Estamos vivendo a realidade da Indústria 4.0 e isso trouxe uma necessidade de transformação tecnológica, especialmente para os micros e pequenos negócios do setor.
O Brasil é considerado um dos mais países mais avançados em relação ao uso dos meios digitais, segundo levantamento realizado pelo Núcleo Organizacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
A pesquisa considerou 39 programas de transformação digital em dez países. O Brasil apareceu à frente de países como China e Alemanha na digitalização de pequenas e médias empresas.
Mesmo com esse destaque, para muitas micro e pequenas indústrias, esse tema ainda é cercado de receios e falta de conhecimento.
A digitalização dos processos produtivos não é apenas uma necessidade de mercado, mas também deve ser vista como uma oportunidade para esses negócios melhorarem a eficiência operacional e reduzirem custos.
A seguir, vamos desmistificar essa digitalização e conhecer tecnologias acessíveis e que facilitam essa mudança.

Digitalização: os pilares
A digitalização da indústria está baseada em alguns pilares, sendo os principais:
- O desenvolvimento e implementação de sistemas automatizados;
- A conexão de máquinas e equipamentos com a internet;
- E a criação de bancos de dados capazes de gerenciar um grande volume de informações.
É importante frisar que a digitalização e automação não requerem somente investimentos em tecnologia, mas também mudanças culturais para que a condução desse processo seja bem-sucedida.
Tecnologias emergentes
Para algumas micro e pequenas indústrias, a digitalização de processos produtivos ainda é encarada com resistência.
Há quem considere que essa ainda é uma realidade distante e ignore que os avanços tecnológicos tornaram essa jornada mais acessível para os pequenos negócios.
O processo de digitalização conta com algumas tecnologias emergentes que impulsionam essas transformações. Vamos descobrir quais são algumas delas.
Internet das Coisas (IoT)
Essa é considerada uma das maiores revoluções da Indústria 4.0. A Internet das Coisas (IoT) é responsável por conectar dispositivos com usuários e a internet.
No setor industrial, além de coletar informações em tempo real, a IoT possibilita a produção e o controle remoto das operações.
O uso da Internet das Coisas também é apontado como benéfico para a manutenção preventiva; gerenciamento da cadeia de suprimentos; monitorar o comportamento dos colaboradores; e evitar acidentes de trabalho.
Inteligência artificial (IA)
Outra tecnologia-chave da digitalização da indústria é a inteligência artificial (IA), que pode ser utilizada para aumentar a eficiência e a precisão das operações.
Por meio da IA, é possível capacitar sistemas para aprenderem com dados e tomarem decisões autônomas.
Além disso, a inteligência artificial também é considerada relevante para operações como controle de qualidade e automação de processos complexos.
Big Data
Big Data nada mais é do que a coleta e análise de conjuntos de dados gerados no ambiente industrial.
A partir de dados analisados, é possível extrair insights que beneficiam as tomadas de decisões estratégicas.
Além de identificar tendências, essa tecnologia pode prever falhas e descobrir oportunidades de inovação.

Desafios da digitalização
A digitalização das micro e pequenas indústrias lida com alguns desafios. Um deles é exatamente a visão resistente sobre essa transformação tecnológica.
Essa mudança dos processos produtivos também esbarra na falta de planejamento, que pode causar problemas para a linha de produção a partir de decisões tomadas de maneira precipitada.
A falta de estrutura também é considerada um desafio para a digitalização. Dependendo da natureza da indústria, é preciso pensar no layout dos espaços e integração com a internet para a instalação de equipamentos.
Muitas das transformações relacionadas a esse processo preveem a criação de novos postos de trabalho. Mas, a falta de capacitação dos profissionais é vista como um entrave, uma vez que essas funções exigem capacitações específicas.
Oportunidade
A digitalização deve ser encarada como uma oportunidade para melhorar os processos de produção, que passa a contar com dados e indicadores relevantes, além da automatização.
A eficiência trazida pela digitalização também permite uma redução significativa dos custos e agrega qualidade aos produtos.
Além disso, essa transformação aumenta a competitividade de uma indústria e torna os ambientes de trabalho mais seguros com o auxílio das tecnologias adotadas.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.