Formalizar-se como MEI é uma excelente oportunidade para regularizar o seu negócio e, assim, obter uma série de benefícios e direitos previdenciários. Entretanto, é importante ficar de olho em alguns cuidados para evitar problemas futuros.
O primeiro cuidado é em relação às atividades permitidas para o MEI. É fundamental verificar se a sua atividade se enquadra no regime de MEI e se há alguma restrição em relação à atividade exercida. Caso a atividade exercida seja vedada para o MEI, a empresa poderá ser cancelada ou ser obrigada a se registrar em outra modalidade empresarial.
Um cuidado também importante é com relação ao controle financeiro da empresa. Quem é MEI precisa manter um controle adequado das suas receitas e despesas, bem como do pagamento dos tributos.
Isso evita problemas futuros com a Receita Federal e garante a regularidade da empresa. Vale utilizar ferramentas de controle financeiro, como planilhas e aplicativos, para facilitar essa tarefa. Temos várias aqui no Sebrae Play, fica a dica!
Por fim, é importante que o MEI se atente às obrigações acessórias, como emissão de notas fiscais e escrituração contábil. Apesar de ser uma modalidade simplificada de empresa, quem é MEI não se isenta dessas obrigações.
No sexto vídeo da série MEI, se informe sobre as exigências legais e saiba como manter a regularidade da empresa para evitar problemas futuros. Bora ver? Dê o play e saiba mais!
Dúvidas sobre regularizar o seu negócio? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.