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Material de construção: dicas de merchandising visual para as vendas

Saiba como elementos visuais podem criar ambientes atrativos e organizados, melhorando a experiência dos clientes e estimulando-os a comprar

Publicado em
31/10/2024 17:03

Tempo de
leitura: 6min

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Saiba como elementos visuais podem criar ambientes atrativos e organizados, melhorando a experiência dos clientes e estimulando-os a comprar

O Brasil tem cerca de 153 mil lojas de material de construção, de acordo com levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Segundo a entidade, esse número é o maior já registrado pelo relatório em 17 anos. Em 2006, o país tinha pouco mais de 103 mil lojas.

Além de refletir um mercado aquecido, os dados da pesquisa também revelam um cenário competitivo, independente do porte do negócio.

Diante dessa realidade, as lojas precisam adotar estratégias para impulsionar as vendas e se destacarem junto aos clientes.

Uma forma de fazer isso é utilizar o merchandising visual para facilitar a experiência de compra dos consumidores e, consequentemente, aumentar o ticket médio.

A seguir, você vai saber mais sobre essa ferramenta e ver dicas que vão auxiliar a sua loja a se destacar no mercado.


 
 


 

Merchandising visual: o que é?

O merchandising visual é uma estratégia utilizada para chamar a atenção dos clientes a partir da criação de um ambiente atrativo e organizado.

Através da utilização de elementos visuais, é possível guiar o cliente pelas seções da loja de material de construção para que ele seja estimulado comprar, seja por necessidade ou impulso, o que proporciona um aumento das vendas.

Essa estratégia vai além das soluções de arquitetura e envolve a disposição e o destaque dado aos produtos.

Displays atrativos, organização por categorias e sinalização objetiva são alguns elementos utilizados para melhorar a experiência dos clientes e estimulá-los a comprar.

Vantagens

O aumento das vendas não é a única vantagem de adotar o merchandising visual. Também podemos citar:     

  • A satisfação e fidelização dos clientes;     
  • O fortalecimento da marca no mercado;     
  • A construção de uma identidade bem definida para a loja.

Antes de começar

Para começar a aplicar essa ferramenta, antes, é muito importante ter alguns pontos bem definidos. São eles:  

  • Conhecer bem o seu público-alvo vai ajudar na construção de uma estratégia de merchandising visual;  
  • Compreender quais são os produtos de destaque da loja também é essencial para desenvolver esse trabalho;  
  • Entender bem o posicionamento da marca, pensando nos valores e objetivos, é outro ponto fundamental para esse planejamento.


 
 


 

8 dicas de merchandising visual

1 - Atenção à fachada

A fachada é, muitas vezes, a primeira imagem que um cliente tem da loja. Por isso, certifique-se que ela esteja limpa e atenda às normas locais.

Aqui, é possível explorar as cores que fazem parte da identidade visual da marca e utilizar recursos tecnológicos, como painéis eletrônicos.

2 - Iluminação faz diferença

Uma iluminação adequada, nem muito escura ou clara em excesso, pode criar uma sensação de amplitude e bem-estar para a sua loja.

3 - Organização deve ser lógica

A organização dos produtos expostos deve ser pensada de forma lógica, com os itens mais populares em locais de fácil acesso.

O tamanho dos corredores da loja também é um aspecto a ser considerado. Eles devem ser amplos o suficiente para acomodar clientes e carrinhos de compras.

4 - Clareza na sinalização

Uma sinalização clara para indicar as diferentes seções da loja é essencial. A clareza ainda deve orientar as informações sobre os preços e características dos produtos.

Essa característica também deve estar presente na hora de destacar as promoções especiais.

5 - Comunicação visual em ordem

Ordem é fundamental para a comunicação visual de uma loja. Etiquetas, faixas e cartazes colados diretamente nos produtos e nas paredes podem emprestar um aspecto carregado e desordenado ao ambiente.

6 - Use cores especiais

A identidade visual de uma loja é formada por cores que são associadas à marca. Por isso, na hora de destacar produtos, use uma cor especial e que se diferencia das demais.

Pensar e utilizar uma paleta especial de cores favorece os produtos destacados e estimula o consumo.

7 - Facilite a jornada do cliente

Pensar na jornada do cliente dentro da loja garante uma experiência positiva. A organização dos produtos deve simplificar a busca dos consumidores.

A jornada deve ser fluída, com os clientes sendo conduzidos naturalmente pelas seções. Isso evita confusões e torna a experiência agradável.

8 - Tenha um calendário de promoções

Promoções devem ser pensadas de forma estratégica e devem seguir um calendário, que também pode considerar produtos sazonais e datas especiais.

Fazer parcerias com fornecedores garante que a loja esteja pronta para as promoções planejadas e que os clientes tenham acesso aos produtos destacados.


 


 

Atraia os clientes e venda mais

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Através da consultoria “Boas práticas em Ambientes Comerciais – Layout e Aspectos do Visual Merchandising”, sua loja pode se tornar mais atrativa para os clientes.

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Publicado em 31/10/2024 17:03

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