Desafios de vendas e o mercado certo na indústria
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Superando os desafios na indústria e encontrando o mercado ideal

Descubra como superar os desafios da indústria e posicionar seu produto com sucesso

Publicado em
30/12/2024 17:49

Tempo de
leitura: 6min

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Descubra como superar os desafios da indústria e posicionar seu produto com sucesso

As vendas cumprem uma função determinante para a sustentabilidade de uma indústria, seja qual for o segmento de atuação.

Diante disso, é possível dizer que uma gestão eficaz dessa área não atua apenas para o crescimento do negócio, mas também fortalece a posição dele no mercado e o torna mais preparado para enfrentar o dinamismo e a competitividade da realidade atual.

Definir estratégias de vendas significa, no entanto, enfrentar alguns desafios, como definir rotas de mercado; estar preparado para encarar as mudanças de comportamento do consumidor; e lidar com uma competição acirrada.

Além de identificar os principais desafios de vendas na indústria, a seguir, também vamos mostrar como encontrar o mercado ideal para o seu produto.

5 desafios de vendas na indústria

A gestão de vendas de uma indústria encontra alguns desafios para que os produtos penetrem no mercado e possam proporcionar um crescimento sustentável para o negócio. Conheça os cinco principais:

1- Concorrência intensa

As indústrias encontram, hoje, uma barreira de entrada considerada baixa, o que facilita a presença do negócio e dos produtos no mercado.

No entanto, a concorrência acirrada impõe uma disputa pela atenção dos consumidores e por uma participação maior nesse mercado.

As estratégias de venda têm uma importância fundamental nesse cenário, já que podem colaborar para a diferenciação do produto diante dessa competição intensa.

2- Mudanças nas preferências

Inserido em um mundo cada vez mais dinâmico, o mercado é influenciado pelas mudanças nas preferências dos consumidores.

Essa realidade exige que as indústrias se adaptem às novas demandas que surgem e possam oferecer as soluções que os clientes esperam encontrar.

Avaliar com frequência como os consumidores se relacionam com o produto é essencial e pode orientar, inclusive, um aprimoramento da solução, se identificada a necessidade.

3- Distribuição e rotas logísticas

Outro desafio é a escolha dos canais de distribuição mais adequados para alcançar os clientes.

Os canais de distribuição podem ser classificados como:  

  • Canais diretos: quando o negócio tem o controle total da apresentação e experiência oferecidas aos clientes;  
  • Canais indiretos: quando uma rede de intermediários atua no processo de levar o produto aos consumidores.

Nos canais indiretos, ainda existem duas outras configurações de distribuição:  

  • Canais curtos: são aqueles que contam com a participação do fabricante, do varejista e do consumidor final (três etapas);  
  • Canais longos: formados por duas etapas intermediárias entre o fabricante e o cliente final, que podem ser os distribuidores atacadista e varejista (quatro etapas).

É importante destacar que a escolha dos canais apropriados deve considerar fatores como segmento, produto, público-alvo, recursos disponíveis e estratégias do negócio.

4- Preço e margens de lucro

Estabelecer preços industriais também é um desafio para os negócios do setor. Não basta adotar um valor qualquer, é preciso ser estratégico.

A precificação deve considerar fatores como custos de produção, mercado, demanda e mudanças regulatórias. Tudo isso interfere no preço a ser praticado.

Esse trabalho envolve, ainda, garantir que as margens cubram os custos e ofereçam um lucro saudável para o negócio, considerando metas financeiras, o valor percebido pelo cliente e a concorrência.

5- Falta de conhecimento

Não ter conhecimento sobre o mercado pode trazer afetar diretamente as vendas da sua indústria.

Mais do que conhecer o contexto em que o produto está inserido e a concorrência, é fundamental avaliar os resultados.

Pesquisas ajudam a entender como o produto foi aceito pelo público e, até mesmo, se o retorno sobre o investimento corresponde ao esperado.

Encontrando o mercado ideal

Encontrar o mercado ideal para o produto da sua indústria é um ponto central para superar os desafios de vendas que se apresentam.

Para definir esse mercado, é necessário:

Realizar pesquisas de mercado

Compreender o público-alvo e as necessidades desses consumidores orienta o desenvolvimento dos produtos e as ações de vendas e fidelização.

Fazer a segmentação do público

Mais do que identificar o público-alvo, fazer a segmentação ajuda a indústria a se posicionar no mercado.

Posicionar o produto

Uma estratégia eficaz de posicionamento de produto vai mostrar onde e como a solução vendida pela sua indústria se encaixa no mercado, além de revelar como ela se destaca diante das concorrentes.

Definir os canais de distribuição

Fazer a escolha correta dos canais impacta na experiência dos clientes e na eficiência operacional do negócio.

Planejar as rotas

Ferramentas tecnológicas, como softwares de gerenciamento de transporte, ajudam a otimizar as rotas logísticas, reduzindo custos e melhorando o tempo de entrega.

Monitorar tendências

Fazer o monitoramento de tendências de mercado permite que uma indústria possa adaptar-se para oferecer produtos alinhados às mudanças de comportamento.

Ouvir os clientes

Ter o feedback dos clientes, ouvindo os desejos e as necessidades do seu público-alvo, permite que as estratégias de vendas sejam ajustadas conforme essa orientação.

Crescimento sustentável

Fazer a gestão de vendas de uma indústria envolve preparar-se para enfrentar desafios como a mudança nas preferências dos clientes e escolher os canais de distribuição adequados.

Mas, não é só isso. O mercado competitivo exige que o negócio tenha condições de inovar e se adaptar para manter a relevância.

Então, faça pesquisas e adote estratégias que entendam e atendam o seu mercado ideal. Isso vai fazer as suas vendas crescerem de forma sustentável.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 30/12/2024 17:49

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