Quando se faz uma análise financeira de um negócio baseada nos valores apurados na DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), um dos indicadores que dizem mais sobre a situação econômico-financeira da empresa é a margem de contribuição.
Por outro lado, nem sempre é fácil entender qual sua utilidade, como se pode calculá-la e qual a razão de ela ser tão importante para o seu negócio.
Para que não haja mais dúvidas, vamos falar agora sobre esse termo tão importante da gestão financeira.
Descubra com a gente o que é a margem de contribuição e como ela é calculada nas empresas.
Margem de contribuição: o que é?
A margem de contribuição é a quantia em dinheiro que sobra da receita obtida através da venda de um produto ou serviço depois de retirados os valores dos gastos variáveis, composto por custo variável e despesas variáveis. Tal quantia será destinada a pagar o custo fixo da empresa e a obtenção do lucro necessário para remunerar o investimento dos empreendedores.
A margem de contribuição é uma informação fundamental para o seu negócio, e serve para indicar a lucratividade das vendas que sua empresa está realizando.
Esse indicador pode ser calculado de duas formas:
● unitariamente, para entender a margem de cada produto vendido;
● ou de forma total,considerando todo faturamento da empresa em certo período de tempo.
Ou seja, através do uso constante deste indicador, além de poder calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender para não sair no prejuízo, é possível acompanhar quais destes produtos, ou serviços, são mais rentáveis para a sua empresa. Informação essencial para nortear as ações comerciais e mercadológicas.
Para facilitar a compreensão, é comum analisar o termo margem de contribuição de forma desconjuntada.
Assim, margem diz respeito à diferença entre o valor de venda de um produto e os custos e despesas que compõem toda sua comercialização, como os impostos, e a produção, como custos com fornecedores. Contribuição, pois mostra como o resultado obtido irá contribuir para cobrir os gastos fixos da empresa e gerar o lucro necessário.
Como calcular margem de contribuição
Matematicamente, a margem de contribuição é obtida na seguinte equação:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
É importante ressaltar que a margem de contribuição é analisada em porcentagem.
Na teoria, quanto maior for essa porcentagem, melhor — pois assim é mais fácil se obter lucro. Ainda assim, essa não é uma verdade absoluta para todos os tipos de negócio. É preciso analisar a estratégia da empresa.
Certos tipos empresas precisam continuar vendendo um produto com baixa margem de contribuição por fatores que vão além do aspecto financeiro. Um deles é para se manter competitivo no mercado, não ficando atrás do concorrente.
Certos tipos de empresa podem também optar por vender certos produtos com uma margem de contribuição menor para atrair clientes e, com isso, vender outros produtos com margem maior.
Algumas ações podem ajudar a melhorar a margem de contribuição de um negócio. A primeira delas é a diminuição dos custos. Ter uma boa gestão de custos é fundamental. Outra possibilidade é melhorar a negociação com os fornecedores.
Caso não seja possível reduzir os custos, você pode aumentar os preços para aumentar a margem. Contudo, é necessário levar em consideração vários aspectos. O preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto ou serviço talvez seja o mais importante deles. Usar um preço muito acima do mercado pode causar um impacto significativo para os clientes e provocar uma queda na demanda.
Com base na margem de contribuição do seu negócio ou dos produtos/serviços vendidos, você pode planejar suas promoções, estipular as metas de vendas para vender produtos específicos, ajustar o preço dos itens que tenham uma margem menor, e muito mais. O importante é buscar melhorar a saúde financeira do negócio!
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