Gestão de estoque de produtos vencendo

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Estratégia e Gestão

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Estoque de produtos vencendo, como controlar?

Conheça algumas boas práticas para evitar produtos vencidos no estoque

Publicado em
21/06/2024 13:06

Tempo de
leitura: 5min

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Conheça algumas boas práticas para evitar produtos vencidos no estoque

É normal termos em nosso mix alguns produtos com giro bastante rápido, sempre procurados pelos clientes. A eles costumamos dar toda a atenção. Mas também temos aqueles que demoram mais para vender e acabam passando muito tempo na prateleira. Além de demorarem a se converter em caixa, esses últimos trazem um complicador adicional quando possuem um tempo limitado em que podem ser usados, ou seja, uma data de validade.


 
 


 

Mantenha uma boa gestão de estoque 

Trabalhar com produtos perecíveis, que possuem um prazo de validade limitado e, muitas vezes, não muito longo é tarefa complexa. Sempre que falamos em estoque, falamos do dilema entre, por um lado, comprar demais e ficar sem dinheiro e, por outro lado, comprar um volume insuficiente e perder vendas. E como fica a situação com produtos perecíveis? A dúvida é ainda mais cruel, pois se adiciona a possibilidade de comprar demais e ter perdas!

Ter controle de estoques, com registros precisos de entradas e saídas, é sempre recomendável. Mais recomendável ainda é que controles e registros sejam feitos por meio de um sistema informatizado, capaz de gerar relatórios com históricos detalhados produto a produto, mês a mês. Como se comporta cada item ao longo do ano? Há momentos de venda aumentada? Qual o volume máximo e mínimo vendido por cada produto em cada momento?

As respostas a perguntas como essas ajudam a embasar a decisão de compras, cuja importância aumenta com base no que foi dito acima sobre os produtos perecíveis. Se eu consigo entender quanto esperar de venda de determinado produto, posso embasar melhor minhas compras e fazer apostas mais certeiras naqueles produtos que têm maior potencial de vendas em determinado período (e, consequentemente, menor potencial de gerar perdas).

Contudo, mesmo procurando fazer compras mais assertivas, ainda assim podemos nos ver em uma situação de ter grande volume em estoque de um produto com data de validade se aproximando. E aí, como fazer em situações assim?

Dicas para evitar perda do estoque

Algo que sempre se pensa para um caso desses é a realização de promoções. Afinal, ninguém quer deixar o produto vencer ali, paradinho em nossa prateleira. Usar esse recurso de abaixar o preço pode realmente fazer com que algum cliente leve o produto, gerando caixa para a empresa. 

Mas, cuidado! Sempre ter produtos em promoção pode “acostumar mal” o cliente, que ficará esperando para comprá-lo com preço baixo. Além disso, sempre ter que colocar um produto em promoção por data de validade se aproximando deve acender um alerta de que posso estar comprando mal ou que a demanda por ele esteja caindo.

Uma dica para esses casos é combinar o produto em promoção com outros produtos que estão com preço normal. Isso pode ajudar a melhorar a margem da venda total, pois o cliente irá levar mais de um produto em sua visita ao meu estabelecimento, e irá aumentar o ticket médio.

A empresa pode também criar um outlet, um espaço destinado a produtos com prazo de validade próximo. Saber que existe esse espaço pode gerar um comportamento no cliente de sempre dar uma olhadinha ali, diminuindo nossas perdas. Mas aqui devemos ressaltar a importância de o cliente entender o motivo de o preço estar promocional. 

Seja transparente e explique que o produto pode estragar em breve, daí seu preço estar reduzido. Além de ser correto tratar a situação de forma transparente, isso pode trazer como benefício o cliente não se acostumar como aquele preço como sendo o normal, mas sim uma exceção dado um cenário específico.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 21/06/2024 13:06

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