Inovar é fundamental para se destacar e estar à frente da concorrência, independentemente do porte do seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.
Antes de mais nada, vamos entender o conceito de inovação? De maneira simples, inovar é um processo para trabalhar desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. É ir além de uma boa ideia, viabilizando sua implementação, de forma que seja reconhecida e que gere valor para os consumidores.
Neste artigo vamos falar sobre como melhorar a competitividade da empresa com inovação. Entenda o que é o conceito de inovação, os tipos existentes e a importância em inovar para melhorar os resultados dos negócios. Bora saber mais? Continue a leitura e confira!
Qual a importância da inovação para os negócios?
Quer ver como inovar é fundamental para manter a sua empresa viva? Quem não se lembra da Blockbuster, a maior rede de locadoras de vídeos de filmes e videogames no mundo? Ela poderia ter permanecido relevante, mas deixou de existir.
Por outro lado, a Netflix, que começou como um pequeno negócio, tem hoje um valor que ultrapassa $130 bilhões de dólares. Ou seja, se você olhar para as organizações que mantêm o sucesso e realmente se destacam em seus setores, fica claro que elas têm um fator comum: inovam sempre.
E inovação não tem a ver somente com trazer um grau de novidade para seu produto ou serviço, embora isso também seja inovar. Ela pode ser uma nova forma de atender o cliente, uma ação de marketing diferente para fortalecer a sua marca ou mudanças internas para reter talentos.
De acordo com Gisele Ramos, líder de cultura e inovação aberta e consultora do Sebrae Minas, existem diversas formas de inovar, seja para o mundo, mercado ou mesmo dentro da sua empresa.
Quais os principais tipos de inovação?
1- Inovação de produto
É quando você cria ou desenvolve um novo produto ou serviço para o mercado, apresentando algo que o consumidor ainda não conhece;
2- Inovação de processo
É aquela que inova tanto nos processos produtivos dentro da sua empresa, quanto em novas formas de abordar seus consumidores.
3- Inovação de Marketing
Este processo se relaciona com a forma como a sua empresa vai ser vista no mercado. Ele pode acontecer por meio de ações junto aos consumidores, eventos, redes sociais, dentre outros. Caso queira se aprofundar em marketing e relacionamento com o cliente, confira o nosso curso Novo Marketing de Relacionamento.
4- Inovação Organizacional
Inclui toda inovação voltada para dentro da empresa, como, por exemplo, processos de recrutamento e retenção de talentos.
Quer saber mais sobre os tipos de inovação? Bora dar o play no conteúdo sobre inovação para pequenos e médios negócios apresentado pela especialista Gisele Ramos!
Agora, que tal entender melhor como implantar uma mentalidade inovadora em seu negócio?
Como inovar?
As empresas que inovam crescem mais, mantêm-se atualizadas em relação às tecnologias e tendências, reduzem custos, aumentam a produtividade, otimizam os processos e melhoram também a interação com os consumidores.
Como ter pensamento inovador e melhorar a competitividade da empresa?
Desenvolvimento criativo
É possível potencializar o crescimento do seu empreendimento sendo criativo. Essa é uma habilidade em negócios, fundamental para criar produtos ou serviços com mais valor. Quando você começar a trabalhar mais constantemente de maneira criativa, vai descobrir que isso abre novos caminhos e oportunidades e lhe dá o potencial de explorar um novo mercado, além de te ajudar a acompanhar as tendências.
Melhoria contínua
A inovação torna seu negócio mais sustentável, por isso, é importante fazer melhorias contínuas, reformulando os processos de produção, atendimento e comunicação, dentre outros.
Reforço de marca
O desenvolvimento de marca é um tema popular entre as lideranças empresariais. E ele é realmente importante porque é reconhecido como um dos principais impulsionadores do sucesso, fornecendo sustentabilidade organizacional.
Otimização dos recursos existentes
Não se trata apenas de criar um novo produto ou serviço que possa ser comercializado, mas sim de focar em processos existentes para melhorar a eficiência, encontrar novos clientes e aumentar o lucro. Se você está sempre inovando e otimizando as práticas da sua empresa, pode conseguir melhores resultados.
Resposta à concorrência e às tendências
A inovação pode ajudá-lo a ver as oportunidades e a vislumbrar as tendências em um futuro próximo. As empresas bem-sucedidas não respondem apenas às necessidades atuais de seus clientes, mas preveem as tendências e apresentam uma ideia, serviço ou produto que pode atender à demanda futura, de maneira rápida e eficaz. Desta forma, você pode permanecer à frente da sua concorrência à medida que a tecnologia ou os mercados mudam.
