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Moda: desafios e oportunidades do setor

Confira a entrevista com Cinthia Lopes sobre gestão de processos na indústria da moda

Publicado em
05/09/2024 18:03

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leitura: 11min

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Confira a entrevista com Cinthia Lopes sobre gestão de processos na indústria da moda

Uma boa gestão de processos tem impactos significativos em uma indústria do setor. Entre os principais, estão a redução de desperdícios, produção eficiente e um controle de qualidade mais rigoroso.

Porém, mesmo com muitas oportunidades a serem exploradas, essa é uma jornada formada por desafios.

Para Cinthia Lopes, consultora credenciada do Sebrae nas áreas de produção e qualidade; desenvolvimento de produtos e gestão de moda, um dos mais recorrentes é a resistência às mudanças.

Graduada em Moda, pós-graduada em Design e especialista em gestão de negócios, Cinthia começou a atuar no setor em 1991, quando foi contratada pelo grupo Pakalolo.

Com experiência nas áreas comercial, de produção e desenvolvimento de produtos, Cinthia também atuou como professora e consultora em planejamento e desenvolvimento de produtos e coleções.

Nesta entrevista ao Sebrae Minas, a profissional fala sobre o enfrentamento dos desafios e as soluções para a gestão de processos na indústria.

Sebrae Minas – Quais são os principais desafios na gestão de processos dentro da indústria da moda e como você sugere superá-los?

Cinthia Lopes - Processos operacionais são aplicações de hábitos saudáveis de operações, desenhados de acordo com perfil da empresa e formatados conforme segmentos, estratégias e modelo de negócio. Ter registrado o passo a passo das principais funções na empresa, aquelas que encabeçam a engrenagem, condiciona resultados mais rápidos e saudáveis ao negócio. O desafio mais recorrente que encontro hoje é a resistência à mudança. Para estimular novos caminhos e superar os desafios enfrentados pela empresa, mostrar novos métodos, que tragam resultados mais rápidos, contribui muito para vencer a resistência e transformar os resultados do negócio.

Vivemos em uma cultura muito mais operacional do que estratégica. Fazemos para, depois, avaliar resultados. Planejar, analisar e sistematizar as operações na indústria da moda ainda está desafiador. A cultura precisa ser construída e nada melhor do que apresentar bons resultados, com pequenas mudanças, para a adesão mais ampla.

Sebrae Minas - Como a tecnologia e a automação estão transformando a gestão de processos nas indústrias de moda? Pode dar exemplos de ferramentas ou sistemas que estão sendo utilizados?

Cinthia - Os CADs de modelagem e mapeamento de corte ainda são os recursos tecnológicos mais usados na indústria da confecção de moda, tanto para pequenas quanto para grandes empresas. Há sistemas operacionais de gestão da confecção muito bons, mas não são usados na sua integralidade justamente porque processos operacionais ainda precisam ser amadurecidos na cultura da gestão da moda. Os cortes automatizados estão chegando na confecção de médio porte, mas com segmentação de mercado bem definida.

Existem aplicativos gratuitos para gestão de estoque, por exemplo, mas que não têm muito acesso justamente porque o processo de controle de estoque ainda é pouco operado e considerado pela gestão da moda, infelizmente. Uma falha que, em qualquer outro negócio, é inadmissível.

A pequena e média confecção ainda não tem acesso a tecnologias avançadas, considerando custo alto e gestão reduzida dos processos. Para a solução, a gestão do negócio na sua integralidade, tendo em vista faturamento e resultados, precisa ganhar mais força quanto à sua importância, quando preterido valor à quantidade. É preciso entender que, para se ter lucro, é preciso ter muita sanidade e equilíbrio em gestão dos processos. E, que nem sempre o alto faturamento é vantajoso. Essa constatação melhora imensamente a evolução da empresa de moda.

Sebrae Minas - De que maneira a sustentabilidade e a responsabilidade social impactam os processos de gestão na indústria da moda? Quais práticas têm sido mais eficazes?

Cinthia - Quando bem aplicados e gerenciados por meio de indicadores, os processos operacionais provocam redução de desperdícios, tanto do tempo nas operações quanto de matéria-prima, gerando redução de custos.

Os processos são monitorados por indicadores de resultados, cujos dados orientam devolutivas aos colaboradores da empresa. Logo, os processos são direcionadores para resultados melhores e, consequentemente, contribuem para motivação, ambiente saudável e reconhecimento do bom desempenho.

Funcionam como engrenagem que, quando bem planejados, desenhados e monitorados por meio de dados, se torna quase impossível não chegar aos resultados estimados. Processos operacionais da gestão da produção associados à eficiência de compras são fundamentais para um resultado satisfatório.

