Marketing no Facebook

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Marketing Digital

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Estratégias de marketing para o Facebook

Descubra como aproveitar todas as oportunidades que o Facebook oferece para o seu negócio

Publicado em
05/06/2024 16:32

Tempo de
leitura: 12min

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Descubra como aproveitar todas as oportunidades que o Facebook oferece para o seu negócio

Não é à toa que o Facebook é a maior rede social do mundo.

Com bilhões de usuários espalhados por centenas de países, a rede conecta mais pessoas do que qualquer empresa já fez no passado. A popularidade das redes sociais e, em particular, do Facebook fez com que as marcas repensassem suas estratégias de marketing e a forma de lidar com os clientes.

Agora, milhões de empresas confiam no Facebook para se conectar com as pessoas, mas a forma como cada empresa usa o Facebook pode variar bastante.

Na rede, é possível postar e compartilhar conteúdo em diversos formatos, como fotos, textos, vídeos e enquetes. Também é possível divulgar eventos e entrar ao vivo para seus clientes. O Facebook conseguiu inovar tanto nas possibilidades que, além disso tudo, você pode até mesmo vender dentro da rede.

Para esclarecer as principais possibilidades do Facebook, elaboramos este guia sobre como colocar suas estratégias em prática na rede.

Leia agora para descobrir como criar conteúdo, se relacionar com seu público e até vender pela maior rede social do planeta.

Como criar conteúdo no Facebook

Criar conteúdo no Facebook é muito fácil e intuitivo.

O primeiro passo é criar a sua fanpage, ou a página da sua empresa na rede social.

Caso ainda não tenha sua página, não se preocupe: o próprio Facebook vai te ajudar. É só seguir esse passo a passo e criar a página oficial da sua empresa.

Com a sua página pronta, você já pode publicar conteúdo para seu público. Faça login no Facebook, pelo computador ou celular, acesse sua página e você verá o botão “Criar publicação”.

Esse simples botão é o que vai te trazer um mundo de possibilidades. Logo de cara, você verá que é possível:

● Criar um texto breve;

● Adicionar imagens que você tem no seu computador ou celular;

● Adicionar um número do WhatsApp à publicação;

● Adicionar a localização onde você se encontra;

● Adicionar vídeos;

● Adicionar um sentimento relacionado a seu conteúdo;

● E muito mais!


 


 
 


 

Explore os diferentes formatos de acordo com seus objetivos de marketing. Fotos podem trazer um apelo visual importante para seu conteúdo, enquanto vídeos trazem um caráter mais dinâmico do que um simples texto, por exemplo.

Compartilhar stories no Facebook

Os stories são formatos de conteúdo que ficaram famosos no Instagram e se espalharam pelas redes sociais.

Eles são compostos por fotos ou vídeos curtos e que ficam disponíveis para seguidores por 24 horas. No Facebook, para quem ainda não sabe, os stories também estão disponíveis.

As empresas podem compartilhar os stories da conta do Instagram no Facebook ou optar por criar o conteúdo para o próprio Facebook.

Criando ofertas no Facebook

Além do conteúdo em texto, vídeos, fotos e afins, o Facebook também permite que empresas criem ofertas exclusivas para seu público na rede.

Logo abaixo da opção de Criar publicação você já pode ver essa funcionalidade.


 


 
 


 


 

As ofertas funcionam como promoções da vida real, que você já viu em lojas físicas. Trata-se de um conteúdo que divulga condições e preços especiais, só que no Facebook.

Para criar uma oferta é só clicar no botão mostrado na imagem e seguir o passo a passo. Você pode escolher fotos para ilustrar sua oferta, descrever o produto ou serviço, detalhar o tipo de desconto e definir a validade/tempo que sua oferta fica no ar.

A oferta no Facebook pode ser uma ótima forma de chamar atenção e fisgar clientes com condições especiais. Afinal, quem não gosta de um desconto ou condição especial?

Transmissões ao vivo no Facebook

Lançada em 2016, a funcionalidade de transmissão ao vivo no Facebook teve grande aceitação principalmente nos últimos anos e continua sendo uma ótima maneira de se conectar imediatamente com aqueles que estão seguindo sua página.

De forma muito fácil, você pode começar um vídeo ao vivo para seus seguidores sem sair do Facebook. Além disso, você pode receber comentários e interagir com o público em tempo real.

Criar uma transmissão ao vivo é muito fácil.

Diretamente da página do seu negócio, você escolhe a opção“Criar: Ao vivo”.


 


 
 


 

Em seguida, é melhor se preparar: você está prestes a aparecer ao vivo para seus seguidores!

Primeiro, porém, você vai escolher se quer criar a transmissão naquele momento, nas próximas 24 horas ou programar um evento ao vivo para depois. Caso seja sua primeira vez, experimente clicar no botão de teste e criar uma transmissão apenas para se familiarizar com a ferramenta.

Lembre-se que ao vivo não é possível corrigir certos erros, portanto sempre é bom testar a ferramenta antes de encarar o público.


 


 
 


 

Criando anúncios no Facebook

Você já viu que criar conteúdo no Facebook é fácil. Já sabe também que existem várias possibilidades para as empresas alcançarem seu público gratuitamente pela rede.

