A produção de leite tem papel fundamental na economia de muitas regiões brasileiras, especialmente por envolver pequenos e médios produtores e fortalecer o setor agroindustrial. Para impulsionar ainda mais essa atividade, surge o Arranjo Produtivo Local (APL) como uma estratégia de organização territorial capaz de promover o desenvolvimento econômico e social por meio da articulação entre diversos atores locais.
O APL da cadeia do leite integra produtores, indústrias, cooperativas, instituições de ensino, pesquisa, extensão e políticas públicas em torno de um objetivo comum: tornar a cadeia mais eficiente, inovadora e sustentável. Essa articulação envolve desde a produção nas propriedades rurais até a industrialização e comercialização de derivados, como queijos, iogurtes e outros laticínios. O modelo se fortalece com o apoio de associações, serviços de assistência técnica, universidades, prefeituras e instituições financeiras.
Quando bem estruturado, o APL do leite gera impactos positivos como a valorização das identidades produtivas regionais, a geração de empregos, o aumento da renda no campo e o acesso a novos mercados. Quer entender melhor como esse modelo pode transformar a realidade da produção leiteira na sua região? Neste conteúdo do Polo Sebrae Agro, vamos falar sobre isso.
Acesse o conteúdo completo e boa leitura. Bora ver!
O Polo Sebrae Agro é uma iniciativa que visa fortalecer o trabalho em rede do Sistema Sebrae. Desde o seu lançamento em 2022, a iniciativa já conta com a participação ativa de todos os Sebrae do Brasil, além de parceiros estratégicos.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.