Sebrae Minas - Quais são os principais indicadores de desempenho (KPIs) que devem ser monitorados na gestão de processos para garantir a eficiência e a eficácia na indústria da moda?

Cinthia - A produtividade é um indicador muito importante da empresa, mas deve ser associado e traçado mediante premissas de custos e metas de vendas do comercial.

Antes dos indicadores, é preciso elaborar um bom planejamento financeiro, com estimativas de resultados satisfatórios em todos os aspectos. Tão importante quanto o da produtividade, o acompanhamento de gastos e despesas são os principais contribuintes para os indicadores positivos do lucro líquido. O perfil econômico atual não nos permite projeções de longo prazo e os custos e despesas variáveis flutuam exageradamente, colaborando para deslizes graves nos planejamentos de longo prazo.

Absenteísmo e “Turnover” são indicadores importantíssimos, produtos da folha de pessoal. Ter um bom planejamento produtivo e fluxo operacional bem acompanhado quanto à qualidade e capacidade corretas colaboram muito para um bom resultado.

Sebrae Minas - Quais são as melhores práticas para melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos na indústria da moda? Como lidar com a imprevisibilidade das tendências de moda?

Cinthia - De acordo com estudos realizados por um grupo de gestores, ocorrido pós-pandemia de 2020, um dos principais fatores que arruínam os negócios no Brasil é a falta de um plano de negócios bem definido e estratégico. Acredito que a melhor prática para melhorar a cadeia é ter bom planejamento e inteligência estratégica. Saber onde está e onde se quer chegar com o negócio direciona toda a cadeia de suprimentos e seu impacto na empresa.

Para lidar com a imprevisibilidade, eu apostaria nas estratégias pré-definidas para o posicionamento da empresa no mercado. Sem elas, um negócio fica muito vulnerável, já que estamos lidando com o efêmero e a constante busca pelo ineditismo.

Sebrae Minas - Como a gestão de processos pode ajudar a reduzir custos sem comprometer a qualidade dos produtos na indústria da moda? Pode compartilhar algum caso de sucesso?

Cinthia - A aplicação e a gestão dos processos operacionais na empresa podem reduzir de 18% a 40% os custos e despesas gerais da empresa, além de uma redução em prazo de entrega e/ou gestação do produto na mesma proporção. Esses dados foram percebidos por meio de aplicação de processos em diversas indústrias da confecção em Minas Gerais. Para ter bons resultados com aplicação de processos, é preciso ter boa estratégia, muita dedicação à aplicação correta e, principalmente, usar dos indicadores para apontar os resultados aos colaboradores.

Aplicamos gestão de processos em uma empresa de gemas e joias, no interior do estado de Minas Gerais, e, dentro de seis meses, o prazo de entrega reduziu de 34 para 18 dias. Vale salientar também que, nesse segmento, há dois processos inseridos: o da transformação da pedra bruta em insumo e o da transformação do insumo em produto acabado.

Outro bom exemplo de sucesso foi uma empresa de lingerie noite, que produz oito modelos de short doll e camisolas, com mix bem definidos, variação de cor e modelo de venda padrão. Chegamos na empresa com a produção/dia de 280 peças e, após aplicação das estratégias e dos processos operacionais desenhados, a produção diária passou das 450 unidades, com o mesmo número de pessoas.

Sebrae Minas - Temos ouvido falar muito sobre a inserção de novas tecnologias nos processos. No caso da moda, como a análise de dados e a inteligência artificial podem ser utilizadas para prever tendências e ajustar processos na indústria?

Cinthia - A inteligência artificial auxilia muito no processo estratégico por meio da oferta de ideias inteligentes capazes de mexer com o imaginário de forma surpreendente, além da otimização do tempo. Cada vez mais, é possível usar as inovações tecnológicas para superar as expectativas dos clientes e melhorar o resultado da empresa, desde que o empresário esteja disposto às mudanças de gestões antigas que, de forma equivocada, atrasam o negócio de moda. Desde a chegada da tecnologia, no início da década de 2000, softwares e hardwares vêm contribuindo muito, primeiramente na gestão administrativa; depois, para gestão de produção; e, em seguida, para a gestão criativa.

Softwares para desenho a mão e técnicos estão disponíveis de forma gratuita na internet. Mas, ainda temos resistência ao uso pleno, em função de mão de obra qualificada. Além disso, há processos pré-estabelecidos pela prática antiga, que necessitam de mudança da cultura para ter sucesso.

Os processos trazem melhoria ao lucro da empresa, mas a aplicação de processos na gestão de negócios, não só na área da confecção de moda, mas em sua maioria, deve ter estratégias bem definidas e conformidade com o posicionamento e estimativas da empresa. A mudança é um ato importante que envolve comprometimento e vontade. Mudar dói! É preciso querer mudar para ter melhorias constantes.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 05/09/2024 18:03

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