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Guia completo de logística para e-commerce

Confira os principais tipos de logística e entregas para o e-commerce

Publicado em
18/06/2024 17:11

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Confira os principais tipos de logística e entregas para o e-commerce

A logística no e-commerce pode ser muito mais complexa do que em uma loja física, onde as mercadorias são retiradas do estoque e entregues ao cliente no momento da compra. Em um negócio online, a logística vai além de encontrar um bom parceiro de entrega, envolve também o armazenamento, o rastreamento, a rentabilidade do envio, a embalagem, muito planejamento e organização.

Por mais que esse processo seja complexo, porém, ele não precisa ser difícil! Seguindo o passo a passo correto, é possível tornar o processo de logística para e-commerce mais simples e eficaz.

Para que você aprenda tudo que precisa sobre logística para lojas virtuais, nós criamos este guia. Continue lendo para aprender!


 
 


 

O que é a logística para e-commerce?

A logística de um negócio consiste no processo de armazenar produtos do vendedor e distribuir adequadamente para o cliente.

Esse processo envolve todas as etapas necessárias para garantir que os produtos cheguem ao seu destino sem danos ou atrasos. Isso significa que as soluções de logística de comércio eletrônico são parte fundamental de qualquer loja online, sendo impossível de ser deixada de lado.

Quais as etapas de logística fundamentais para o e-commerce?

Para que o seu processo de logística funcione corretamente, é importante conhecer profundamente cada passo, tarefa e controle envolvido nele. Apenas assim você conseguirá garantir que seu fluxo funcione bem, desde o início da venda até a entrega do produto ao cliente:

Veja abaixo algumas das etapas que compõem a logística do e-commerce:   

  • Armazenamento e identificação das mercadorias;   
  • Gestão e reposição de estoque;   
  • Separação dos pedidos realizados pelos clientes;   
  • Preparação do produto para envio, incluindo conferência da sua integridade e processo de embalagem;   
  • Envio para a transportadora ou entregadores;   
  • Rastreamento de pedidos enviados, quando sua loja o oferecer;   
  • Controle de entrega.

Gestão de estoque

A logística também passa pela gestão do inventário de produtos que você tem para vender.

O gerenciamento de estoque envolve o uso de métodos adequados para acompanhar as mercadorias armazenadas para serem vendidas. Com esse procedimento, fica mais fácil para sua loja digital monitorar os estoques. Você também consegue prever os itens que têm um poder de venda maior do que os outros.

O raciocínio por trás do gerenciamento de estoque é que as empresas garantem que não fiquem sem produtos inesperadamente. As tendências de compra dos clientes podem ajudá-lo a prever como seus produtos serão vendidos no futuro próximo. Por isso, é importante acompanhar de perto os produtos com maior saída, por exemplo, para garantir que eles não faltem no estoque e isso represente prejuízo nas vendas.


 
 


 

Tipos de logística e entregas

O coração de um processo de logística para e-commerce é escolher o tipo de frete responsável pelas entregas dos produtos. Em torno disso, você vai construir os próximos passos, como a definição do frete e as políticas de trocas e devoluções.

Conheça agora as principais opções de logística para utilizar na sua loja virtual:

1. Correios

Os correios possuem vários serviços de entregas oferecidos para e-commerces.

A grande vantagem é que a empresa atende todo o território nacional e envia até para fora do Brasil. Encomendas registradas podem ser rastreadas e acompanhadas pelo site, tanto pelo cliente como pelo lojista.

Por conta da abrangência, os Correios costumam ser a primeira escolha de empreendedores iniciantes. Contudo, vale lembrar que a empresa apresenta suas próprias restrições para transportar encomendas que ultrapassem determinados limites de peso e tamanho.

2. Transportadoras particulares

Algumas lojas online optam por contar com transportadoras particulares, especialmente as especializadas em entregas fracionadas.

As transportadoras de carga fracionada, de forma geral, contam com uma frota de veículos de pequeno e médio porte para realizar o transporte de pequenas encomendas. Esse formato pode ser o modelo ideal para entregar com agilidade os produtos assim que eles são vendidos.

É possível encontrar transportadoras que oferecem preços mais baixos ou mais altos, variando entre as diversas opções do mercado. Muitas também se destacam por oferecerem melhores opções tecnológicas de acompanhamento e rastreamento dos pedidos em tempo real.

Por isso, vale a pena avaliar os custos envolvidos para oferecer uma experiência superior para seus clientes.

3. Entregadores e retirada no local

Caso sua operação de e-commerce seja menor e funcione apenas na sua cidade, pode ser uma boa opção investir em algo mais simples, como entregadores individuais.

