A moda vem sofrendo transformações à medida que se aproxima da grande tendência apontada nos conceitos de diversidade, equidade e inclusão, o tão falado D&I.
Diante desse fato, torna-se relevante falarmos do mercado de moda plus size ou na moda all sizes, em que contempla em sua grade números maiores para todos os corpos, tendo a possibilidade de atender uma gama maior de corpos e tamanhos.
Com isso, percebemos uma evolução do setor de moda uma vez que ele está buscando se adequar à nova tendência que é ter vestimenta disponível para todos os corpos e também de uma moda agênero. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
Breve panorama do mercado plus size
O mercado de moda plus size cresce mais rápido que os demais segmentos. Logo percebemos uma oportunidade a ser explorada, pois é importante ressaltar o tamanho desse mercado no Brasil que movimentará R$ 15 bilhões em 2027, de acordo com um levantamento realizado pela ABPS (Associação Brasil Plus Size).
Segundo esse relatório, o segmento cresceu 75% no país nos últimos 10 anos - o mesmo estudo apontou um faturamento de R$ 9,6 bilhões do segmento em 2021.
Moda plus size como oportunidade de negócio
Analisando o mercado na ótica do consumidor, em pesquisa realizada pela MindMiners no Brasil, 61% das pessoas obesas sentem dificuldade para encontrar roupas do seu tamanho nas lojas mais populares, o que mostra que ainda há espaço para ser alcançado dentro desse segmento.
Quando falamos de um mundo inclusivo é importante ressaltar a necessidade de vestir uma amplitude maior de corpos, além de todos os padrões, para garantir que as empresas de vestuário aos poucos responderam às necessidades do mercado, trazendo em suas linhas tamanhos e estilos que visam atender um público mais diversificado e com muito poder de compra. Lembrando que a moda plus size oferece mais do que simplesmente roupas, é além de tudo um veículo de expressão pessoal e autoaceitação.
Com isso vale dizer que o estudo global “What Women Want” revelou que 64% dos brasileiros entrevistados acreditam que as marcas de moda são as que mais ajudam na construção da autoestima. Logo, torna-se fundamental investir em mais opções para esse público pois elevando a autoestima aumenta-se a possibilidade de consumo não somente de vestuário mas de toda a cadeia que compõe o segmento.
Com isso a moda plus size desempenha um papel fundamental no empoderamento e inclusão da população à medida que continuamos a quebrar barreiras e a celebrar a diversidade, estabelecendo assim um caminho para uma indústria mais diversa e representativa.
As diversas configurações corporais da população brasileira ainda são um desafio para o segmento de vestuário, mas percebe-se que o mercado tem trabalhado para ampliar sua grade de tamanhos e adaptar coleções para atender as demandas que têm surgido no setor.
Se há alguns anos esse segmento era tratado como um nicho de mercado, hoje em dia é uma forma de inclusão. Essas pessoas também esperam ter suas expectativas e necessidades atendidas, e os negócios têm começado a olhar para o desenvolvimento desse mercado.
Como é o mercado brasileiro de moda plus size?
Esse é um setor composto majoritariamente por pequenos empreendedores que respondem por mais de 90% do mercado. Porém, mesmo com o avanço do segmento dentro dos grandes varejos de moda, especialistas apontam que o volume de pessoas que continua sem encontrar roupas com o tamanho apropriado ainda é grande.
Não é à toa, que parte importante do crescimento desse mercado também vem da ascensão de empreendedores, muitos dos quais decidiram montar o próprio negócio porque também passaram pela dificuldade de não encontrar peças modernas que tivessem um bom caimento no corpo gordo.
Diante das oportunidades do mercado plus size percebe-se bastante empreendedores surgindo no setor, mas ainda há muito a crescer. Até porque se nas grandes capitais já não se encontra tantas opções, imagina aquelas pessoas que vivem em uma cidade pequena e que não têm acesso?
Portanto, precisamos evoluir pois esse setor não trabalha apenas com a roupa, mas com a autoestima. E aí empreendedores, se interessaram pelo mercado plus size? Faça pesquisas e se aprofunde, caso deseje abrir um negócio nesse segmento.
E conte sempre com o Sebrae para ajudar na sua jornada empreendedora!
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.