O que talvez você não saiba, porém, é que nem sempre o conteúdo grátis é o bastante. O Facebook, como qualquer outra rede, é bastante competitivo. Milhares de empresas brasileiras estão presentes na plataforma, então nem sempre você conseguirá chegar até seu público de forma fácil. A não ser que invista em anúncios, é claro.

Os anúncios, ou conteúdo pago no Facebook, ajudam a garantir que você será visto por pessoas que realmente fazem parte do seu público-alvo ou se relacionem com as suas personas.

A boa notícia é que criar anúncios não é uma tarefa difícil e o custo-benefício é muito interessante - você pode gastar, por exemplo, R$10 em um conteúdo patrocinado.

Criar anúncios diretamente na sua Página é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de alcançar as pessoas que mais interessam à sua empresa no Facebook. Logo na área inicial da sua página você verá a opção criar anúncio, seguida de várias opções.


 


 
 


 

Você pode escolher criar um anúncio do zero. Nesse formato, você produz o conteúdo e já o “patrocina”, escolhendo para quem ele vai aparecer, quanto quer gastar e muito mais.

Você também tem a opção de turbinar uma publicação, ou seja, transformar em anúncio um conteúdo que já foi postado na sua página. Além disso, você pode fazer o mesmo com uma publicação do Instagram.

Por fim, você pode explorar a opção de anúncios automatizados. Nesse modelo, o Facebook sugere todas as melhores práticas para que você crie seu negócio.

Dentro do universo dos anúncios existem inúmeras possibilidades. Você pode escolher mostrar seu anúncio apenas para pessoas da sua cidade, pessoas que curtem conteúdos de certas áreas, pessoas que já visitaram sua página e muito mais. Na dúvida, consulte os guias do próprio Facebook para entender como funcionam na prática os anúncios: 

Melhores práticas para promover sua Página

Melhores práticas para promover sua empresa

Melhores práticas para turbinar uma publicação


 

Como configurar uma loja para vender no Facebook

Com as Lojas do Facebook, você pode exibir e vender produtos no Facebook. As pessoas que visitam a sua loja podem navegar pelos produtos, fazer compras e conhecer a marca diretamente na rede social. A loja é criada no Gerenciador de Comércio, uma plataforma que permite gerenciar o inventário e as vendas no Facebook e no Instagram.

Para configurar uma loja no Facebook e no Instagram, primeiro, você precisar:

● Ter uma página comercial e ser o administrador da conta no Gerenciador de Negócios;

● Criar um catálogo ou vincular sua loja virtual, caso já tenha, ao Facebook;

● Se quiser deixar a sua loja visível no Instagram, você também precisará ter uma conta empresarial do Instagram. A conta empresarial do Instagram conectada ao Gerenciador de Negócios deve pertencer a ele;

Como criar uma Loja no Facebook

Para criar a sua loja no Gerenciador de Comércio, siga os passos abaixo:

● Acesse a página Criar sua loja e clique em Avançar.

● Se você já está vendendo na Shopify, BigCommerce ou outra plataforma de parceiro, você pode simplesmente importar e sincronizar seus produtos de lá. Clique em Sincronizar uma plataforma de parceiro no lado direito e siga o link até o site do seu parceiro para concluir a configuração.

● Escolha um dos três métodos de finalização da compra. Clique em Avançar.

● Se deseja vender em uma Página comercial do Facebook, escolha a sua Página ou crie uma nova.

● Caso também queira vender no Instagram, selecione a sua conta empresarial do Instagram. Clique em Avançar.

● Selecione a sua conta do Gerenciador de Negócios ou crie uma nova. Clique em Avançar.

● Selecione o catálogo que deseja usar para a loja e clique em Avançar. Depois, você não poderá mudar esse catálogo.

● Observação: se você ainda não tem um catálogo de produtos, essa etapa não é exibida. Criaremos um catálogo para você automaticamente no Gerenciador de Comércio, chamado “Itens para (nome e ID de sua Página)”. Você pode adicionar os seus itens mais tarde, quando terminar de configurar a loja.

● Confira os detalhes da loja. Depois, leia e aceite o Acordo do Vendedor e clique em Concluir a configuração.


 
 


 

Prontinho. Você criou a sua loja!

Em seguida, o que você deve fazer é configurá-la para que ela esteja pronta para receber os clientes.

O que resta fazer, então, é seguir os passos sugeridos pelo Facebook para:

● Gerenciar o catálogo para adicionar os produtos que deseja vender.

● Criar uma coleção, que é um grupo de produtos que desejar destacar na loja.

● Personalizar o visual da loja.

● Publicar a loja. As pessoas poderão ver a loja depois que o Facebook avaliar e aprovar a sua publicação.

Depois de seguir todos esses passos, você estará mais perto de dominar as principais oportunidades que o Facebook oferece para o seu negócio. A partir daí, é só colocar o trabalho em prática e fazer com que a rede se torne parte da rotina do seu negócio.

Lembre-se sempre que estratégias de marketing nas redes sociais precisam ser realizadas de forma constante, com planejamento. Para saber ainda mais sobre como trabalhar no Facebook, aproveite e confira também o nosso artigo com ferramentas e hacks para o Facebook!

Publicado em 05/06/2024 16:32

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