Sebrae Play | Controle Diário de caixa e banco
logo

Finanças

Artigo
Artigo

Controle Diário de caixa e banco

Entenda o que é o como esse controle pode ser útil para seu negócio

Publicado em
31/08/2023 20:35

Tempo de
leitura: 4min

Sebrae Minas - Controle Diário de caixa e banco
Entenda o que é o como esse controle pode ser útil para seu negócio

Nós do Sebrae sempre defendemos a importância de um bom planejamento e do acompanhamento correto do trabalho. De forma organizada, toda empresa consegue operar melhor no dia a dia, evita sustos pelo caminho e, claro, garante mais chances de continuar crescendo.

Pensando nisso e depois de falarmos sobre itens importantes do controle financeiro, como o registro de transações e sobre os apps e ferramentas de gestão financeira, agora nós vamos compartilhar uma outra ferramenta com você.


 
 


 

O que é o controle diário de caixa e banco?

Gerenciar as entradas de dinheiro e despesas de forma efetiva é de extrema importância para ter controle financeiro do seu negócio. Pensando nisso, o Sebrae desenvolveu uma planilha para ajudar e simplificar o planejamento das finanças: o controle de caixa e banco.

O controle diário de caixa é uma ferramenta pela qual você fará o registro diário de todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa, obtendo a informação do saldo disponível no caixa e na conta bancária da sua empresa.

Para facilitar essa missão, você pode baixar e utilizar no dia a dia a planilha que nós elaboramos para você. Veja a seguir como utilizá-la para controlar suas finanças e acesse o link no final deste artigo.

Por que utilizar o controle

Para uma gestão financeira eficaz, é importante fazer o controle das entradas e saídas de caixa. Por isso, é essencial separar um tempo e registrar diariamente o movimento financeiro, tanto recebimentos quanto pagamentos.

Como vantagens, fazer o controle diário de caixa e bancos possibilita:        

  • Verificar a existência de registros errados e, assim, corrigi-los.        
  • Controlar informações sobre os recursos disponíveis na sua empresa para uso imediato.        
  • Conhecer de perto a saúde financeira do seu negócio.

Além disso, algumas decisões em que o controle diário de caixas e bancos auxilia envolvem: 

  • Volume mínimo necessário para se manter no caixa da empresa. 
  • Aprimoramento das estratégias de comercialização a prazo para os clientes, uma vez que você perceba que a sua empresa está ficando constantemente com o caixa baixo.

Dicas para controlar corretamente as finanças

Agora vamos a algumas dicas práticas. Preencher a planilha é uma tarefa bastante intuitiva, considerando que você saberá exatamente onde vai cada informação. Para além disso, criamos algumas dicas para facilitar ainda mais o trabalho.

Siga as informações abaixo para usar corretamente o seu controle diário de caixa e banco

  • Os registros errados podem ocorrer por equívoco de lançamentos ou desvio de recursos. Em caso de equívoco de lançamentos, faça a correção do lançamento no mesmo dia. 
  • O saldo disponível é importante para negociações diferenciadas com fornecedores, obtendo descontos para pagamentos à vista. 
  • As informações desse controle auxiliarão no preenchimento do fluxo de caixa da sua empresa, no registro de quitação das contas a pagar e a receber.

Importante: lembre-se que o controle de caixa e banco deve ser feito diariamente, e deve ser uma planilha por dia.

Agora chegou a hora de ver como funciona a ferramenta. Acesse gratuitamente a planilha e veja como controlar o seu movimento financeiro diariamente.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 31/08/2023 20:35

Tempo de leitura: 4min

Autores

Veja outros conteúdos sobre: Finanças
Lines
Central de Atendimento:
0800 570 0800

Copyright 2020 - SEBRAE MINAS

Logo Sebrae PlayLogo Sebrae