Método Markup - Negócios na moda

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Planilha de precificação - Método Markup - Negócios na moda

Utilize o método Markup para precificar os produtos de seu negócio da moda

Publicado em
03/05/2024 17:10

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Utilize o método Markup para precificar os produtos de seu negócio da moda

Definir o preço do produto é, quase sempre, um desafio para quem empreende. Para ajudar nesse processo, existem algumas estratégias e métodos de precificação. Um deles é o markup.

O markup é um método rápido de precificação, que envolve a adição de uma porcentagem fixa ao custo do produto para determinar o preço de venda. Com ele, é possível construir uma base para um preço final mais competitivo e atraente para os clientes.

Mas, é muito importante ressaltar que o método de markup é uma abordagem simplificada e não leva em consideração fatores como demanda do mercado, elasticidade de preço, estratégias de posicionamento da marca e outros elementos mais complexos.

Por isso, a ferramenta de markup te ajudará a dar os primeiros passos na precificação do seu produto, mas será necessário que você complemente a precificação com uma análise cuidadosa do mercado e da concorrência e, se preciso, faça ajustes no valor final.

Passo a passo para utilizar o método markup:   

  1. Escolha a aba de preenchimento de acordo com o seu negócio (comércio ou indústria);   
  2. Preencha os campos marcados em amarelo com as suas informações, seguindo como referência o exemplo do lado esquerdo;   
  3. Insira primeiramente o nome do produto e o seu custo;   
  4. Logo abaixo, coloque eventuais gastos, como embalagens e etiquetas, e o custo de cada um;   
  5. Em seguida, altere o percentual de markup para prever o preço de venda que irá utilizar;   
  6. Liste abaixo os Gastos Variáveis (como imposto, comissão, frete e taxa de cartão) e Fixos (como despesas administrativas), alterando apenas a coluna de percentual;   
  7. Com os dados preenchidos, a ferramenta te dará o lucro por unidade e também o percentual de lucro. Analise esses dados, levando em consideração os fatores externos que mencionamos lá em cima.

Veja um exemplo:

Uma loja de acessórios vende um colar prateado por R$30,00. Para chegar até o preço de venda, ela teve que formular o seguinte cálculo:

- Custo final do produto: R$21,00 (custos diretos: fornecedores).

- Proporcional do empreendimento: R$1,50 (custos indiretos e fixos: água, energia elétrica, gás, aluguel do estabelecimento).

- Lucro: R$10,00 (aqui o lucro é o responsável pelo crescimento da empresa).

Já para cálculo do preço da indústria, considere o seguinte raciocínio:

Uma confecção fabrica vestidos e revende a R$55,00 para lojas de roupas. Para que ela tenha lucro, considere os seguintes cálculos:

- Custo final do produto: R$340,00 (custos diretos: fornecedores)

- Proporcional do empreendimento: R$2,00 (custos indiretos e fixos: água, energia elétrica, gás, aluguel do estabelecimento)

- Lucro: R$15,00

Quer saber como o método markup funciona na prática? Faça o download da planilha que preparamos e confira! Nela, você terá duas abas, uma para cálculo da indústria e a outra para comércio. Ambas com exemplo para ajudar no preenchimento.

Bora começar a precificar seus produtos com eficiência? Faça o download da planilha e mãos à obra!

E para saber mais sobre precificação na indústria de moda acesse nosso artigo e fique por dentro de quais critérios considerar na hora de atribuir preço às peças fabricadas.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 03/05/2024 17:10

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