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Fluxo de caixa

Entenda se sua empresa está financeiramente saudável

Publicado em
28/10/2024 13:45

Tempo de
leitura: 5min

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Entenda se sua empresa está financeiramente saudável

Neste artigo nós vamos abordar um termo que todo empreendedor ou empreendedora precisa conhecer e dominar.

Essa ferramenta fundamental para a gestão financeira de uma empresa é o fluxo de caixa.

A seguir, você vai descobrir de uma vez por todas o que é fluxo de caixa, por que ele é tão importante e como montar o do seu negócio.


 
 


 

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que existe para apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro acessível. Esse é o objetivo tanto para o custeio da operação da empresa (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) quanto para o investimentos em melhorias (reforma da fachada, por exemplo).

Na prática, o fluxo de caixa mostra a entrada e saída de recursos financeiros na empresa. Para o fluxo de caixa, mais importante que o momento em que a venda é feita é o momento em que irá ocorrer o recebimento dos cientes. Da mesma forma, mais importante que o momento do gasto realizado será o momento em que ele precisará ser pago.

Hoje é bastante comum a oferta de facilidades de pagamento aos clientes, por exemplo, com a oferta de parcelamento em várias vezes. Para o negócio, isso significa que o dinheiro não entra no caixa da empresa no mesmo momento da venda.

O fluxo de caixa vai mostrar se a empresa está gerando recursos financeiros suficientes e na velocidade adequada para honrar seus compromissos. E o empreendedor saberá com antecedência os momentos de falta ou sobra de recursos no caixa. E poderá estudar as melhores estratégias para evitar a falta de recursos ou mesmo para evitar que recursos fiquem parados no caixa da empresa. A antecedência de uma informação abre um leque de oportunidades para se buscar uma solução para aquele problema.

O que deve constar no fluxo de caixa

Na dúvida do que deve ter no fluxo de caixa da empresa? Veja o que deve constar no seu:

Recebimentos: Vendas à vista em dinheiro, cheque, cartões, vendas a prazo, recebimento de duplicatas, entre outros.

Pagamentos: Compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos.

Previsões: Recebimentos e pagamentos previstos para o futuro, num período de pelo menos três meses.


 
 


 

Como montar o fluxo de caixa?

Agora vamos à parte prática para descobrir como fazer o fluxo de caixa de uma empresa.

Para montar o fluxo de caixa é importante responder duas perguntas: quanto e quando.

Quanto a empresa tem para receber dos seus clientes, mas também quando isto irá ocorrer. Quanto a empresa tem para pagar aos fornecedores e demais obrigações, mas também é fundamental saber quando isto deverá ocorrer. Sem uma destas respostas, o fluxo de caixa pode não mostrar a correta situação do caixa da empresa.

Um erro muito comum é fazer somente a projeção mensal do fluxo de caixa. Mas pode-se ter uma falsa tranquilidade. Por exemplo, uma empresa projeta para o mês seguinte recebimentos no montante de R$ 25.000,00 e pagamentos na faixa de R$ 18.000,00. Há uma previsão de sobra de caixa de R$ 7.000,00. Tranquilidade à vista? Pode ser. Mas e se as despesas se concentrarem no início do mês e os recebimentos no final do mês? A tranquilidade foi se embora. E qual é a solução? Trabalhar o fluxo de caixa com visões de prazos menores.

Na dúvida sobre como organizar o fluxo de caixa, fazê-lo semanalmente pode ser uma boa ideia - pois aumenta o controle sobre o que entra e sai do financeiro. Ao mesmo tempo, porém, empresas maiores, com altos volumes de recebimentos e pagamentos terão de trabalhar com prazos menores, adotando, por exemplo, o fluxo diário.

E como você vai fazer o seu fluxo?

O fluxo de caixa pode ser elaborado manualmente, em um caderno ou agenda. Mas é muito mais fácil, organizado e ágil se for realizado em uma planilha eletrônica ou em um programa de gestão. Afinal, quem não quer ganhar tempo e evitar qualquer erro no registro financeiro da empresa?

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

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