Sebrae Play | Indústria: 5 formas de impulsionar sua empresa através do design

Adicionado ao carrinho


Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros
logo

Adicionado ao carrinho


Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros

Inovação e Tecnologia

Artigo
Artigo

Indústria: 5 formas de impulsionar sua empresa através do design

Saiba como o design pode trazer uma série de benefícios e ser um diferencial competitivo

Publicado em
06/09/2023 20:56

Tempo de
leitura: 7min

Sebrae Minas - Indústria: 5 formas de impulsionar sua empresa através do design
Saiba como o design pode trazer uma série de benefícios e ser um diferencial competitivo

Geralmente, quando pensamos em design, o que vem à cabeça de imediato são as ideias de beleza e funcionalidade. Essas características fazem, de fato, parte do conceito, mas não o representam por completo.

Indústrias que encaram o design em profundidade, entendendo-o na essência, tem a oportunidade de aproveitá-lo nas estratégias para obter bons resultados.

O design permite a uma empresa se posicionar de forma mais competitiva no mercado, mostrando que os produtos e/ou serviços oferecidos por ela estão um passo à frente das demais.

Vamos, a partir de agora, conhecer mais sobre o conceito de design e ver cinco formas de impulsionar a sua indústria através dele.


 
 


 

Design: o que é?

Antes de entendermos como o design pode tornar uma empresa mais competitiva, é preciso conhecermos o significado e as características que compõem o conceito.

O design pode ser entendido como um processo responsável pelo planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços. Essa criação sempre leva em consideração a solução de um determinado problema ou questão.

O design pode ser dividido em algumas categorias, como:     

  • Design de produto;     
  • Design gráfico;     
  • Design de ambientes;     
  • Design de moda.

É importante mencionar que determinadas categorias ainda podem ser ramificadas, de acordo com o desenvolvimento de cada área.

Quais os benefícios do design?

Quando compreendido em sua plenitude e internalizado por uma indústria, o design pode trazer uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar:     

  • Melhora o posicionamento da empresa no mercado;     
  • Agrega valor para o cliente;     
  • Aumenta a satisfação do público;     
  • Eleva a produtividade;     
  • Otimiza custos;     
  • Potencializa os lucros.

Quais as vantagens competitivas do design?

O valor do design é um dos aspectos mais importantes a ser considerado quando planejamos um crescimento industrial.

Através do design, empresas podem proporcionar boas experiências e provocar sentimentos, além de criar estímulos cognitivos e sensoriais.

Ao propor soluções que, muitas vezes, não existiam até determinado momento, o design agrega inovação, sem contar o fato de que ele pode ser considerado um reflexo do contexto social e cultural, que estimulam os hábitos de consumo.

Em um mercado com a concorrência cada vez maior, o design pode, ainda, representar uma vantagem competitiva para uma indústria.

Ele funciona como um fator diferenciador de produtos e serviços, aquilo que evidencia qualidades, comunica valores e ajuda a criar uma identidade.


 
 


 

5 formas de impulsionar uma empresa pelo design

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que garante que ações realizadas estejam alinhadas às diretrizes da empresa, visando um objetivo.

Em outras palavras, podemos dizer que esse planejamento define os caminhos que uma empresa vai trilhar para atingir um resultado.

Para um negócio, planejar significa aproveitar oportunidades e encontrar as soluções ideais para o segmento de atuação.

A partir desse entendimento, é possível perceber o design como o processo que auxilia na organização dessas ideias e na tomada de decisões.

Existe, inclusive, um termo específico para se referir a essa vocação: design thinking. Ele resume essa forma de abordagem, que facilita a busca por soluções a partir da geração de insights e da reunião de diferentes perspectivas.

Ter, então, o design aliado ao planejamento estratégico garante que uma indústria responda às necessidades e desejos do público de maneira inovadora e satisfatória.

Otimização de custos e materiais

Se a sua empresa precisa otimizar os custos de produção e materiais, o investimento em design é um importante aliado para essa finalidade.

Muitas vezes, as soluções proporcionadas pela exploração inteligente do design podem tornar um produto ou serviço mais atraente, mas também contribuir para melhor aproveitamento da matéria-prima e reduzir seu custo, por meio de planejamento, modelagem 3D, prototipagem, dentre outros.

Posicionamento de mercado

O design é um fator decisivo para o posicionamento de uma marca no mercado, uma vez que ele é responsável por transmitir ao público as características fundamentais do negócio.

Antes de utilizar o design como ferramenta para essa finalidade, é importante encontrar respostas para três perguntas. São elas:    

  • Qual o diferencial da minha empresa?    
  • Quem é o meu público-alvo?    
  • Qual lugar a minha indústria quer ocupar junto aos clientes?

A partir dessa definição ou, se for o caso, redefinição, o design passa a ser trabalhado para transmitir as respostas dessas perguntas ao público.

Essa comunicação é planejada para tornar uma indústria mais forte e competitiva no mercado.

Produtividade

Quando compreendido plenamente e utilizado de maneira estratégica, o design também pode agregar ganhos de produtividade a uma empresa.

Internalizado, o design tem a função de planejar os processos e equipamentos mais adequados para cada finalidade e estes, bem como o uso das ferramentas necessárias, podem trazer como benefício um aumento de produtividade para a indústria.

Relacionamento com o cliente

O design pode potencializar, ainda, o relacionamento de uma empresa com os clientes, que sempre deve ser pautado pela emoção.

A partir de dados e informações, profissionais da área podem trabalhar de forma mais assertiva para fazer com que a indústria conquiste um espaço no coração e na mente das pessoas.

Layouts, sites, vitrines, embalagens, anúncios e todas as demais formas de contato com o cliente podem ser beneficiadas pelo design.

Ele pode ser explorado em todos os pontos de contato para cativar o público e estreitar o relacionamento com os clientes.

O importante é investir!

Agora que entendemos que o design é muito mais do que um produto ou serviço bonito, é hora de começar a investir para inseri-lo na sua estratégia.

E, não pense que essa questão está condicionada a grandes investimentos. É perfeitamente possível incorporar o conceito ao seu planejamento de acordo com a realidade do negócio.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 06/09/2023 20:56

Tempo de leitura: 7min

Autores

Veja outros conteúdos sobre: Inovação e Tecnologia
Lines
Central de Atendimento:
0800 570 0800

Copyright 2020 - SEBRAE MINAS

Logo Sebrae PlayLogo Sebrae