Como é o profissional do futuro e quais habilidades espera-se que esta pessoa tenha? Milhares de inovações e invenções transformaram a rotina e a forma de trabalho de muita gente. Nesse contexto, entender o que o mercado de trabalho anseia de um profissional é uma demanda cada vez mais comum nas empresas e nas rodas de conversa de quem não quer ficar para trás.
Podemos esperar que profissões surjam e outras desapareçam. Muitas crianças em idade escolar certamente vão trabalhar em sua vida adulta em profissões que ainda não existem. Esses avanços e impactos na sociedade são parte do que está sendo chamada de Quarta Revolução Industrial, que será sentida ainda por décadas na forma como vivemos e trabalhamos.
Preparar-se para acompanhar este processo não significa apenas aprender a operar máquinas 3D, criar softwares de realidade aumentada ou outras novas tecnologias. Estima-se na verdade que as habilidades do profissional do futuro serão mais emocionais, cognitivas, sociais e comportamentais.
Essas habilidades são chamadas “soft skills”. O termo refere-se às características que dizem respeito à forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo, em diferentes contextos.
O Sebrae Minas apresenta uma cartilha que reflete sobre as mudanças causadas na sociedade pela inovação, onde são apresentadas explicações e dicas sobre o que o mercado espera dos profissionais do futuro. O objetivo é ajudar a entender quais são as habilidades exigidas, as mudanças já provocadas, as soft skills que serão diferenciais e como se preparar para o futuro mercado de trabalho.
Bora se preparar? Acesse gratuitamente e boa leitura!
Características do profissional do futuro é um tema frequente de debate no Sebrae Minas. Fique de olho nos nossos canais oficiais e acompanhe as novidades. E, qualquer dúvida, fale com especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.