Analisando os preços de venda do negócio

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É hora de rever os preços de venda

Entenda como descobrir o momento certo para rever os preços da sua empresa

Publicado em
06/06/2024 14:03

Tempo de
leitura: 5min

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Entenda como descobrir o momento certo para rever os preços da sua empresa

Para a boa rentabilidade de seu negócio, quem empreende deve se atentar aos valores de venda praticados, monitorando a concorrência. Será que não está na hora de rever os preços de venda?

Não se trata de guerra de preços. Mas sim de manter o seu faturamento dentro dos níveis aceitáveis, suficientes para quitar compromissos e, ainda, obter uma margem de lucro, pequena que seja.

Em uma época com alto índice de desemprego, custos em patamares elevados e faturamento em queda, é preciso tomar cuidado na gestão do negócio em seus mínimos detalhes.

O faturamento nada mais é que a soma dos valores das vendas. E, para vender, há que se cuidar da qualidade do produto, do atendimento, da localização, do preço e dos prazos concedidos. E, aqui, estamos falando de um ponto que pode ser fator de decisão dos clientes.

Muitos deles estão com problema de receita, seja por desemprego, seja pela alta em todos os itens de consumo, o que torna o orçamento cada dia mais limitado. Dessa forma, uma das estratégias é rever os preços. Mas de que maneira?


 
 


 

Como rever os preços de venda?

O primeiro passo é negociar na hora da compra. Assim como o cliente tem necessidade do seu produto, você tem necessidade de adquirir esse produto do seu fornecedor. Você é o cliente do seu fornecedor. E, assim como você depende do cliente, o seu fornecedor depende da sua compra para faturar. Portanto, negocie sem constrangimento.

O segundo passo é entender que uma boa venda se inicia em uma compra bem-feita. Administre o seu giro de estoque - estoque com giro baixo é dinheiro parado e um custo a mais para o negócio.

Em seguida, promova mais o seu negócio. Além de divulgar os produtos e serviços, é importante reduzir o preço de alguma mercadoria para atrair o cliente. Faça composições de diferentes produtos para conseguir vender mais por menos. E, em paralelo, acompanhe o seu concorrente.

Abrir mão de parte do seu lucro para se manter vivo no mercado, especialmente nesse momento econômico vivido pelo país, é imprescindível.

 Como calcular o preço?

O preço de venda calculado adequadamente é aquele que cobre todos os custos (variáveis e fixos) e ainda gera um percentual de lucro líquido.


 
 


 

E como achar o percentual de custo fixo? Eis a fórmula:

Divida a média mensal dos custos fixos pela média mensal de faturamento e multiplique o resultado por 100. 

Exemplo:

Custos fixos = R$ 5.000,00

Faturamento = R$ 20.000,00

Então: % Custo Fixo sobre Faturamento = R$ 5.000,00 / R$ 20.000,00 = 0,25 x 100 = 25,00%

Vejamos se o preço de venda cobre os custos (variáveis e fixos) e ainda gera margem de lucro líquido:

Preço de venda = R$ 50,00 (-) Custo da mercadoria (Variável) = R$ 25,00

(=) Lucro bruto = R$ 25,00

Achando o lucro bruto em % = Lucro bruto / Preço de venda x 100

$ 25,00 / $ 50,00 = 0,50 x 100 = 50,00% de lucro bruto

(-) 25,00% de Custo Fixo = 25,00% de lucro líquido

Do lucro bruto, subtraia o custo fixo. Se o seu custo fixo é de 25,00%, o produto paga os custos fixos (25,00%), e ainda gera 25,00% de margem de lucro líquido.

Atente-se sempre a este questionamento: subtraindo o custo variável do preço de venda, o resultado é suficiente para cobrir os custos fixos e ainda gerar margem de lucro líquido?

Se sim, você deve abrir mão de um pequeno percentual dessa margem de lucro com a intenção de manter o cliente consumindo seu produto e, consequentemente, o faturamento e a sua empresa saudável.

Muita atenção à dica de identificar quanto percentual seu custo fixo compromete do seu faturamento. Muitos empreendedores calculam seus preços cobrindo o custo do produto e margem de lucro.

Acontece, com frequência, que a margem e lucro não cobre os custos fixos, daí aquele antigo desconforto: trabalho, trabalho, trabalho e não vejo dinheiro, lucro. Só pago conta.

É por isto: no cálculo do preço de venda você não contemplou seus custos operacionais mensais, também conhecido como custos fixos ou ainda, custo de manutenção do negócio.

Muita atenção!

Agora que você já sabe como rever os preços de venda, se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 06/06/2024 14:03

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