podcasts, Spotify, Buzzpprout. Fazer com que seja ouvido pelos ouvintes é outra coisa. Você pode aproveitar suas outras plataformas, como mídias sociais, para divulgar seu podcast ou anunciar em outros podcasts que alcancem os ouvintes que você deseja.
Boletins informativos por e-mail. O email marketing é uma das formas mais diretas de alcançar as pessoas na jornada de compra. Para usar o e-mail com eficiência, você precisa criar uma lista de assinantes – o que pode ser feito coletando endereços de e-mail em vários pontos do site.
Blogs. Os blogs foram muito populares no início da vida da internet e voltaram com tudo graças ao marketing de conteúdo. Por meio de blogposts, as empresas conseguem divulgar conteúdo rico e explicativo sobre seus produtos, a fim de levar o público-alvo a conhecer melhor o que você oferece, considerar sua empresa como solução e, no fim das contas, levar ao momento da compra.
Landing pages. No marketing de conteúdo, uma landing page é uma página da web independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. É onde um visitante chega depois de clicar em um link em um e-mail, em um blog, post de redes sociais, anúncios ou lugares semelhantes na web. As landing pages existem para que seu público ofereça dados de contato em troca de conteúdo que você produziu ou outras vantagens. A partir desses dados, você poderá estabelecer um contato mais próximo com o público e levar um futuro consumidor a compra.
É importante ressaltar que a distribuição de conteúdo não é um exercício único. Você também pode redirecionar seu conteúdo e compartilhá-lo várias vezes para obter o maior impacto de seus esforços. Por exemplo, uma postagem do Tik Tok pode ser colocada no Instagram Reels, parte do seu boletim informativo por e-mail ou citações do seu podcast podem ser postadas no Facebook e os artigos do blog podem ser promovidos por e-mail.
Desenvolva um calendário de marketing de conteúdo com base em seus objetivos
Organize sua estratégia de conteúdo de acordo com as datas de publicação e um cronograma de trabalho.
Com conteúdo, o ponto principal é produzir e postar frequentemente os conteúdos que levarão seu público a interagir, conhecer melhor sua marca e, claro, comprar.
Desenvolver um calendário de conteúdo para cada plataforma que você usará para a campanha de marketing é uma boa ideia para facilitar o trabalho. Isso inclui seu blog e plataformas de mídia social como Facebook e Instagram
Seu calendário deve incluir datas para cada etapa de sua campanha de marketing de conteúdo, desde a criação e visualização do conteúdo até a revisão e publicação.
Para te ajudar nessa missão, nós preparamos um guia sobre como montar um calendário de conteúdo com um modelo gratuito para você utilizar.
Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!