Custo de aquisição do cliente (CAC)
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Custo de aquisição do cliente (CAC)

Entenda o que é o CAC e como calculá-lo

Publicado em
25/07/2024 18:18

Tempo de
leitura: 5min

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Entenda o que é o CAC e como calculá-lo

Você já ouviu falar de Custo de Aquisição do Cliente?

Mais importante ainda: se sim, você já se preocupou em conhecer o CAC do seu negócio?

Caso sua resposta seja positiva para essas perguntas, parabéns, você já está de olho em um indicador financeiro muito importante para qualquer negócio.

Por outro lado, se você não sabe o que é CAC ou não sente que domina o tema, não se preocupe. Vamos falar dele agora!

O que é Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e por que ele é importante

Indo direto ao ponto, CAC é o custo de aquisição por cliente.

Essa sigla significa o quanto dinheiro a empresa está gastando para conquistar cada uma de suas vendas.

O CAC, na prática, engloba os valores gastos em marketing, equipes de venda e divulgação, sendo uma métrica crucial para empreendedores.

Comparando esse número a outro indicador muito conhecido, o Lifetime Value (LTV – valor do tempo de vida do cliente), pode-se fazer uma análise apurada de como está a saúde financeira do seu negócio e consegue-se medir a efetividade das estratégias de marketing e vendas adotadas.

O Custo de Aquisição do Cliente deve ser comparado às métricas de receita do negócio, como o LTV, para indicar se o resultado está sendo favorável ou não. Se o valor de aquisição for bem mais baixo que o LTV, o negócio está em um bom caminho. É possível continuar crescendo de forma saudável. Se o CAC for mais alto ou a diferença muito pequena, mudanças serão necessárias para que a conta feche no fim do mês e assim não ocorram abalos na saúde financeira do negócio.


 


Como calcular o custo de aquisição do cliente

Mas como um empreendedor pode calcular o CAC do seu negócio? Existe uma fórmula que o auxilia. De maneira simples, o CAC é calculado assim:

CAC = (Custo de Marketing + Custo de Vendas) / Clientes conquistados

Então, entender de verdade o cálculo desse custo, o ideal é que a empresa já tenha previamente um controle sobre o processo de venda, especialmente quantos clientes é capaz de gerar e qual investimento cada etapa do processo demanda.

Quanto mais dados já se tiver sobre o ciclo de vendas e tudo o que ele envolve, mais prático será o cálculo do CAC e mais claros ficarão os ajustes a serem feitos para melhorar essa métrica.

Exemplo de cálculo de CAC

Vamos a um exemplo simples para facilitar o entendimento do CAC de um negócio.

Imagine que uma empresa tem como principal estratégia de vendas a participação em feiras de negócios. É através da participação nelas que ela realiza suas vendas.

Para calcular o CAC, essa empresa deve somar todas as despesas necessárias para participar das feiras.

Isso inclui, por exemplo:

● Aluguel do espaço;

● Montagem do stand;

● Despesas com viagem e deslocamento;

● Despesas com equipe do stand

● Despesas com estadias

● E qualquer outras que forem relevantes para o trabalho nas feiras

No último ano, a empresa em questão gastou R$ 50.000,00 participando de duas feiras. Como resultado, ela conquistou 12 novos clientes.

Para calcular o CAC basta dividir então R$ 50 mil por 12. O valor encontrado (R$ 4.166,67) foi o custo de aquisição de cada cliente. Se a expectativa da empresa for gerar nos próximos anos mais de R$ 100 mil de vendas com cada um desses clientes, pode-se dizer que o CAC da empresa foi baixo.

Mas, se por outro lado, cada cliente for gerar nos próximos anos cerca de R$ 8 mil em vendas, o CAC está muito alto. Esse é mais um motivo pelo qual é indispensável ter noção do custo de aquisição dos seus clientes. Afinal, no fundo, é preciso que a empresa encontre formas mais baratas e eficientes de conquistar seus clientes. Caso contrário, o futuro do negócio pode estar ameaçado!

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 25/07/2024 18:18

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