Primeiros passos para abrir um negócio

Adicionado ao carrinho

Carga horária: NaN minuto

Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros
logo

Adicionado ao carrinho

Carga horária: NaN minuto

Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros

Empreendedorismo

Artigo
Artigo

Introdução ao empreendedorismo: primeiros passos para empreender

Conheça os principais passos para transformar ideias em negócio

Publicado em
06/06/2024 13:58

Tempo de
leitura: 14min

Capa Conteúdos Sebrae Play (5).jpg
Conheça os principais passos para transformar ideias em negócio

Você decidiu empreender? Sabe as aventuras que vai encontrar? Já imaginou quanto esforço vai precisar para ter sucesso? Não importa se sua resposta a essas perguntas foi sim ou não: não entre em pânico que nós vamos te ajudar!

Independentemente do quanto você está preparado, o importante é que o primeiro passo para empreender você já deu: você se dispôs a sair da sua rotina.

Não dá para negar que o mundo está enfrentando grandes desafios nos últimos tempos. Em momentos de grandes mudanças e incertezas, os empreendedores são as pessoas que podem encontrar soluções para alguns desses problemas.

O cenário atual também é marcado por novas tecnologias, produtos e serviços que surgem a todo momento. Na prática, é claro, isso significa competitividade mas também muitas oportunidades!

Este conteúdo foi criado para ser uma introdução ao empreendedorismo, ou os primeiros passos para começar a empreender. Leia a seguir as dicas essenciais para tirar uma ideia do papel e cair no mundo dos negócios.


 
 


 

Quem pode ser um empreendedor e quais as suas características

Um ponto muito importante - e positivo! - do empreendedorismo, é que todo mundo pode empreender.

Empreendedorismo é muito mais uma forma de pensar do que uma característica que alguns têm e outros não. A pessoa empreendedora é alguém que atende a alguns critérios, sim, mas a boa notícia é que todos podem desenvolver as qualidades necessárias para empreender.

Na prática e no seu dia a dia, empreendedores são pessoas criativas, determinadas e visionárias. Mais do que isso ainda, a pessoa que quer empreender pode “treinar” e aprimorar algumas características e atitudes. Uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de desenvolver o empreendedorismo pelo mundo, cita 10 características dos empreendedores. De acordo com o método, trabalhado no Brasil pela iniciativa Empretec do Sebrae, as características são:

1. Iniciativa e busca de oportunidades

Um empreendedor deve conseguir se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios para novos produtos e serviços. Essa característica também está ligada à proatividade e à capacidade de prosperar em contextos desfavoráveis, como durante uma crise, por exemplo.

2. Persistência

A vontade de começar a empreender pode te motivar. Ainda assim, sempre pode haver algo que te pega de surpresa e surge como um obstáculo no seu caminho como empreendedor. Se isso acontecer, acalme-se e persista. Erros ajudam no aprendizado, no fortalecimento para o futuro e a encontrar oportunidades para seguir crescendo.

3. Cálculo de riscos

Todo empreendedor corre riscos. Esses, porém, devem ser mapeados, calculados e planejados para que as consequências, mesmo que negativas, não superem o lado positivo. É calculando riscos que o empreendedor consegue desenvolver soluções para reduzir os erros, minimizar problemas e ainda assim conseguir o sucesso.

4. Preocupação com qualidade e eficiência

Uma mente empreendedora está sempre disposta a fazer mais e melhor. O foco sempre deve ser a melhor entrega para o cliente, que deve sair satisfeito após cada interação. Enquanto isso, a eficiência do negócio internamente também precisa ser buscada constantemente para que tudo funcione perfeitamente.

5. Comprometimento

O comprometimento é outra das grandes características de um empreendedor. A pessoa por trás de uma empresa deve se comprometer a oferecer o melhor para o cliente, para sua equipe e a comunidade onde está inserida. No sucesso ou nos momentos de fracasso, cabe ao empreendedor assumir a responsabilidade e buscar o melhor resultado.

