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Energia solar: 7 dicas para melhorar o pós-venda

Entenda como o pós-venda é uma estratégia importante dentro do setor fotovoltaico

Publicado em
05/09/2023 14:26

Tempo de
leitura: 8min

Sebrae Minas - Energia solar: 7 dicas para melhorar o pós-venda
Entenda como o pós-venda é uma estratégia importante dentro do setor fotovoltaico

O mercado de energia solar já ocupa o segundo lugar em geração de energia elétrica no Brasil. Esse crescimento torna o mercado fotovoltaico cada vez mais atrativo para os consumidores.

Do ponto de vista dos negócios, esse movimento requer profissionais preparados para atender esses clientes ao longo de toda a jornada deles.

Uma etapa que não deve ser ignorada nesse processo é o pós-venda, momento em que os clientes podem necessitar de acompanhamento e suporte para os equipamentos adquiridos.

Vamos conhecer mais sobre a importância do pós-venda para as empresas do setor e apresentar sete dicas que podem ajudar a melhorar os resultados nessa etapa.


 
 


 

Pós-venda: o que é?

Pode parecer uma pergunta óbvia, porém, muita gente faz confusão sobre essa etapa da jornada do cliente.

O pós-venda acontece depois que a compra é finalizada e tem o objetivo de reter o cliente e continuar oferecendo produtos ou serviços de valor para ele, além de trazer ganhos para a empresa.

Esse momento da jornada deve reunir um conjunto de estratégias para construção de um bom relacionamento com os consumidores.

Qualidade e personalização são duas das principais características do pós-venda para as empresas de energia solar. Esses atributos são capazes de fidelizar o cliente, garantindo que ele vá procurar o seu negócio novamente.

Qual a importância do pós-venda?

No mercado de energia fotovoltaica, os equipamentos adquiridos pelos consumidores são investimentos e isso já explica a importância de um pós-venda de qualidade para uma empresa do setor.

Após a compra finalizada, os clientes podem precisar de suporte, manutenção ou indicações de outras ferramentas.

Geralmente, os clientes desse mercado têm a preocupação inicial com a redução da conta de energia, mas entendem pouco sobre funcionamento, vida útil dos equipamentos e diferenças de tecnologias.

Quando pensam a quem recorrer nessas situações, a primeira e mais segura opção dos consumidores tende a ser aquela a quem ele buscou para a compra dos equipamentos. Mas, isso só vai funcionar se houver um bom relacionamento entre as partes, sustentado, principalmente, por transparência.

A baixa barreira de entrada de integradores no setor, algo que gera maior preocupação com a qualidade dos serviços prestados, faz do pós-venda um diferencial competitivo nesse mercado.

Energia solar: vantagens do pós-venda

Ter um bom pós-venda traz uma série de vantagens para uma empresa de energia fotovoltaica, como:     

  • Aumento da recompra;     
  • Redução da rotatividade dos clientes, com diminuição das taxas de cancelamento e abandono dos equipamentos;     
  • Melhora da reputação do negócio;     
  • Transformação dos clientes em promotores da empresa;     
  • Redução de custos em aquisições que visem novas vendas;     
  • Medição mais assertiva da satisfação dos consumidores.

7 dicas para melhorar o pós-venda

Se você deu os primeiros passos no pós-venda ou, então, já investe esforços nessa etapa, mas não viu resultados, essas dicas vão ajudar a melhorar esses resultados.

1- Garantia do serviço prestado

Muitos clientes optam pela energia solar considerando as vantagens, mas sem conhecimento específico sobre equipamentos e consumo.

É comum, então, que os consumidores precisem de assistência operacional quando os equipamentos são instalados. Adiante-se a essa necessidade e ofereça o serviço, assim como as devidas garantias.

Disponibilizar essa assistência de boas-vindas, tirando, inclusive, dúvidas mais simples sobre a nova conta de energia, faz toda a diferença para assegurar a qualidade dos equipamentos e serviços que foram oferecidos.

2- Ofereça manutenção e limpeza dos painéis solares

Contar com um serviço de manutenção e limpeza de painéis solares é uma ótima forma de conquistar os clientes no pós-venda.

Além de aumentar a vida útil dos equipamentos, esse serviço também garante melhor eficiência à captação de energia.

O acúmulo de sujeira pode provocar a geração de menos eletricidade e esse é um ponto importante a ser discutido com os clientes.

3- Monitore o funcionamento da usina

Monitorar o funcionamento e a performance da usina também é uma dica importante para melhorar os resultados no pós-venda.

É preciso garantir a geração de energia que é prevista no projeto. Se isso não estiver acontecendo, é fundamental oferecer todo o suporte para a identificação do problema, além, é claro, da resolução posterior.

4- Faça pesquisas de satisfação

Pesquisas ajudam muito a medir o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos.

Um modelo de pesquisa que pode ser adotado é o Net Promoter Score (NPS), metodologia que utiliza apenas uma pergunta para fazer essa medição: em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa?

A resposta para esse questionamento vai fornecer os dados necessários para determinar essa satisfação.

5- Crie programas de fidelidade

Programas de fidelidade são opções eficientes para manter os clientes engajados e transformá-los em promotores da sua empresa de energia solar.

Mas, atenção: esses programas precisam oferecer, de fato, vantagens aos consumidores. Do contrário, os efeitos podem ser negativos.

Cashback, recompensas e outras iniciativas do gênero podem incentivar as pessoas a fazerem manutenções regulares ou, até mesmo, a indicarem os serviços a outros clientes em potencial.

6- Mantenha o relacionamento

O pós-venda e as ações que tratamos até aqui se resumem a um aspecto: o relacionamento com os clientes.

Então, não faz sentido que a empresa suma depois de ter vendido um equipamento fotovoltaico.

Mantenha contato com os consumidores. Isso é importante para preservar a confiança deles com a empresa de energia solar.

Esse contato pode ser mantido por mensagens, e-mails ou, ainda, pelo envio de informações úteis e dicas que podem auxiliar os clientes no dia a dia.

7- Agregue produtos e serviços ao seu

Oferecer produtos e serviços que possam ser agregados ao seu é outra forma de tornar sua empresa mais competitiva.

A mesma empresa que fornece os equipamentos de energia solar também pode apresentar opções variadas do segmento de tecnologia, como, por exemplo, sistemas de controle de acesso, detecção de intrusos e outras conectividades.


 
 

Invista!

Investir no pós-venda de energia solar e, consequentemente, no bom relacionamento com os clientes pode representar uma vantagem competitiva para o seu negócio, além de aumentar a reputação da marca e melhorar a rentabilidade.

No entanto, para ter resultados satisfatórios, é preciso que o pós-venda seja visto como um processo que oriente as equipes e defina bem as tarefas.

Quer saber como montar uma empresa de energia solar? Acesse o nosso e-book na plataforma Sebrae Play, do Sebrae Minas.

Se você procura orientações para investir em marketing digital, leia o e-book voltado para as empresas do setor.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

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