Uso de mídias sociais
Incluir as mídias sociais é fundamental para obter novas ideias para o seu empreendimento. Ao usá-las em sua empresa, você tem contato com pontos de vista de um amplo número de pessoas, criando possibilidades de inovação. Você também pode usar as mídias sociais para ouvir o que os clientes estão falando sobre seus serviços, produtos ou a empresa.
É fato que os negócios, mais do que nunca, precisam ser inovadores. Empresas de todos os tamanhos estão sentindo o impacto da globalização, das revoluções tecnológicas e do conhecimento.
E é a inovação que pode trazer o valor agregado de que você precisa, além de ampliar sua base de atuação. Para conhecer mais sobre o tema, você pode acessar o conteúdo sobre inovação descomplicada, e conferir com a Thais Falabella, especialista em Design de serviços, Inovação e Negócios, como desenvolver sua jornada rumo a este importante diferencial no mercado.
Agora que já aprendemos sobre os principais tipos de inovação e de quais maneiras podemos desenvolver uma cultura inovadora nas empresas, vamos entender mais sobre as suas categorias, que podem ser divididas em: disruptivas ou incrementais.
Quais as categorias de inovação?
- Inovação incremental
A inovação incremental é aquela que aprimora os processos e tecnologias de uma organização para melhorar sua linha de produtos ou serviços.
Ela é normalmente utilizada por empresas que desejam permanecer no topo de seu segmento, como, por exemplo, as marcas de celulares, que vão atualizando constantemente seus modelos e tecnologias.
Outra forma de inovação incremental é trazer uma novidade já existente no mercado para o seu nicho de atuação.
- Inovação disruptiva
Por outro lado, a inovação disruptiva acontece quando há uma mudança radical no produto ou serviço para atender ou instigar uma demanda. Normalmente, são projetos de base tecnológica e alteram significativamente um processo, com uma solução considerada superior.
Ela precisa romper paradigmas e modificar hábitos de consumo. Um bom exemplo é a indústria da música que vem passando por disrupções contínuas, desde os discos de vinil, fitas cassete, CDs, dispositivos MP3 e, mais recentemente, plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music.
As empresas bem-sucedidas costumam incorporar os dois tipos de inovação em suas estratégias de negócios. Embora manter uma posição no mercado seja relevante, buscar o crescimento é essencial para ser competitivo e ajudar a proteger o seu empreendimento.
Importante lembrar também que toda inovação envolve investimentos, incertezas e riscos e você deve estar preparado para ajustes necessários no percurso.
Inovação é a mesma coisa que invenção?
Uma confusão muito comum quando se pensa em inovação é achar que ela é sinônimo de invenção. Mas elas não são a mesma coisa!
À primeira vista, os dois termos soam parecidos, mas se você se aprofundar, vai descobrir que há uma linha tênue que reside em suas conotações. Enquanto invenção é criar ou projetar algo, a inovação é o processo de transformar uma ideia criativa em realidade.
A inovação pode ser descrita como uma mudança que agrega valor aos produtos ou serviços. É quando algo novo e eficaz é introduzido no mercado, atendendo às necessidades dos clientes e oferecendo melhorias. Ela pode ser o desenvolvimento de novos produtos, processos, tecnologias e serviços que fornecem soluções para os requisitos atuais dos consumidores.
Já o termo “invenção” é definido como o ato de criar, projetar ou descobrir um dispositivo, método, processo que não existia antes. É uma nova ideia concebida por meio de pesquisa e experimentação que se transforma em um objeto tangível.
As invenções podem ser patenteadas, dando segurança ao inventor, pelos direitos de propriedade intelectual. Mas atenção: para ser patenteada, a invenção deve ser nova, ter valor e não ser óbvia!
A inovação pode ser aprendida?
A inovação é um processo contínuo que deve ser construído aos poucos. Todo aprimoramento leva tempo!
Trazer inovações para o seu negócio exige que você colabore com outras pessoas, supere a resistência de algumas partes e invista tempo e recursos na geração de soluções.
Outro ponto que pode ser altamente desafiador é que muitas propostas geradas durante a ideação podem não levar a lugar nenhum. Porém, o resultado final pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de sua organização e vale a pena investir.
A boa notícia é que a inovação pode ser aprendida. E se você está interessado em inovar de forma mais eficaz, acesse as séries do Sebrae Play. Lá você confere orientações práticas para aumentar suas habilidades e encontrar a solução de problemas.
No artigo falamos sobre o conceito de inovação, as principais características, os diferentes tipos e como ter competitividade na empresa com inovação. Ressaltamos a importância em desenvolver o pensamento inovador e reforçamos a importância do aprendizado para ter sucesso ao inovar no seu negócio. Então, o que achou do nosso conteúdo?
Conheça o Sebrae! Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.