Essa é uma opção para quem entrega refeições ou qualquer outro tipo de produto em um raio de atuação menor e que requer certa agilidade. Nesse cenário, uma opção interessante são as empresas que trabalham com uma frota de motos ou bicicletas. Esse tipo de transporte é ideal para pequenas distâncias e encomendas pequenas.

Outra opção de logística é oferecer retirada no local. Essa estratégia é bastante popular entre clientes que preferem economizar no valor do frete ou não querem esperar o produto chegar na porta de casa. É sempre bom oferecer essa alternativa para quem circula próximo ao local de distribuição ou mora em locais onde a entrega a domicílio é difícil.

4. Logística terceirizada

Conforme sua operação cresce e você não consegue administrar totalmente seu processo de logística para e-commerce, é possível terceirizar parte ou todo ele.

É comum que as lojas confiem sua logística para empresas que realizam todo o serviço, de ponta a ponta. Nesse formato, uma empresa especializada retira o produto do estoque da loja e cuida de tudo que vem a seguir: empacotamento, comunicação com o cliente, transporte, rastreamento e a entrega final.

Integração com ferramentas e plataformas de e-commerce

Uma loja online requer uma determinada plataforma de e-commerce para ser estabelecida e funcionar corretamente, como você já deve saber até aqui.

O que nem todo mundo sabe, porém, é que algumas ferramentas digitais podem atender também às demandas da gestão logística. Nesse caso, um planejador de recursos corporativos é a solução ideal para administrar as mais variadas demandas do e-commerce em um único programa.

Uma das vantagens desse tipo de sistema é a possibilidade de integração da loja virtual com a loja física, caso você também a tenha. Assim, você consegue administrar ambas por meio de uma só plataforma digital. As plataformas que fazem essa integração são chamadas de ERPs.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um tipo de software de planejamento de recursos que centraliza todos os dados e processos em um único sistema, automatizando os processos e melhorando a gestão das empresas. No caso do e-commerce, pode ser a solução para acompanhar a gestão do estoque, o volume de vendas, as movimentações financeiras e muito mais!

Existem várias opções disponíveis no mercado que apresentam funções distintas. Pesquisar o ERP que atenda às suas necessidades é o principal para conseguir tirar proveito de todas as facilidades que essa ferramenta proporciona.

Política de frete

O frete é determinante no fechamento de uma compra online. Por isso, escolher uma estratégia de envio para o seu e-commerce é um passo importante na operação do seu negócio, pois diferentes preços e métodos de envio têm o poder de elevar, ou reduzir, suas taxas de conversão em vendas.

Segundo uma pesquisa do Opinion Box, o grande motivo do temido abandono de carrinho, quando o consumidor desiste da compra depois de já ter escolhido os produtos, é o frete alto!

O fato é que como alguém tem que pagar pelo envio do produto, você deve levar em consideração todas as opções antes de decidir qual delas faz mais sentido para o seu comércio eletrônico.

Oferecer frete grátis está se tornando cada vez mais uma opção popular e querida pelos consumidores. Para viabilizar essa política de frete, você pode aumentar o preço do seu produto para cobrir os custos (fazer o cliente pagar), tirar o custo do frete de sua margem de lucro (seu negócio paga por isso) ou você também pode dividir o custo de envio entre vocês dois, o que significa aumentar parcialmente o preço do produto e tirar a outra metade da sua margem de lucro. Outra maneira é oferecer frete grátis em um valor mínimo de pedido,em um esforço para aumentar o valor médio da transação.

Se arriscar sua margem de lucro ou aumentar o preço do seu produto está fora de questão para o seu negócio, então você também pode cobrar taxas das transportadoras em tempo real, que é quando o cliente digita seu código postal e recebe diferentes opções de entrega e preços. Dessa forma, é o cliente quem faz a escolha de acordo com sua disponibilidade financeira ou urgência no recebimento.

Por fim, uma terceira – e mais popular – alternativa é cobrar um frete de taxa fixa, desde que você tenha certeza de que não vai sobrecarregar nem seus resultados e nem os clientes. Isso funciona melhor se seus produtos tiverem o mesmo preço e tamanho, pois não faria sentido alguém pagar frete igual para um par de brincos e para uma geladeira, concorda?

Não existe uma fórmula ideal para decidir a melhor opção de envio para o seu e-commerce e, além do peso e tamanho, o preço do frete também será impactado pelos países de partida e destino, seguro e opções de rastreamento por isso é difícil comparar serviços diferentes, pois cada negócio terá suas variáveis exclusivas.

