O mercado de energia solar já ocupa o segundo lugar em geração de energia elétrica no Brasil. Esse crescimento torna o mercado fotovoltaico cada vez mais atrativo para os consumidores.
Do ponto de vista dos negócios, esse movimento requer profissionais preparados para atender esses clientes ao longo de toda a jornada deles.
Uma etapa que não deve ser ignorada nesse processo é o pós-venda, momento em que os clientes podem necessitar de acompanhamento e suporte para os equipamentos adquiridos.
Vamos conhecer mais sobre a importância do pós-venda para as empresas do setor e apresentar sete dicas que podem ajudar a melhorar os resultados nessa etapa.
Pós-venda: o que é?
Pode parecer uma pergunta óbvia, porém, muita gente faz confusão sobre essa etapa da jornada do cliente.
O pós-venda acontece depois que a compra é finalizada e tem o objetivo de reter o cliente e continuar oferecendo produtos ou serviços de valor para ele, além de trazer ganhos para a empresa.
Esse momento da jornada deve reunir um conjunto de estratégias para construção de um bom relacionamento com os consumidores.
Qualidade e personalização são duas das principais características do pós-venda para as empresas de energia solar. Esses atributos são capazes de fidelizar o cliente, garantindo que ele vá procurar o seu negócio novamente.
Qual a importância do pós-venda?
No mercado de energia fotovoltaica, os equipamentos adquiridos pelos consumidores são investimentos e isso já explica a importância de um pós-venda de qualidade para uma empresa do setor.
Após a compra finalizada, os clientes podem precisar de suporte, manutenção ou indicações de outras ferramentas.
Geralmente, os clientes desse mercado têm a preocupação inicial com a redução da conta de energia, mas entendem pouco sobre funcionamento, vida útil dos equipamentos e diferenças de tecnologias.
Quando pensam a quem recorrer nessas situações, a primeira e mais segura opção dos consumidores tende a ser aquela a quem ele buscou para a compra dos equipamentos. Mas, isso só vai funcionar se houver um bom relacionamento entre as partes, sustentado, principalmente, por transparência.
A baixa barreira de entrada de integradores no setor, algo que gera maior preocupação com a qualidade dos serviços prestados, faz do pós-venda um diferencial competitivo nesse mercado.
Energia solar: vantagens do pós-venda
Ter um bom pós-venda traz uma série de vantagens para uma empresa de energia fotovoltaica, como:
- Aumento da recompra;
- Redução da rotatividade dos clientes, com diminuição das taxas de cancelamento e abandono dos equipamentos;
- Melhora da reputação do negócio;
- Transformação dos clientes em promotores da empresa;
- Redução de custos em aquisições que visem novas vendas;
- Medição mais assertiva da satisfação dos consumidores.
7 dicas para melhorar o pós-venda
Se você deu os primeiros passos no pós-venda ou, então, já investe esforços nessa etapa, mas não viu resultados, essas dicas vão ajudar a melhorar esses resultados.
1- Garantia do serviço prestado
Muitos clientes optam pela energia solar considerando as vantagens, mas sem conhecimento específico sobre equipamentos e consumo.
É comum, então, que os consumidores precisem de assistência operacional quando os equipamentos são instalados. Adiante-se a essa necessidade e ofereça o serviço, assim como as devidas garantias.
Disponibilizar essa assistência de boas-vindas, tirando, inclusive, dúvidas mais simples sobre a nova conta de energia, faz toda a diferença para assegurar a qualidade dos equipamentos e serviços que foram oferecidos.
2- Ofereça manutenção e limpeza dos painéis solares
Contar com um serviço de manutenção e limpeza de painéis solares é uma ótima forma de conquistar os clientes no pós-venda.
Além de aumentar a vida útil dos equipamentos, esse serviço também garante melhor eficiência à captação de energia.
O acúmulo de sujeira pode provocar a geração de menos eletricidade e esse é um ponto importante a ser discutido com os clientes.
3- Monitore o funcionamento da usina
Monitorar o funcionamento e a performance da usina também é uma dica importante para melhorar os resultados no pós-venda.
É preciso garantir a geração de energia que é prevista no projeto. Se isso não estiver acontecendo, é fundamental oferecer todo o suporte para a identificação do problema, além, é claro, da resolução posterior.
4- Faça pesquisas de satisfação
Pesquisas ajudam muito a medir o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos.
Um modelo de pesquisa que pode ser adotado é o Net Promoter Score (NPS), metodologia que utiliza apenas uma pergunta para fazer essa medição: em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa?
A resposta para esse questionamento vai fornecer os dados necessários para determinar essa satisfação.
5- Crie programas de fidelidade
Programas de fidelidade são opções eficientes para manter os clientes engajados e transformá-los em promotores da sua empresa de energia solar.
Mas, atenção: esses programas precisam oferecer, de fato, vantagens aos consumidores. Do contrário, os efeitos podem ser negativos.
Cashback, recompensas e outras iniciativas do gênero podem incentivar as pessoas a fazerem manutenções regulares ou, até mesmo, a indicarem os serviços a outros clientes em potencial.
6- Mantenha o relacionamento
O pós-venda e as ações que tratamos até aqui se resumem a um aspecto: o relacionamento com os clientes.
Então, não faz sentido que a empresa suma depois de ter vendido um equipamento fotovoltaico.
Mantenha contato com os consumidores. Isso é importante para preservar a confiança deles com a empresa de energia solar.
Esse contato pode ser mantido por mensagens, e-mails ou, ainda, pelo envio de informações úteis e dicas que podem auxiliar os clientes no dia a dia.
7- Agregue produtos e serviços ao seu
Oferecer produtos e serviços que possam ser agregados ao seu é outra forma de tornar sua empresa mais competitiva.
A mesma empresa que fornece os equipamentos de energia solar também pode apresentar opções variadas do segmento de tecnologia, como, por exemplo, sistemas de controle de acesso, detecção de intrusos e outras conectividades.
Invista!
Investir no pós-venda de energia solar e, consequentemente, no bom relacionamento com os clientes pode representar uma vantagem competitiva para o seu negócio, além de aumentar a reputação da marca e melhorar a rentabilidade.
No entanto, para ter resultados satisfatórios, é preciso que o pós-venda seja visto como um processo que oriente as equipes e defina bem as tarefas.
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