A construção civil é um dos setores mais aquecidos atualmente da economia brasileira e os dados comprovam esse movimento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento, indicador que mede a atividade econômica do setor, cresceu 9,7% em relação ao ano anterior, o maior crescimento desde 2010. A estimativa do PIB de 2022 também projeta uma elevação do índice, a segunda consecutiva.
Setor aquecido é sinônimo de oportunidades de trabalho, e muitos empreendedores já perceberam as boas condições do mercado. Porém, uma empreitada no ramo da construção civil não pode ser feita no improviso. Além do conhecimento técnico adquirido com a formação, buscar preparação gerencial, necessária para a gestão dos negócios, também é fundamental.
Considerando essa necessidade dos profissionais que empreendem no setor da construção civil, o Sebrae Minas está lançando uma série de cursos direcionados ao aprofundamento de conceitos que colaboram com o sucesso dos negócios.
Vamos saber um pouco mais sobre eles?
Cursos oferecidos pelo Sebrae Minas
- Análise de Viabilidade Econômica;
- Desmistificando a Incorporação Imobiliária;
- Planejamento Tributário no setor da Construção Civil;
- Planejamento de Obras;
- Gerenciamento de Obras;
- Gestão de Qualidade em Obras;
- Estratégia Eficaz de Captação de Leads e Vendas de Imóveis;
- Gerenciando Riscos na Compra e Venda de Imóveis;
- Gestão Imobiliária.
Análise de viabilidade econômica
A análise de viabilidade econômica é uma das ferramentas de gestão estratégica mais importantes para as construtoras. Esse estudo garante que o empreendimento projetado gere os resultados esperados. Negligenciá-lo, por outro lado, não só aumenta os riscos, como também pode comprometer a continuidade do negócio.
O trabalho de análise de viabilidade econômica engloba diversos universos que compõem o segmento da construção civil, como as áreas ambiental, jurídica, arquitetônica, técnica e econômico-financeira.
Essa preparação é considerada essencial para que construtores e incorporadores definam se uma obra deve ou não ser executada.
Desmistificando a Incorporação Imobiliária
O ato de empreender um projeto imobiliário é a definição de incorporação imobiliária, uma atividade multidisciplinar que envolve, entre outras etapas, a prospecção de terreno, a legalização de um projeto, as vendas e a construção.
Incorporadores devem acumular conhecimento e experiência para idealizar, conceber e fazer a gestão de negócios imobiliários, além de buscar investidores e terem um vínculo direto com os clientes de um empreendimento.
Geralmente utilizada pelas grandes empresas, a incorporação imobiliária é um modelo de negócios que também pode beneficiar os pequenos negócios.
Planejamento Tributário no setor da Construção Civil
Outra ferramenta importante para a área da construção civil é o planejamento tributário, preparação que considera todas as possibilidades legais de reorganização dos negócios.
Conhecimento sobre o atual cenário do setor e a legislação específica são essenciais para a atividade.
Do ponto de vista tributário, a construção civil é uma das atividades mais complexas. Até mesmo o Simples Nacional possui uma tabela específica para o setor.
Por isso, a busca por conhecimento e profissionais especializados nesse planejamento se faz necessária para os empreendimentos do setor, pois a simples escolha do regime de tributação de um negócio pode influenciar diretamente na competitividade e nos lucros que são almejados.
Planejamento de Obras Gerenciamento de Obras
Já imaginou o que pode acontecer se uma obra não é adequadamente planejada? O resultado pode ser catastrófico sem essa etapa básica de trabalho. Ela proporciona uma visão global do projeto, com a definição e organização das fases da construção.
O planejamento combina diversas atividades e técnicas fundamentais de uma obra. Essa organização, além de evitar gastos desnecessários, também permite a otimização do tempo de execução.
Gerenciamento de obras
Uma obra envolve muitos procedimentos que são executados simultaneamente. Além de contribuir com o gerenciamento de tantos processos, essa é a etapa de trabalho com o maior custo envolvido.
Os profissionais que exercem essa função de gerenciamento são peças importantes da engrenagem da construção civil e o envolvimento com tantas etapas distintas da cadeia de produção exige conhecimento sobre cada uma delas. Uma boa gestão pode gerar uma enorme economia de recursos e tempo.
Gestão da Qualidade em Obras
Qualidade é um conceito que deve caminhar sempre junto às diversas etapas de uma obra.
Executar um trabalho de gestão é, nesse sentido, reduzir as chances de desvios e evitar, por exemplo, erros e gastos desnecessários ao longo da construção.
Fazer a gestão da qualidade de uma obra envolve conhecer as exigências do mercado e, até mesmo, as necessidades dos clientes, fatores que se atualizam constantemente.
Otimizar a execução de um projeto sem descuidar da qualidade do que vai ser oferecido é o que torna um empreendimento bem sucedido no setor.
Estratégia Eficaz de Captação de Leads e Vendas de Imóveis
A captação de leads e imóveis é considerada, atualmente, um dos principais desafios do mercado imobiliário. Essa atividade envolve buscar e descobrir novas opções para entrada no rol de um profissional ou empresa.
Uma estratégia eficiente de capacitação para a atividade envolve conhecimento aprofundado e execução de diversas etapas que envolvem a captação em si, os clientes e as vendas. A função é a base para o sucesso dos resultados e um elemento que orienta todos os procedimentos utilizados para a comercialização dos empreendimentos.
Gerenciando Riscos na Compra e Venda de Imóveis
No processo de compra e venda de imóveis, a segurança jurídica é um fator indispensável para os negócios. É através desse conceito que se oferece condições para o entendimento das consequências de procedimentos adotados.
Identificar riscos; analisar ônus e impedimentos; verificar possibilidades de fraudes; e buscar soluções para compras e vendas que sejam seguras para todas as partes envolvidas são alguns dos conhecimentos que o gerenciamento traz aos profissionais que se envolvem com esse trabalho.
Portanto, saber como gerenciar os riscos na compra e venda de imóveis aumenta a segurança jurídica nas relações com os seus clientes.
Gestão Imobiliária
Dada a importância do mercado imobiliário para a economia, o setor é visto com interesse por muitos empreendedores. Para o sucesso de um investimento, que pode causar impacto no segmento como um todo, preparação é um elemento básico.
Fazer a gestão de negócios imobiliários requer compreensão dos comportamentos do mercado a partir de uma visão que considera aspectos éticos e sociais. Consciência das responsabilidades que envolvem a função e a análise precisa das atividades e transações também são importantes para aqueles que almejam um lugar de destaque nesse setor.
Agora que você já conhece um pouco sobre a importância dos conceitos e ferramentas que compõem o amplo mercado da construção civil, inscreva-se em um dos nove cursos disponibilizados pelo Sebrae Minas. Ou, então, aprofunde-se logo em todos eles, afinal conhecimento nunca é demais quando o objetivo é ter sucesso nos negócios.
Bora conhecer os conteúdos que preparamos? Acesse o site do Sebrae Minas e aproveite!
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.