Logística reversa, devolução e trocas

A logística reversa é o processo de devolução de produtos dos clientes de volta ao produtor ou vendedor. Especialmente no varejo online, todo o processo de gestão de devoluções está assumindo um papel cada vez mais importante.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que, em caso de arrependimento, o cliente pode solicitar a devolução da mercadoria dentro de um prazo de 7 dias a partir da assinatura ou do recebimento do produto. Em caso de devolução sem haver a troca do produto, a devolução do dinheiro deve ser feita de forma imediata. O ideal é que a devolução não seja necessária e que a compra seja satisfatória, mas, quando imprevistos acontecerem, o processo de logística reversa deve ser bem estruturado por você.

Para isso, é necessário elaborar uma política de trocas e devoluções. Respeitando o que prevê o Código de Defesa do Consumidor, crie as regras necessárias, deixando claro quais são os prazos e as condições para a devolução.

Descreva todos os pontos com clareza e disponibilize as regras de forma bem visível para o cliente. A ideia é minimizar esses casos, é claro, mas o cliente deve entender bem os seus direitos, deveres e possibilidades.

A logística reversa pode ser estabelecida de várias formas, como por exemplo:

- Coleta no local: Nesse modelo, uma pessoa responsável vai até o consumidor buscar o item a ser devolvido, com ou sem hora marcada em local pré-estabelecido;

- Pontos de entrega: Nesse modelo é o consumidor quem deve se dirigir a um local definido para fazer a devolução.

- Logística reversa simultânea: Em caso de trocas e não de devoluções, você pode usar essa opção, que consiste em entregar o novo produto no mesmo momento em que o indesejado for devolvido.

O que é o Dropshipping?

O termo faz parecer muito complicado, mas o significado é bem simples: dropshipping é um modelo de vendas onde o vendedor não mantém nenhum estoque do produto. Assim que um pedido é recebido, o vendedor solicita o produto ao fabricante ou fornecedor que o envia diretamente ao cliente.

Logisticamente falando, o dropshipping tem poucas barreiras para quem quer começar a vender e pode trazer grandes benefícios, como a redução de custos e uma maior possibilidade de escalar o negócio.

Mas como os varejistas não têm contato com os produtos em nenhum momento, também podem surgir desafios. Isto é, no dropshipping, quem vende não tem o controle do estoque, do produto ou de quando ele é enviado e isso pode interferir diretamente na experiência do cliente.

Saiba mais sobre dropshipping clicando aqui.

Embalando seus produtos do e-commerce

O tempo em que o pacote era uma simples caixa para tornar o processo de envio mais fácil e seguro ficou para trás. Estamos vivendo uma era em que a embalagem é uma parte importante da experiência de compra do seu cliente e também uma ferramenta inteligente para diferenciar seu e-commerce.

Basta dar uma olhada pelo Instagram e você encontrará facilmente vídeos de produtos sendo desembalados. A experiência e a personalização estão nos detalhes de cada ponto de contato que você tem com seu cliente. O recebimento do produto é definitivamente o momento mais esperado, tornando a embalagem uma importante ferramenta de fortalecimento da sua marca.

Ao mesmo tempo em que precisa impressionar seu cliente, é importante levar em consideração dois aspectos da embalagem: preço e segurança. A embalagem pode aumentar o custo do seu envio e terá um impacto no preço final do seu produto ou frete. Por isso, você precisa analisar e determinar quanto pode gastar na embalagem antes de começar a “pensar fora da caixa”.

Com isso em mente, é preciso considerar os diferentes tamanhos de embalagem que seus produtos exigem, no peso da embalagem, e se também é necessário investir em outros materiais para manter seu produto mais seguro, como plástico-bolha por exemplo.

A maioria das transportadoras, assim como os Correios, baseiam seus preços no tamanho e no peso. Então, manter sua embalagem o mais leve e pequena possível pode melhorar muito sua margem de lucro. Outra coisa que pode ajudá-lo a economizar é considerar a quantidade de embalagens que você pode armazenar de cada vez e investir para reduzir o custo unitário do seu fornecedor de embalagens.

Como montar um plano logística para e-commerce?

Com base nas informações que você leu até aqui, esperamos que você esteja mais próximo de organizar corretamente a operação logística da sua loja online.

Agora, então, é a hora de estruturar um plano de logística.

Para isso, use todas essas informações para começar a traçar o seu plano. Passe por cada etapa e pesquise bem o que elas pedem. Tire um tempo para entender como fazer uma boa gestão de estoque, definir as opções de entrega disponíveis na sua região e, claro, identificar o que o consumidor mais tem buscado em termos de fretes, condições de entrega, etc.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as possibilidades na logística de e-commerce. Se você ainda tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Nossa equipe está a postos para te ajudar!

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

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