O impacto dos hábitos de consumo da Geração Z
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Hábitos de consumo da Geração Z

Conheça os hábitos de consumo da geração Z que estão transformando o mercado

Publicado em
10/12/2024 20:37

Tempo de
leitura: 4min

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Conheça os hábitos de consumo da geração Z que estão transformando o mercado

Você já ouviu falar como a Geração Z vem mudando paradigmas atuais de consumo? Essa geração é formada por quem nasceu entre meados da década de 1990 e 2010, ela compreende os primeiros nativos digitais, ou seja, para eles não há divisão entre ON e OFF e valorizam fortemente o consumo responsável bem como a expressão da sua identidade, ou o pertencimento do produto. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a Geração Z corresponde a 32% da população mundial. Só aqui no Brasil, são 47 milhões de pessoas nessa faixa etária, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desses jovens, 48% são economicamente ativos e fazem parte do mercado de trabalho.

Nesse sentido, como é uma geração que está se tornando uma parte relevante da população economicamente ativa, é importante entender os seus comportamentos de consumo para conseguir atendê-los. A gen Z tem hábitos de consumo que se destacam por serem exigentes, sustentáveis e conectados com a tecnologia. A geração Z busca a sustentabilidade pois valorizam o consumo sustentável e se preocupam com questões éticas. Além disso por serem nativos digitais priorizam o uso da tecnologia em suas compras.


 


A experiência é um fator importante pois querem sentir que o valor pago valeu a pena. Buscam também a personalização e a autenticidade. Sempre pesquisam antes de comprar e com isso são considerados consumidores informados. Mesmo sendo familiarizados com o ambiente online preferem comprar presencial pelo imediatismo da entrega e por poderem ver o produto. Procuram sempre marcas que se identificam com os seus valores e compartilham das mesmas ideias. Para essa geração os aspectos do ESG são muito importantes estarem presentes e evidenciados no negócio, tais como, o que fazem para o meio ambiente, quais ações sociais essa marca se relaciona e como ela faz a governança, seja com a comunidade do entorno, seja com seus fornecedores.

A geração Z também se destaca por ser ativa em vários setores de consumo, como varejo, saúde e investimentos. Não há dúvidas de que seu maior foco precisa ser nessa geração, ao mesmo tempo, eles farão você reinventar sua forma de vender.


 
 


 

Para entender o comportamento de consumo dessa nova geração, é essencial conhecer os cinco principais fatores que os influenciam na compra:   

  • Comparação de preço e busca por promoções: os membros da geração Z são conscientes do preço e adoram encontrar promoções. Eles comparam os preços de diferentes produtos antes de fazer uma compra;   
  • Escolha pelo canal de compra: as compras online ganharam destaque. A escolha do canal de compra pode influenciar significativamente as decisões de compra, conveniência de compra e benefícios: eles valorizam a facilidade de compra e buscam benefícios reais. A conveniência é uma prioridade;   
  • Negociação por preço x valor de marca: a geração Z está disposta a mudar de marca se isso significar economizar dinheiro. No entanto, eles também valorizam marcas que compartilham seus valores;  
  • Relacionamento e comunicação: para conquistar a geração Z, as empresas precisam se envolver em comunicação autêntica e estabelecer relacionamentos sólidos com seus clientes.

Portanto diante do cenário de mudanças é importante se aprofundar e conhecer o que é mais importante para a nova geração para que o seu negócio vá se atualizando e se estruturando para atender aos novos consumidores.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 10/12/2024 20:37

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