Você tem um negócio informal, porém acredita que chegou o momento de se tornar mais profissional e se formalizar como empresa. Talvez seja a hora de se tornar MEI! Mas afinal, o que é e como ser MEI?
O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que possui uma empresa cuja atividade é permitida e regulamentada, mas com algumas características específicas. Entre elas está não possuir sócios, tem uma receita bruta anual de até R$81 mil e pode contratar um funcionário.
Ao se formalizar como MEI você passa a ter CNPJ, ou seja, torna-se uma pessoa jurídica. Oficialmente é uma empresa! E isso oferece muitas vantagens, como por exemplo ter um número maior de fornecedores. Com isso, é possível comprar melhor os produtos necessários para o seu negócio e melhorar a sua competitividade no mercado.
Uma outra facilidade é poder emitir notas fiscais e, como consequência, aumentar o número de clientes. Além disso, torna-se possível abrir uma conta bancária como pessoa jurídica para ter acesso a crédito, máquinas de cartões e outros serviços. Certamente a sua apresentação aos clientes será muito mais profissional.
O Sebrae Minas apresenta uma cartilha que esclarece as principais dúvidas sobre formalização do MEI. Confira, também, orientações na solicitação de alvará e de outros registros importantes para o funcionamento do seu negócio.
Bora aprender como ser MEI e formalizar o seu negócio? Acesse o conteúdo e mãos à obra!
Em caso de dúvidas, entre em contato no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.