6. Busca de informações

O empreendedor de sucesso não dorme em serviço. Ele está sempre procurando se atualizar em tudo que envolve seu negócio, desde os clientes, novidades do mercado, concorrentes, fornecedores e tudo mais!

7. Estabelecimento de metas

Estabelecer objetivos claros é essencial para uma empresa, tanto a curto quanto a longo prazo. Além disso, é importante criar metas desafiadoras porém possíveis, mensurando os resultados por meio de indicadores.

8. Planejamento e monitoramento

Como você vai ver melhor ainda neste artigo, o planejamento, bem como a capacidade de organização são essenciais para quem deseja empreender. Desde o início do negócio é preciso organizar tarefas e processos de maneira objetiva, com prazos definidos, para conseguir mensurar e avaliar os resultados. Quem domina essa característica consegue se preparar para grandes desafios e para os pequenos obstáculos do dia a dia.

9. Persuasão e rede de contatos

O empreendedor de sucesso consegue criar uma rede de contatos e construir bons relacionamentos comerciais. Além disso, para empreender é preciso saber vender o seu negócio. A persuasão engloba o uso de estratégias para influenciar pessoas, além de se relacionar com quem pode ajudá-lo a alcançar os objetivos do seu negócio.

10. Independência e autoconfiança

Conheça seus pontos fortes, pois o segredo é explorar e investir naquilo em que você é bom. Enquanto muitos desistem do empreendedorismo pelo que não têm (dinheiro, clientes, experiência, por exemplo), inverta a lógica. Confie no que você já tem e faça um plano para conseguir o que falta.


 
 


 

Como começar a empreender?

Os passos da vida empreendedora começam pequenos. É como aprender a andar de bicicleta. Você começa devagar, em um local seguro, em baixa velocidade e com rodinhas.

Da mesma forma, você também não precisa dominar logo de cara todos os aspectos do empreendedorismo. Empreender é uma atitude que pode ser desenvolvida, aprendida e praticada.

Para as perguntas que você enfrentará nessa jornada, não há respostas prontas. Você terá muitas possibilidades e vai precisar descobrir quais atendem à sua missão. É fundamental descobrir uma missão com a qual você se identifique. Algo que fale de você, pelo qual você tenha um interesse genuíno. E é isso que você vai ver logo a seguir, nos primeiros passos para começar a empreender.

Introdução ao empreendedorismo na prática: primeiros passos

Encontre seu propósito

O propósito é o que nos motiva e dá energia para realizarmos grandes feitos. No empreendedorismo, o propósito está ligado à sua capacidade de colocar em prática algo pelos outros. Seu negócio vai resolver problemas, aliviar dores e suprir as necessidades de pessoas.

É importante ressaltarmos que o propósito de um empreendedor não precisa nascer necessariamente de uma ideia de negócio pronta, de um sonho relacionado a uma empresa que você quer criar. Na verdade, o propósito pode nascer de lugares muito mais simples, como um hobby, uma paixão ou aquela habilidade especial que você tem naturalmente e que, por que não, pode se tornar uma ideia lucrativa.

Para começar a empreender, o seu propósito deve ser simples, descrito em uma frase. O que o seu futuro negócio tenta resolver?

Para encontrar o seu propósito enquanto empreendedor, você precisa fazer alguns exercícios, como testar algo novo, superando-se em uma tarefa difícil, relacionando-se com pessoas, ou seja, buscando aquilo em que você realmente acredite, o que faz com que você tenha razões para sair da cama todos os dias. Chegar a esse resultado pode não ser tão simples, então aproveite para buscar ajuda para hora de definir seu propósito. Veja no link como o Sebrae pode te ajudar!

Conheça o mercado e comece com o que você tem

Conhecendo bem o seu propósito, você deverá então ter uma noção mais clara do mercado onde vai atuar.

Para empreender com sucesso na prática, você deve ter uma boa visão sobre o mercado da sua futura empresa e como ela vai se situar nele.

