A economia criativa tem emergido como uma força motriz fundamental para o crescimento econômico em todo o mundo, abrangendo setores diversos que incorporam talento, inovação e criatividade. Com o advento da tecnologia e a transformação digital, novas oportunidades surgem para empreendedores e visionários desbravarem novos caminhos no mercado. Neste conteúdo, exploraremos a fascinante diversidade da economia criativa, apresentando 11 exemplos inspiradores de negócios que florescem através de suas ideias originais e abordagens inovadoras.
Cada um desses exemplos ilustra como a economia criativa transcende fronteiras e desafia as convenções, impulsionando o desenvolvimento econômico de maneira sustentável e aprimorando a experiência do consumidor em diferentes setores.
Confira cada um dos exemplos e veja como eles podem ajudar você a compreender melhor as dinâmicas da economia criativa e como ela se tornou um ecossistema próspero para a inovação e o crescimento empresarial. Veja agora os 11 exemplos de negócios que estão moldando o futuro com suas ideias inovadoras e soluções imaginativas em Minas Gerais, no Brasil e no mundo!
11 negócios criativos para se inspirar
1. Catarse
A Catarse é uma plataforma online de financiamento coletivo, que entrou no ar em 17 de janeiro de 2011 e tem o objetivo de auxiliar o impulsionamento de projetos que precisam de dinheiro para saírem do papel. Na plataforma, pessoas e empresas podem contribuir voluntariamente para um projeto cadastrado por lá. A plataforma foi o primeiro sistema de crowdfunding do Brasil e, hoje, é a maior do mercado.
2. Macaco Indústria Criativa
A Macaco Indústria Criativa é uma produtora fundada em Belo Horizonte e especializada em tirar do papel grandes projetos de música e cultura. Em sua essência, a produtora acredita no potencial transformador do entretenimento e trabalha para proporcionar experiências, reflexões e mudanças em todas as pessoas envolvidas no setor criativo. Hoje, a empresa tem em seu portfólio grandes eventos realizados em Minas Gerais, como o Festival Sarará, o Festival de Jazz e o Jângalove.
3. Hardy Design
A Hardy Design é um estúdio de design baseado em Belo Horizonte e São Paulo, que desenvolve soluções para projetos de identidade, embalagem, editorial, estratégia, produto, ambientação e sinalização. O estúdio trabalha em uma estrutura integrada, que permite a participação das sócias e envolve o cliente no processo para ir além da forma, adicionar valor e significado aos nossos trabalhos e responder aos constantes desafios do nosso tempo.
4. Entre Entretenimento
A ENTRE Entretenimento cria e realiza projetos e conteúdos inéditos de teatro, audiovisual e live events. Entre os projetos da produtora está o “Grandes Músicos para Pequenos”, um projeto de teatro focado no público infantil, que busca apresentar trechos da biografia e a obra musical de importantes intérpretes e compositores da música brasileira. O projeto nasceu em 2013, com a estreia de Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças. O espetáculo já passou por diversos estados e atraiu mais de 90 mil espectadores.
5. CoolHow
O CoolHow é um laboratório criativo, fundado em Belo Horizonte e liderado por Tiago Belotte, que reúne talentos de alta performance em torno de desafios para criar, de forma ágil, experiências de aprendizagem e soluções que respondam às transformações dos negócios, da sociedade e do planeta.
6. Mientras Dura
Criado em 2015 por Breno Barreto e Yonanda Santos, a Mientras Dura é um dos principais projetos da cena de música eletrônica independente de Belo Horizonte e movimenta sua vibrante cena cultural, uma das mais interessantes do país. Suas edições atraem milhares de pessoas e já receberam artistas de todo o Brasil e diversos outros países.
Mercado Novo - centro de negócios criativos
Foto: Jornal O Tempo
O Mercado Novo, em Belo Horizonte, não é apenas um projeto de economia criativa, mas um local que abriga centenas de marcas que fazem parte dessa indústria. O mercado é um centro comercial que abriga 1.200 lojas e quase metade delas faz parte da economia criativa. Quem visita o local encontra moda, bares e restaurantes, marcas de artesanato, livrarias e lojas de discos. O Mercado Novo recebe mais de 15 mil visitantes por semana e é um sucesso de público e, claro, de negócios criativos mineiros.
Entre os negócios que fazem sucesso no Mercado Novo estão, por exemplo:
1. Made in Beagá
A marca de Belo Horizonte, que faz trocadilho em inglês com o fato dos produtos serem feitos na cidade, vende arte, artesanato e presentes diversos que remetem à cidade. Possui loja física no Mercado Novo e loja virtual, no site.
2. Jambu Bags
A Jambu é uma marca de bolsas criada da união entre Carol Maqui, diretora criativa e sócia da marca, do Norte de Minas, e seu sócio, Swami Cabral, do Pará. As peças, vendidas tanto no Mercado Novo quanto na loja online, são modeladas pelo Agostinho Neto, que trabalha há 11 anos desenvolvendo e aprimorando técnicas sob matérias primas sem pele animal.
3. Fogão Vermelho
O Fogão Vermelho é um restaurante comandado apenas por mulheres no Mercado Novo. O nome do estabelecimento já deixa claro o que é vendido por lá: comida mineira de verdade, preparada no fogão à lenha. Com um cardápio clássico, que traz feijão tropeiro e torresmo como os carros-chefes da casa, o restaurante serve almoço e petiscos no Mercado.
4. Feed the Feet
A Feed the Feet é uma marca de meias mineira que existe desde 2015, feita por mulheres. Possui fortes influências da Cultura do Skate, do Lifestyle Californiano, das atividades praticadas ao ar livre e por movimentos independentes. Com o passar do tempo o nicho da marca aumentou, e além de trabalhar com o público skatista, a FTF foi acolhido pelo público LGBTQI+ e também por artistas independentes.
5. Casoca
A Casoca é uma plataforma que reúne informações de diferentes produtos do mercado de arquitetura e decoração. Por meio do catálogo online, os profissionais e empreendedores da área têm acesso gratuito a informações, fotos, medidas e especificações técnicas de produtos das principais marcas do país. A plataforma disponibiliza, também, blocos 3D funcionais que melhoram o processo de representação gráfica para os projetos de interiores.
Gostou de conhecer os negócios criativos deste conteúdo? Quem sabe o seu negócio não faz sucesso e entra em uma lista como essa?
Continue aprendendo sobre economia criativa para ir mais longe! Assista ao vídeo e saiba mais sobre “Como empreender na economia criativa”
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.