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Varejo: 5 dicas para vender seus produtos mais caros

Confira estratégias para vender seus produtos mais caros com sucesso

Publicado em
08/01/2025 20:20

Tempo de
leitura: 7min

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Confira estratégias para vender seus produtos mais caros com sucesso

Um cliente entra em uma loja de produtos eletrônicos disposto a comprar um celular. Ele chega ao estabelecimento já com a ideia de adquirir um modelo específico.

Só que o vendedor percebe que, por uma diferença não tão grande, o cliente pode levar um modelo da mesma marca, porém mais avançado.

Como deve ser a abordagem desse vendedor para oferecer essa possibilidade, demonstrando as vantagens e sem parecer oportunismo?

Esse é o objetivo do upsell, uma estratégia de vendas que visa oferecer aos clientes produtos superiores aos desejados ou já adquiridos.

A partir de agora, vamos nos aprofundar no conceito de upsell e conhecer dicas que podem ajudar o seu varejo a vender os melhores produtos do estoque.


 
 


 

Upsell: o que é?

O upsell, também conhecido como “vender o mais caro”, é uma técnica cujo objetivo é oferecer aos clientes opções de produtos melhores, que apresentem complementos ou mais funcionalidades.

Se a estratégia é aplicada corretamente, o valor a mais pago é visto pelo cliente como um bom custo-benefício.

É importante frisar que o upsell não visa apenas o resultado financeiro, mas também a satisfação do consumidor, que sai da loja com um produto mais completo e de melhor qualidade.

Não confunda!

Há quem confunda o upsell com outra estratégia de vendas: o cross sell ou cross-selling. São, no entanto, técnicas distintas e isso deve ficar claro.

O cross sell, que pode ser traduzido como venda cruzada, oferece aos clientes produtos complementares ao adquirido ou desejado.

Resgatando o exemplo do início, na loja de eletrônicos, o cross sell acontece quando o vendedor oferece, por exemplo, capinha, película ou um carregador extra como complemento da venda do celular.

Vantagens do upsell

Quando aplicado de forma correta, o upsell pode trazer vantagens para o seu negócio. As principais são:     

  • Aumento do faturamento;     
  • Melhora o relacionamento com os clientes, aumentando a fidelização;     
  • Eleva a competitividade do negócio.


 
 


 

5 dicas para aplica o upsell na sua loja

Quer aplicar o up sell no seu varejo e obter melhores resultados com as vendas? Aqui vão algumas dicas para adotar no dia a dia:

1 - Entenda o perfil do seu cliente

Uma dica básica para aplicar bem o upsell é conhecer bem a clientela. Entender o perfil dos clientes permite fazer recomendações e ter ofertas personalizadas.

Para traçar esse perfil, você pode analisar informações como:     

  • Histórico de compras;     
  • Preferências;     
  • Quanto o cliente está disposto a pagar;     
  • Problema que ele busca resolver através do produto.

Manter um bom relacionamento com os clientes e ouvir o que eles têm a dizer são boas maneiras de entendê-los.

2 - Ofereça soluções relevantes

De que adianta destacar a funcionalidade de um celular se aquilo não é o atributo mais importante para ele? Ele não vai titubear a dizer que não está interessado.

O foco da estratégia não pode ser apenas o lucro, mas também a satisfação do cliente e a credibilidade do negócio.

Ofereça, então, soluções relevantes e que considerem o contexto em que aquela venda está sendo realizada, como os interesses e as necessidades do cliente.

3 - Ressalte os ganhos além dos valores

Para que a estratégia de upsell dê resultado, o consumidor precisa enxergar a vantagem de pagar mais por um produto melhor.

Desenvolva uma abordagem que ressalta os ganhos que o cliente terá ao adquirir uma versão melhorada do produto que ele foi buscar.

Essa dica se relaciona com a anterior, uma vez que a relevância da solução oferecida deve estar alinhada com os interesses e as necessidades do consumidor.

4 - Utilize estratégia de ancoragem

Outra dica importante para aplicar o upsell é utilizar uma estratégia de ancoragem. Para isso, você pode oferecer aos clientes uma opção de produto mais cara, uma intermediária e uma mais barata.

A função do produto mais caro é fazer o intermediário (aquele que você quer vender) parecer mais vantajosa.

Com essa estratégia, o intermediário é visto como a opção ideal por oferecer mais vantagens que o barato e não ser tão caro quanto aquele que está sendo usado para ancorar o preço.

5 - Capacite a equipe

O time de vendas precisa estar preparado para aplicar a estratégia de upsell. Por isso, é importante capacitar os profissionais.

Os vendedores devem ser capazes de identificar o momento certo para oferecer os produtos e reconhecer quais são as soluções que podem influenciar na decisão de compra.

Investir em treinamentos e capacitações vai proporcionar desempenhos mais satisfatórios e melhores resultados, além de deixar os clientes satisfeitos.

Aplique e venda mais

Se você quer aumentar o ticket médio, fidelizar os clientes e se destacar em um mercado competitivo, aplique o upsell no seu varejo e veja os resultados positivos aparecerem.

Não se esqueça, no entanto, que a estratégia só funciona se for adotada corretamente. E fica o alerta: não force a compra ou ofereça soluções que não fazem sentido para o cliente.

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Publicado em 08/01/2025 20:20

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