Tradicionalmente, o empreendedorismo parte de pesquisas de mercado para conhecer o seu mercado, mas podemos propor um exercício interessante para quem quer começar com o que já tem. Para isso, tente responder a algumas perguntas importantes sobre o mercado onde pretende atuar e o que quer realizar com um empreendimento:

● O que poderia despertar o interesse de consumidores em minha proposta?

● Para quem pretendo vender e como posso chegar até essas pessoas?

● Do que preciso para oferecer esse produto ao meu cliente?

● Quem serão os meus concorrentes?

● Onde estão os meus fornecedores?

Aliadas a um propósito sólido, essas perguntas podem servir como um guia para entender melhor o cenário em que seu empreendimento será inserido.

Aposte no planejamento de negócios

O planejamento de negócios é uma das formas mais tradicionais de aumentar suas chances de sucesso. Simples assim.

Um plano de negócios o ajudará a ganhar clareza, foco e confiança na sua ideia de empreendimento. Conforme você escreve suas metas, estratégias e etapas de ação, seu negócio se torna real.

Antes mesmo de começar a criar seu plano de negócios, vamos a um exercício. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

● O que estou construindo?

● A quem o meu negócio vai servir?

● Qual é a promessa que estou fazendo aos meus clientes/público-alvo e a mim mesmo?

● Quais são meus objetivos, estratégias e planos de ação (etapas) para atingir minhas metas?

Com as respostas dessas perguntas você estará mais próximo de criar o seu plano de negócios. Na hora de colocar em prática o plano de negócios, aproveite para usar o PNBOX, a ferramenta gratuita para criar planos de negócios do Sebrae.

Conheça a fundo o seu público-alvo

Antes de investir de fato, descubra se as pessoas realmente comprarão seus produtos ou serviços.

Isso pode ser a coisa mais importante a fazer para conquistar a segurança necessária para colocar seu negócio em prática. Pense para começar, quem, exatamente, comprará seus produtos ou serviços além de sua família ou amigos? (E não acredite simplesmente: "Todo mundo vai querer meu produto!”, nunca é tão fácil assim).

Qual é o tamanho do seu mercado-alvo? Quem são seus clientes? O seu produto ou serviço é relevante para a vida cotidiana? Por que eles precisam disso?

Existem pesquisas e dados disponíveis na internet sobre segmentos, comportamento do consumidor e notícias do mercado. Vá atrás dessas informações e, se possível, tente conversar diretamente com o seu público, por meio de pesquisas de mercado.

Saiba mais sobre quem você precisa atingir e aprenda a segmentar o seu público corretamente.

Não deixe para depois - comece já a empreender!

Se você está insatisfeito com suas circunstâncias atuais ou quer buscar algo novo com o empreendedorismo, entenda de uma vez que ninguém pode fazer nada, exceto você. Não espere cenários ideais na economia, na sua vida familiar ou no trabalho atual. A mudança só pode ocorrer quando você toma uma decisão consciente de fazê-la acontecer. Por isso, que tal colocar a mão na massa agora?

Se você seguiu todos os passos até aqui, deve ter chegado ao fim deste artigo com uma ideia mais clara das características de um empreendedor. Além disso, terá aprendido também os primeiros passos para encontrar seu propósito e tirar uma ideia do papel. Sendo assim, não deixe a tarefa para depois!

Quer aprender mais sobre como começar a empreender? Precisa de mais inspiração para esse momento inicial de descoberta? Então baixe agora gratuitamente a primeira parte do nosso Guia Essencial para Empreendedores!

Aproveite também para conferir a coleção Novos Empreendedores no Youtube. Assista aos vídeos para descobrir as dicas essenciais para o dia a dia de quem vai empreender.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 06/06/2024 13:58

Tempo de leitura: 14min

Autores

Veja outros itens da coleção: PEXS – Programa de Excelência em Saúde
Veja outros conteúdos sobre: Empreendedorismo
Lines
Central de Atendimento:
0800 570 0800

Copyright 2020 - SEBRAE MINAS

Logo Sebrae PlayLogo Sebrae